Memória em movimento: A construção do projeto de uma escola do campo

Autores

  • Carolina de Cássia Ribeiro de Abreu Faculdade de Medicina de Campos
  • Silvia Alicia Martinez Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20040009

Palavras-chave:

Educação do campo, Movimentos sociais, Políticas públicas, Desenvolvimento do campo

Resumo

O presente trabalho sistematiza uma experiência de participação compromissada, vivenciada no período de 1999 a 2003 por um grupo de trabalhadores do assentamento Zumbi dos Palmares no Município de Campos dos Goytacazes junto a outras entidades: Comissão Pastoral da Terra (CPT), à Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Tal iniciativa objetiva contribuir para a implantação de uma Escola do Campo contextualizada em um projeto popular de desenvolvimento do campo. A experiência foi permeada por uma metodologia participativa concretizada em reuniões, seminários e mobilizações, representando momentos significativos de construção coletiva de conhecimento, visando à edificação efetiva de uma educação que valoriza a cultura e a identidade do campo. Dois anos depois, esse artigo constitui um registro histórico que poderá facilitar a construção de outras estratégias para concretização do projeto.

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Biografia do Autor

  • Carolina de Cássia Ribeiro de Abreu, Faculdade de Medicina de Campos
    Mestre em Políticas Sociais/UENF; professora da Faculdade de Medicina de Campos.
  • Silvia Alicia Martinez, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
    Doutora em Educação PUC/Rio; Professora Associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

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Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

ABREU, Carolina de Cássia Ribeiro de; MARTINEZ, Silvia Alicia. Memória em movimento: A construção do projeto de uma escola do campo. Revista Vértices, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 39–56, 2010. DOI: 10.5935/1809-2667.20040009. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20040009.. Acesso em: 22 dez. 2024.