Preservação, pesquisa e difusão do patrimônio educacional: o caso do Liceu de Humanidades de Campos (RJ)

Autores

  • Silvia Alicia Martínez UENF
  • Jussara Scafira Mesquita Viana
  • Leandro Garcia Pinho UENF
  • Michele dos Santos da Silva Gama
  • Marcio Andrade Lyrio Baldes
  • Rafaela Machado

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20120054

Palavras-chave:

Patrimônio Histórico Educativo, Arquivo Histórico-Escolar, Liceu de Humanidades de Campos

Resumo

Neste artigo nos propomos a descrever e problematizar parte do percurso percorrido pelo Grupo de Pesquisa e Extensão "Liceu de Humanidades de Campos: Preservar a memória, divulgar a cultura escolar e afirmar a identidade na comunidade (escolar)". Ao longo de sua trajetória, o Grupo foi composto por numerosos integrantes e sucessivos projetos que visam a preservação da memória histórica e educacional, a produção de estudos científicos e a divulgação do patrimônio educativo. Especial atenção será dada aos trabalhos desenvolvidos na última fase, relativos à divulgação do patrimônio e popularização da ciência. Esperamos, com o trabalho, oferecer subsídios para encorajar outros grupos de pesquisa, diretores, professores e a comunidade em geral no sentido de evitar o esquecimento do patrimônio histórico educativo, que tanto tem marcado nossa sociedade e tão pouca atenção do poder público tem despertado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Silvia Alicia Martínez, UENF
    Doutora em Educação, Professora Associada, UENF – Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. E-mail: silviam@uenf.br.
  • Jussara Scafira Mesquita Viana
    Historiadora, Bolsista de Universidade Aberta, PROEX-UENF – Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil.
  • Leandro Garcia Pinho, UENF
    Doutor em Ciência da Religião (Universidade Federal de Juiz de Fora), Professor Associado, UENF – Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil.
  • Michele dos Santos da Silva Gama
    Pedagoga, Bolsista de Universidade Aberta, PROEX-UENF – Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil.
  • Marcio Andrade Lyrio Baldes
    Licenciado em Geografia, graduando em Pedagogia, Bolsista PROEX-UENF – Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil.
  • Rafaela Machado
    Historiadora, Mestre em Sociologia Política, Bolsista de Universidade Aberta, PROEX-UENF - Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil.

Referências

CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.

ESCOLANO, A. B. El espacio escolar como escenario y como representación. Teias, Revista da Faculdade de Educação/UERJ, Rio de Janeiro, n.1, jun. 2000.

ESCOLANO, A. B. Tiempos y espacios para la escuela. Ensayos históricos. Madrid: Editorial Biblioteca Nueva, 2000.

ESCOLANO, A. B.; HERNANDES DÍAZ, José Maria (Coords.) La memoria y el deseo. Cultura de la escuela y educación deseada. Valencia: Tirant lo Blanch, 2002.

FILGUEIRAS, M. Materialidade da cultura escolar. A importância da museologia na conservação-comunicação da herança educativa. Pro-posições, Campinas v. 16, n.1, p. 87-102, jan./abr., 2005.

JULIA, D. A Cultura Escolar como Objeto Histórico. Revista Brasileira de História da Educação, SBHE, Campinas: Autores Associados, n. 1, jan/jun. 2001.

MARTÍNEZ, S. A. et al. Preservar a memória, divulgar a cultura escolar e afirmar a identidade na comunidade (escolar). Relatório de Extensão, PROEX-UENF, 2011.

MARTÍNEZ, S. A. Formando os profesores no interior: a criação da Escola Normal de Campos no processo de implantação do sistema de instrução pública e de profissionalização do magistério no Estado do Rio de Janeiro. Historia de la educación anuario, v. 10, p. 99-122, 2009.

MARTÍNEZ, S. A.; BOYNARD, Maria Amelia de A Pinto. O ensino secundário no Império e na Primeira República no Brasil: entre as ciencias e as humanidades. O caso do Liceu de Humanidades de Campos/RJ (1880-1930). História da Educação (UFPel), v. 14, p. 121-153, 2010.

MARTINEZ, Silvia Alicia; FAGUNDES, Pedro Ernesto. As memórias liceistas: o arquivo do Liceu de Humanidades de Campos (Rio de Janeiro). Cadernos de História da Educação, UFU, v. 9, p. 239-249, 2010. Impresso.

MARTÍNEZ, S. A.; FAGUNDES, Pedro Ernesto; DUTRA, Priscila Vidal. Imagens e memória da educação: o Liceu de Humanidades e a Escola Normal de Campos na Era Vargas. Argumento, Jundiaí, v. 10, p. 15-26, 2008.

MARTÍNEZ, S. A.; BOYNARD, Maria Amelia de A Pinto. Depois de semeador da terra, o semeador das almas. O Liceu de Humanidades na cidade de Campos: espaço, história e memórias. Revista Academia Campista de Letras, v. 6, p. 191-211, 2008.

MARTÍNEZ, S. A.; BOYNARD, Maria Amelia de Almeida Pinto; GANTOS, Marcelo Carlos. Arquitetura, Escola e Memória: o edifício do Liceu de Humanidades de Campos. Cadernos de História da Educação, UFU, v. 5, p. 161-174, 2006.

MARTÍNEZ, S. A.; LOPES, S. M. C. N. A emergência de escolas normais no Rio de Janeiro do século XIX: a Escola Normal do Município da Corte e a Escola Normal de Campos. Revista Brasileira de História da Educação, v. 15, p. 27-39, 2007.

MOGARRO, M. J. Arquivos e educação: a construção da memória educativa. Revista Brasileira de História da Educação, n. 10, p. 75-99, jul./dez.

MORENO MARTÍNEZ, P. L. Patrimonio y educación. Introducción. Múrcia, Educatio Siglo, v.21, n. 28.2, p. 9-15, 2010.

VIÑAO, A. Espaços, usos e funções: a localização e disposição física da direção escolar na escola graduada. In: BENCOSTA, M. L. A. (Org.) História da Educação, Arquitetura e Espaço Escolar. São Paulo: Cortez, 2005.

VIÑAO FRAGO, A.; ESCOLANO, A. Currículo, espaço e subjetividade. A arquitetura como programa. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 1998.

YANES CABRERA, C. The Pedagogical Museums and the Intangible Educational Heritage: didactic practices and possibilities of safeguarding. Journal of Research in Teacher Education, Umeå University, v.4, n. Special Issue on Historical Literacy.

Downloads

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

MARTÍNEZ, Silvia Alicia; VIANA, Jussara Scafira Mesquita; PINHO, Leandro Garcia; GAMA, Michele dos Santos da Silva; BALDES, Marcio Andrade Lyrio; MACHADO, Rafaela. Preservação, pesquisa e difusão do patrimônio educacional: o caso do Liceu de Humanidades de Campos (RJ). Revista Vértices, [S. l.], v. 14, n. 2 Especial, p. 215–227, 2012. DOI: 10.5935/1809-2667.20120054. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20120054.. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)