Caráter emancipatório da educação

Autores/as

  • Carlos Márcio Viana Lima Instituto Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20120055

Palabras clave:

Educação, Emancipação, Proporcionalidade antropológica, Crítica da racionalidade

Resumen

Compreender que a educação deve responder aos propósitos de emancipação, não se atendo a uma só linguagem, mas se abrindo à diversidade das visões e linguagens culturais significa instaurar um processo de crítica à tentativa unicista da razão técnico-científica e fornecer proporcionalidade antropológica ao exercício da racionalidade. Cabe à tarefa emancipatória do processo educativo estimular a crítica das pretensões unicistas da razão e propor uma formação mais plenamente humana.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Carlos Márcio Viana Lima, Instituto Federal Fluminense
    Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1994), Especialização em Filosofia Moderna e Contemporânea pela UFJF (1997) e mestrado em Ciência da Religião - Filosofia da Religião - pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000). É professor do Instituto Federal Fluminense IFF Campos-RJ, campus Campos Centro, atuou como Diretor de Departamento de Ensino Superior das Licenciauras e, atualmente, atua como Pró-Reitor de Ensino do IFF – Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. E-mail: clima@iff.edu.br.

Referencias

LIMA, Carlos Márcio V. Pessoa humana e desenvolvimento social-histórico. Rhema, Juiz de Fora, v. 7, n.24, p. 109-133, 2001.

LIMA, Carlos Márcio V. Contribuição da razão estética para uma hermenêutica da religião a partir de Paul Ricoeur - Roteiro para uma pesquisa. Ética e Filosofia Política, UFJF, Juiz de Fora, v. 5, n.2, p. 62-85, 2002.

LIMA, Carlos Márcio V. e NEVES, Joel. O personalismo como proposta ética - uma aproximação entre o personalismo de Mounier e o de Paul Ricoeur. Ética e Filosofia Política, UFJF, Juiz de Fora, v. 1, n.1, p. 41-80, 1996.

RICOEUR, Paul. Amor e justiça. Lisboa: Edições 70, 2010.

RICOEUR, Paul. O si mesmo como um outro. Campinas: Papirus, 1991.

RICOEUR, Paul. Percurso do reconhecimento. São Paulo: Loyola, 2006.

RICOEUR, Paul. Indivíduo e identidade pessoal. In: VEYNE, P. et al. Indivíduo e poder. Lisboa: Edições 70, 1988.

RICOEUR, Paul. Tarefas do educador político. In: RICOEUR, Paul. Leituras 1. São Paulo: Loyola, 1995.

Número

Sección

Artículos Originales

Cómo citar

LIMA, Carlos Márcio Viana. Caráter emancipatório da educação. Revista Vértices, [S. l.], v. 14, n. 2 Especial, p. 229–238, 2012. DOI: 10.5935/1809-2667.20120055. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20120055.. Acesso em: 22 nov. 2024.