Educação de jovens e adultos: representações sociais sobre a escrita
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.20130019Palabras clave:
Educação de Jovens e Adultos, Escrita, Representações sociaisResumen
Este artigo discute a percepção da escrita de alunas de Educação de Jovens e Adultos do Instituto Federal Fluminense, campus Centro, em Campos dos Goytacazes/RJ. A partir das contribuições da Teoria das Representações Sociais, foi possível analisar os aspectos sociais que influenciam a realidade dessas alunas em relação à escrita e, mais especificamente, quanto aos seus modos de concebê-la e percebê-la enquanto sujeitos de uma identidade social; de justificá-la nas maneiras como a utilizam ou dela têm receio; e de orientarem suas estratégias em relação ao desejo ou medo de escrever.Descargas
Referencias
ABRIC, J.C. A abordagem estrutural das representações sociais. In: MOREIRA, A.S.P. e OLIVEIRA, D.C. (Org.). Estudos Interdisciplinares de representação social. Goiânia: A.B. Editora, 1998.
ARRUDA, Angela. Teoria das Representações Sociais e Teorias do Gênero. Cadernos de Pesquisa, n. 117, p. 127-147, nov. 2002.
BARBIER, René. A escuta sensível na abordagem transversal. São Carlos: UFSCar, 1998.
BAUER, M. W.; GASKELL, G. (Eds). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Tradução de Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 5692/71. Brasília, ago./1971.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96. Brasília, dez./1996.
CAMARGO, P. S. A. S. Reflexões sobre afetividade, educação de jovens e adultos – EJA e a Teoria das Representações Sociais: influências no processo de ensino-aprendizagem. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2011. p. 9824-9842.
CARMO, Gerson T. O enigma da educação de jovens e adultos: um estudo das evasões e retornos à escola sob a perspectiva da Teoria do Reconhecimento Social. Tese (Doutorado) - PPG Sociologia Política, UENF, 2010.
CARDOSO, Cícera R. Tramas do impedimento: os sentidos da desistência entre Alfabetizandos da EJA. Natal, 2007. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós- Graduação em Educação da UFRN, 2007.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
GATTI, B. A. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Liber Livro Editora, 2005.
HADDAD, Sérgio. A participação da sociedade civil brasileira na educação de jovens e adultos e na CONFINTEA VI. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 41, p. 355- 397, maio/ago. 2009.
JODELET, Denise (Org.). As Representações Sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001.
MINAYO, M. C de S. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 23. ed. Petrópolis: Vozes, 1994.
MOYSÉS, Lucia. A Autoestima se constrói passo a passo. 5. ed.. Campinas, SP: Papirus, 2001.
MOSCOVICI, Serge. Representações Sociais. 5ª ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
MOURA, Dante Henrique. EJA: Formação técnica integrada ao ensino médio. Rio de Janeiro: Secretaria de Educação a Distância/MEC. Programa Salto para o Futuro, set. 2006. (Boletim n. 16).
PAIVA, Jane. Educação de Jovens e Adultos: direito, concepções e sentidos. Niterói, RJ: Tese (Doutorado) - Universidade Federal Fluminense. Faculdade de Educação, 2005.
SIGNORINI, Inês; DIAS, Rachel Maria. “Até agora, só ferrada, cara!”: o cognitivo, o afetivo e o motivacional na alfabetização de jovens. In: KLEIMAN, Angela B.; SIGNORINI, Inês et al. O ensino e a formação do professor: alfabetização de jovens e adultos. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores del manuscrito enviado a la revista Vértices, representados aquí por el autor correspondiente, aceptan los siguientes términos:
Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista Vértices el derecho de primera publicación.
Al mismo tiempo, el trabajo está licenciado bajo la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite a terceros copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato y mezclar, transformar y construir sobre su contenido para cualquier propósito legal, incluso comercial, siempre que el trabajo original se cite correctamente.
Los autores no recibirán ningún pago material por su manuscrito y la Essentia Editora lo pondrá a disposición en línea en modo de acceso abierto, a través de su propio sistema o de otras bases de datos.
Los autores están autorizados a celebrar contratos adicionales por separado para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en la revista Vértices (por ejemplo, publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Se permite y se alienta a los autores a difundir y distribuir en línea la versión posterior a la publicación (es decir, la versión final posterior al arbitraje) o la versión PDF del editor en distintas fuentes de información (por ejemplo, en repositorios institucionales, temáticos o páginas web personales) en cualquier momento después de la primera publicación del artículo por la revista Vértices.
La Essentia Editora puede realizar cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales con el fin de mantener el estándar culto de la lengua, con el consentimiento final de los autores.
Las opiniones expresadas en el manuscrito son responsabilidad exclusiva de los autores.