Educação de jovens e adultos: representações sociais sobre a escrita

Autores

  • Sabrina Mendonça Ferreira Instituto Federal Fluminense campus Macaé/RJ
  • Gerson Tavares Carmo Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20130019

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Escrita, Representações sociais

Resumo

Este artigo discute a percepção da escrita de alunas de Educação de Jovens e Adultos do Instituto Federal Fluminense, campus Centro, em Campos dos Goytacazes/RJ. A partir das contribuições da Teoria das Representações Sociais, foi possível analisar os aspectos sociais que influenciam a realidade dessas alunas em relação à escrita e, mais especificamente, quanto aos seus modos de concebê-la e percebê-la enquanto sujeitos de uma identidade social; de justificá-la nas maneiras como a utilizam ou dela têm receio; e de orientarem suas estratégias em relação ao desejo ou medo de escrever.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sabrina Mendonça Ferreira, Instituto Federal Fluminense campus Macaé/RJ
    Mestra em Cognição e Linguagem/UENF, Assistente em Administração do Instituto Federal Fluminense campus Macaé/RJ - Brasil. E-mail: brina.m.ferreira@gmail.com.
  • Gerson Tavares Carmo, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
    Doutor em Sociologia Política/UENF, Professor Associado do Laboratório de Estudos de Educação e Linguagem do Centro de Ciências do Homem. E-mail: gtavares33@yahoo.com.br. 

Referências

ABRIC, J.C. A abordagem estrutural das representações sociais. In: MOREIRA, A.S.P. e OLIVEIRA, D.C. (Org.). Estudos Interdisciplinares de representação social. Goiânia: A.B. Editora, 1998.

ARRUDA, Angela. Teoria das Representações Sociais e Teorias do Gênero. Cadernos de Pesquisa, n. 117, p. 127-147, nov. 2002.

BARBIER, René. A escuta sensível na abordagem transversal. São Carlos: UFSCar, 1998.

BAUER, M. W.; GASKELL, G. (Eds). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Tradução de Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 5692/71. Brasília, ago./1971.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96. Brasília, dez./1996.

CAMARGO, P. S. A. S. Reflexões sobre afetividade, educação de jovens e adultos – EJA e a Teoria das Representações Sociais: influências no processo de ensino-aprendizagem. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2011. p. 9824-9842.

CARMO, Gerson T. O enigma da educação de jovens e adultos: um estudo das evasões e retornos à escola sob a perspectiva da Teoria do Reconhecimento Social. Tese (Doutorado) - PPG Sociologia Política, UENF, 2010.

CARDOSO, Cícera R. Tramas do impedimento: os sentidos da desistência entre Alfabetizandos da EJA. Natal, 2007. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós- Graduação em Educação da UFRN, 2007.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

GATTI, B. A. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Liber Livro Editora, 2005.

HADDAD, Sérgio. A participação da sociedade civil brasileira na educação de jovens e adultos e na CONFINTEA VI. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 41, p. 355- 397, maio/ago. 2009.

JODELET, Denise (Org.). As Representações Sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001.

MINAYO, M. C de S. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 23. ed. Petrópolis: Vozes, 1994.

MOYSÉS, Lucia. A Autoestima se constrói passo a passo. 5. ed.. Campinas, SP: Papirus, 2001.

MOSCOVICI, Serge. Representações Sociais. 5ª ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

MOURA, Dante Henrique. EJA: Formação técnica integrada ao ensino médio. Rio de Janeiro: Secretaria de Educação a Distância/MEC. Programa Salto para o Futuro, set. 2006. (Boletim n. 16).

PAIVA, Jane. Educação de Jovens e Adultos: direito, concepções e sentidos. Niterói, RJ: Tese (Doutorado) - Universidade Federal Fluminense. Faculdade de Educação, 2005.

SIGNORINI, Inês; DIAS, Rachel Maria. “Até agora, só ferrada, cara!”: o cognitivo, o afetivo e o motivacional na alfabetização de jovens. In: KLEIMAN, Angela B.; SIGNORINI, Inês et al. O ensino e a formação do professor: alfabetização de jovens e adultos. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.

Downloads

Publicado

30-09-2013

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

FERREIRA, Sabrina Mendonça; CARMO, Gerson Tavares. Educação de jovens e adultos: representações sociais sobre a escrita. Revista Vértices, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 61–74, 2013. DOI: 10.5935/1809-2667.20130019. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20130019.. Acesso em: 22 nov. 2024.