Ley de Cuotas y Asistencia Estudiantil en el Instituto Federal de Acre: Análisis de las tasas de permanencia y éxito en cursos de Enseñanza Media Integrada (Campus Rio Branco)

Autores/as

  • Lorena Rodrigues Barbosa Universidade Federal do Acre (UFAC), Rio Branco/AC https://orcid.org/0000-0003-0618-5416
  • Maria Cristina Lobregat Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC), Rio Branco/AC https://orcid.org/0000-0002-5399-8359
  • Mario Sérgio Pedroza Lobão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC), Rio Branco/AC

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v25n32023.20745

Palabras clave:

permanencia, éxito, ley de cuotas, asistencia estudiantil, escuela secundaria integrada

Resumen

El artículo analiza las tasas de permanencia y éxito de los estudiantes que ingresan a 2019 en cursos de Enseñanza Media Integrada del Instituto Federal de Acre (Campus Rio Branco), beneficiándose de avisos de asistencia estudiantil (programas de apoyo socioeconómico) durante el período de finalización curricular y, además, observa políticas existentes, su aplicabilidad y efectos respecto de la retención y el éxito de los estudiantes entrantes en forma de cuotas y competencia amplia. La metodología utilizada fue de enfoque cualitativo-cuantitativo y de carácter aplicado. En cuanto a procedimientos, se considera documental y bibliográfico. A partir de conceptos de la Plataforma Nilo Peçanha, se discutieron datos recopilados de la Coordinación de Inscripción Escolar y del Centro de Atención al Estudiante, ambos del Campus Rio Branco, obteniendo tasas de retención y éxito y reflexionando sobre los efectos de la política de atención al estudiante. A partir de investigaciones realizadas en Institutos Federales sobre el tema de permanencia y éxito en carreras técnicas y, a la vista de las investigaciones realizadas, los resultados demostraron, en muchas situaciones, que el ideal de democratizar el ingreso de clases populares vulnerables no es una garantía de éxito en la formación profesional y es necesario pensar en el desarrollo de acciones institucionales para el plan estratégico de permanencia y éxito.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Lorena Rodrigues Barbosa, Universidade Federal do Acre (UFAC), Rio Branco/AC
    Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Acre (IFAC) (2023). Economista na Universidade Federal do Acre (UFAC) – Rio Branco/AC – Brasil. E-mail: lorena.0504@hotmail.com.
  • Maria Cristina Lobregat, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC), Rio Branco/AC
    Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Sociedade Cultura e Fronteiras - UNIOESTE (2021). Docente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC) – Rio Branco/AC – Brasil. E-mail: cristina.lobregat@ifac.edu.br.
  • Mario Sérgio Pedroza Lobão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC), Rio Branco/AC
    Pós-doutor em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2023). Doutor em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2018). Docente de Economia do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Professor permanente dos Programas de Mestrados Profissionais em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (ProfNIT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC) – Rio Branco/AC – Brasil. E-mail: mario.lobao@ifac.edu.br.

Referencias

ALVES, D. D. Permanência e Êxito: um estudo de caso no Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Energia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Sistemas de Energia) - Departamento Acadêmico de Eletrotécnica, Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Florianópolis, Florianópolis, SC, 2018. Disponível em: https://repositorio.ifsc.edu.br/bitstream/handle/123456789/559/Douglas%20Deni%20Alves%20CSTSE.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 29 jan. 2023.

BRASIL. Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - Pnaes. Brasília: Casa Civil. Subchefia de assuntos jurídicos, 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7234.htm. Acesso em: 12 fev. 2023.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 25 fev. 2023.

BRASIL. Lei nº 11.741, de 16 de julho de 2008. Altera dispositivos da redação original da LDBEN, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional e tecnológica. Brasília, DF: Presidência da República, 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11741.htm. Acesso em: 30 jan. 2023.

BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2012. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 26 out. 2022.

BRASIL. Lei nº 13.409, de 28 de dezembro de 2016. Altera a Lei no 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnicos de nível médio e superior das instituições federais de ensino. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13409.htm. Acesso em: 22 out. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Plataforma Nilo Peçanha: guia de referência metodológica/Gustavo Henrique Moraes et al. Brasília/DF: Editora Evobiz, 2018. 101 p. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1WLWTxdjNej448_VMVGsbC-wLMiT7r-9d/view. Acesso em: 20 dez. 2022.

CARMO, G. T.; SOUZA, R. Q. G.; FONSECA, P. B. F. Discurso sobre evasão e permanência: rastreando controvérsias no documento do relatório de auditoria do TCU/2013. Perspectiva, Revista do Centro de Ciências da Educação, Florianópolis, SC, v. 41, n. 2, p. 1-23, abr./jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e86737. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/86737. Acesso em: 13 dez. 2023.

COSTA, A. M. L. Permanência e êxito no ensino médio integrado: um estudo de caso no Instituto Federal de Alagoas. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade do Minho, 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/1822/79481. Acesso em: 4 fev. 2023.

DAMASCENO, K. M. Programa de assistência estudantil e sua contribuição para programa de ação afirmativa. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 23, e12430, 2023. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.12430. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12430. Acesso em: 18 dez. 2023.

DIAS, E. P. R.; OLIVEIRA, S. M. P. Programa de auxílio estudantil: um estudo sobre as suas contribuições na permanência de estudantes na Educação Profissional Técnica de Nível Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas. Revista Contexto & Educação, v. 37, n. 119, e13200, set.-dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.119.13200. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/13200. Acesso em: 14 fev. 2023.

FALCO, B. S. B.; OLIVEIRA, I. C. C. A política de assistência estudantil e seu impacto na permanência dos estudantes. Cadernos Cajuína. Revista Interdisciplinar, v. 6, n. 3, p. 176-190, 2021. ISSN: 2448. Disponível em: https://cadernoscajuina.pro.br/revistas/index.php/cadcajuina/article/view/500. Acesso em: 12 fev. 2023.

IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICAS. O estado do Acre. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ac/panorama. Acesso em: 13 dez. 2023.

IFAC. INSTITUTO FEDERAL DO ACRE. Cursos Técnicos Integrados Campus Rio Branco. Disponível em: https://www.ifac.edu.br/o-ifac/ensino/cursos/campus-rio-branco/integrado/cursos-tecnicos-integrados-campus-rio-branco. Acesso em: 10 fev. 2023.

IFAC. INSTITUTO FEDERAL DO ACRE. Diretoria Sistêmica de Assuntos Estudantis (Dsaes). Edital Dsaes, nº 17 de 21 de outubro de 2020. Dispõe sobre o processo seletivo interno de discentes dos cursos técnicos ou superiores do Ifac para o Auxílio Emergencial. Rio Branco, AC, 2020. Disponível em: https://editais.ifac.edu.br/sou-estudante-do-ifac/edital/396/arquivos/. Acesso em: 29 jan. 2023.

IFAC. INSTITUTO FEDERAL DO ACRE. Pró-Reitoria de Ensino. Edital Proen, nº 11 de 28 de setembro de 2018. Dispõe sobre a abertura do Processo Seletivo 2019.1 para cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. Rio Branco, AC, 2018a. Disponível em: https://www.blogdovestibular.com/wp-content/uploads/2018/10/arquivos_EDITAL_N_11_IFAC__-_2019-_CURSOS_TECNICOS_INTEGRADOS.pdf. Acesso em: 29 jan. 2023.

IFAC. INSTITUTO FEDERAL DO ACRE. Relatório de Gestão do exercício de 2021. Rio Branco, 2022. Disponível em: https://www.ifac.edu.br/acesso-a-informacao/auditorias/relatorios/RG2021.pdf/view. Acesso em: 23 jan. 2023.

IFAC. INSTITUTO FEDERAL DO ACRE. Resolução nº 35, de 21 de junho de 2018. Dispõe sobre a política de assistência estudantil do Instituto Federal do Acre. Rio Branco: Conselho Superior, 2018b. Disponível em: https://www.ifac.edu.br/orgaos-colegiados/conselhos/consu/resolucoes/2018/resolucoes-2018-1/resolucao-consu-ifac-no-35-2018. Acesso em: 30 jan. 2023.

OLIVEIRA, A. Z. Política de Assistência Estudantil do Ifes: ações inclusivas para o acesso, permanência e êxito dos (as) estudantes do Proeja. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2022. Disponível em: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1702. Acesso em: 5 jan. 2023.

PACHECO, E. Fundamentos político-pedagógicos dos Institutos Federais: Diretrizes para uma educação profissional e tecnológica transformadora. Natal: IFRN, 2015. Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/bitstream/handle/1044/1018/fundamentos%20poli%cc%81tico-pedago%cc%81gicos%20dos%20institutos%20federais%20-%20ebook.pdf?sequence=1&isallowed=y. Acesso em: 28 fev. 2023.

PACHECO, E. (org.). Institutos Federais: Uma revolução na educação profissional e tecnológica. São Paulo: Moderna, 2011.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RAMOS, M. N. Concepção do Ensino Médio Integrado. Texto apresentado em seminário promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Pará nos dias 08 e 09 de maio de 2008. Disponível em: http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org. br.go/files/concepcao_do_ensino_medio_integrado5.pdf. Acesso em: 30 mar. 2023.

RAMOS NETO, J. O. A evasão escolar nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma análise dos planos estratégicos de permanência e êxito. Educação em Revista, Marília, v. 20, n. 2, p. 7-24, jul.-dez, 2019. DOI: https://doi.org/10.36311/2236-5192.2019.v20n2.02.p7. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/8999. Acesso em: 9 fev. 2023.

RODRIGUES, T. D. F. F.; OLIVEIRA, G. S.; SANTOS, J. A. As Pesquisas qualitativas e quantitativas na educação. Revista Prisma, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 154-174, 2021. Disponível em: https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/view/49. Acesso em: 2 fev. 2023.

ROSTAS, M. H. S. G.; ISAACSSON, M. C.; MONTOITO, R. Ações afirmativas: uma análise do acesso e da permanência dos alunos cotistas do IFSul. Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 27, n. 3, p. 809-833, 2020. DOI: https://doi.org/10.5335/rep.v27i3.12384. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/12384. Acesso em: 3 fev. 2023.

SANTOS, L. C. Análise da política de assistência estudantil nos institutos federais: um estudo comparativo entre o Instituto Federal da Bahia, campus Salvador e do Amapá, campus Macapá. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Salvador, BA, 2019. Disponível em: https://portal.ifba.edu.br/profept/pdfs/dissertacoes/turma1/dissertacao-lilia-campos-dos-santos.pdf. Acesso em: 2 jan. 2023.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

SILVA, C. B. B. Guia orientativo enquanto ferramenta para auxiliar alunos na compreensão dos editais de assistência estudantil do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) Campus Campo Grande, Campo Grande, MS, 2021. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/601757/2/GUIA%20ORIENTATIVO%20PARA%20A%20SELE%C3%87%C3%83O%20DA%20ASSIST%C3%8ANCIA%20ESTUDANTIL-Vers%C3%A3o%20Final.pdf. Acesso em: 1 fev. 2023.

SILVEIRA, F. R. A evasão de estudantes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo: uma contribuição ao conhecimento das dificuldades na identificação de seus determinantes. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP, 2017. DOI: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2017.988985. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/988985. Acesso em: 18 dez. 2023.

SOUZA, A. P. Política de cotas e ações de permanência e êxito no IFG: como os cotistas do ensino médio se inserem nelas? 2021. 180f. Dissertação (Mestrado) – Instituto Federal de Goiás (IFG), Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática Campus Jataí, Jataí, GO, 2021. Disponível em: https://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/992. Acesso em: 20 fev. 2023.

SOUZA, R. Q. G.; ROCHA JUNIOR, J. C.; CARMO, G. T. O plano estratégico de permanência e êxito dos estudantes do Instituto Federal Fluminense 2017-2019: uma análise argumentativa. Anais do VI Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem. InterSciencePlace, v. 17, n. 5, p. 1466-1482, 2022. Disponível em: http://interscienceplace.org//índex.php//isp//article//view//477. Acesso em: 13 dez. 2023.

Publicado

23-01-2024

Número

Sección

Artículos Originales

Cómo citar

BARBOSA, Lorena Rodrigues; LOBREGAT, Maria Cristina; LOBÃO, Mario Sérgio Pedroza. Ley de Cuotas y Asistencia Estudiantil en el Instituto Federal de Acre: Análisis de las tasas de permanencia y éxito en cursos de Enseñanza Media Integrada (Campus Rio Branco). Revista Vértices, [S. l.], v. 25, n. 3, p. e25320745, 2024. DOI: 10.19180/1809-2667.v25n32023.20745. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/20745.. Acesso em: 22 nov. 2024.