A política de cotas étnico-raciais em perspectiva da inclusão social e da afirmação da identidade negra: análises das primeiras experiências com discentes cotistas negros do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense (ESR/ UFF) a partir do ENEM/SISU

Autores

  • Gabriela do Rosario Silva Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ https://orcid.org/0000-0002-0171-6241
  • Shirlena Campos de Souza Amaral Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v25n12023.17149

Palavras-chave:

cotas étnico-raciais, ESR/UFF, ENEM/SISU, inclusão social, identidade negra

Resumo

O presente estudo traz à baila a Política de Cotas étnico-raciais na Educação Superior por uma perspectiva de justiça social/distributiva e afirmação da identidade negra, a partir das primeiras experiências do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense (ESR/UFF) com a aprovação da Lei Federal nº 12.711/2012 e com a implementação do ENEM/SISU. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, por intermédio de pesquisas bibliográfica, documental e de campo, com o objetivo de analisar, dentre outros aspectos, se a política contempla as demandas do seu público-alvo, qual seja, estudantes cotistas negros ingressos no lapso temporal de 2013 a 2015 no curso de maior e de menor demanda da instituição. Pode-se considerar, a partir dos critérios propostos como investigação, que as questões envolvendo os aspectos social e econômico da Política de Cotas se sobressaíram nos depoimentos dos entrevistados. Não obstante, no que concerne à autoafirmação do negro, da sua identidade e do seu lugar social, a política ainda não foi bem trabalhada, ratificando a questão de uma identidade positivada, porém carente de promoção por justiça cultural.

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Biografia do Autor

  • Gabriela do Rosario Silva, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ
    Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Professora do Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (ISEPAM). Professora da Universidade Candido Mendes (UCAM). Professora do Centro Universitário Fluminense (UNIFLU). Tutora do Curso de Graduação em Licenciatura em Pedagogia da UENF (Consórcio CEDERJ/Fundação CECIERJ) e Pesquisadora da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: gabi.dorsilva@gmail.com
  • Shirlena Campos de Souza Amaral, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ
    Doutora em Ciências Sociais e Jurídicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora Associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: shirlenaarquivo@gmail.com.

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Publicado

21-03-2023

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A política de cotas étnico-raciais em perspectiva da inclusão social e da afirmação da identidade negra: análises das primeiras experiências com discentes cotistas negros do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense (ESR/ UFF) a partir do ENEM/SISU. Revista Vértices, [S. l.], v. 25, n. 1, p. e25117149, 2023. DOI: 10.19180/1809-2667.v25n12023.17149. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/17149.. Acesso em: 25 abr. 2024.