Investigação experimental do movimento de um corpo sobre trajetórias com diferentes perfis: reta inclinada, parábola e cicloide
DOI:
https://doi.org/10.19180/1809-2667.v22n22020p336-354Palavras-chave:
Ensino de Física, Atividade experimental, Aprendizagem significativaResumo
Este trabalho foi desenvolvido sob a metodologia de Ensino por Investigação tomando por base os pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa. Nosso objetivo foi investigar a eficácia do uso de um experimento simples no auxílio do ensino-aprendizagem de conceitos e grandezas da mecânica newtoniana. A prática experimental permitiu não somente a observação do fenômeno como também a aquisição de dados com auxílio do aplicativo de celular Lexis Audio Editor. A interdisciplinaridade entre a Física e a Matemática se fez presente ao projetarmos um aparato cujas vias são em formas geométricas conhecidas: reta, parábola e cicloide. O produto foi aplicado a uma turma do 1o ano do ensino médio da rede pública estadual da cidade do Rio de Janeiro. Foi observado que a atividade possibilitou mudança conceitual levando os estudantes a reconstrução e ampliação de suas aprendizagens. Eles também desenvolveram habilidades experimentais, tão relevantes na formação básica do ensino formal.Downloads
Referências
ANDRADE, M. A.; FERREIRA FILHO, L. G. Uma abordagem geométrica ao problema da braquistócrona. Rev. Bras. Ensino de Física, v. 37, n. 2, p. 2309-2316, 2015.
ARTEMANN, A. M.; ZIMMERMANN, E. O trabalho interdisciplinar no Ensino Médio: A reaproximação das “Duas Culturas”. Rev. Bras. de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 7, n. 2, 2007.
AUSUBEL, D.; NOVAK, J.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
BELMONT, R. S. Contribuições da Teoria da Aprendizagem Significativa para a avaliação educacional. Aprendizagem Significativa em Revista, v. 6, n. 3, p. 79-88, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDB. 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf. Acesso em: out. 2019.
BRITO, L.; FIREMAN, E. Ensino de Ciências por Investigação: uma proposta didática “para além” de conteúdos conceituais. Experiências em Ensino de Ciências, v. 13, n. 15, p. 462-479, 2018.
CARVALHO, A. M. P. et al. (org.). Ensino de Ciências por Investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning Edições Ltda., 2013.
GOWIN, D. B. Educating. New York: Cornell University Press, 1981.
HECHT, E. Óptica. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1991.
HEWITT, P. A Física Conceitual. 12. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
KAWAMURA, M. R. D.; HOSOUME, Y. A. contribuição da Física para o novo ensino médio. Física na Escola, v. 4, n. 2, p. 22-27, 2003.
MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa: um conceito subjacente. Aprendizagem Significativa em Revista, v. 1, n. 3, p. 25-46, 2011.
MOURA, R.; CANALLE, J. B. G. Os mitos dos cientistas e suas controvérsias. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 23, n. 2, p. 238-251, 2001.
RIO DE JANEIRO (Estado). Secretaria de Estado de Educação. SEEDUC. Currículo mínimo Física 2012.
SANTIAGO, R. B.; ARENAS, T. Proposta para o ensino-aprendizagem do centro de gravidade a partir do equilíbrio do corpo humano. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 35, n. 3, p. 956-979, 2018.
VENCESLAU, A. W. N. Curvas parametrizadas, ciclóides, experimentos e aplicações. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional de Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Matemática, São Cristovão, 2015. Disponível em: https://sca.profmat-sbm.org.br/sca_v2/get_tcc3.php?id=72172. Acesso em: out. 2019.
ZÔMPERO, A. F; LABURU, C. E. As atividades de investigação no ensino de ciências na perspectiva da teria da aprendizagem significativa. Revista Electrónica de investigación em educación em Ciencias, v. 5, n. 2, p. 12-19, 2010.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Rosana Bulos Santiago, Marcelo Perrota Raymundo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).