Políticas de inclusão e acessibilidade no Instituto Federal da Amazônia Amapaense

Autores

  • Jemina de Araújo Moraes Andrade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP) Campus Macapá/AP
  • Eloyze de Oliveira Monte Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP) Campus Macapá/AP

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v22n22020p368-391

Palavras-chave:

Inclusão, Políticas de acessibilidade, Alunos com deficiência

Resumo

O presente artigo tem por objetivo verificar de que forma as políticas sobre acessibilidade adotadas alcançam os alunos, especialmente sobre as questões arquitetônicas e informativas. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa. O problema consiste em examinar como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP) vem trabalhando para atender as políticas de inclusão escolar para os alunos com deficiência, especialmente nas questões de acessibilidade arquitetônica nos mobiliários e na informação. Os resultados apontam que o campus vem trabalhando para atender as políticas de inclusão escolar. Apesar dos esforços, há pontos que merecem atenção, especialmente quanto à manutenção e ao reparo de mobiliários, parte arquitetônica e de informação. Os desafios são muitos, contudo um sistema inclusivo exige mudanças em vários aspectos, especialmente pela implementação da cultura dos direitos humanos.

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Biografia do Autor

  • Jemina de Araújo Moraes Andrade, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP) Campus Macapá/AP
    Advogada e professora efetiva do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP) Campus Macapá. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP); Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia – EDUCANORTE na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) – Macapá/AP – Brasil. E-mail: jemina.andrade@ifap.edu.br.
  • Eloyze de Oliveira Monte, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP) Campus Macapá/AP
    Bolsista do programa de iniciação científica PIBIC-JR. Discente do Curso Técnico em Estradas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP) Campus Macapá – Macapá/AP – Brasil. E-mail: eloyzem01@gmail.com.

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Publicado

04-08-2020

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

ANDRADE, Jemina de Araújo Moraes; MONTE, Eloyze de Oliveira. Políticas de inclusão e acessibilidade no Instituto Federal da Amazônia Amapaense. Revista Vértices, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 368–391, 2020. DOI: 10.19180/1809-2667.v22n22020p368-391. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/15479.. Acesso em: 22 jul. 2024.