A Parceiros da Educação e o processo de colonização da educação pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v23n32021p773-787

Palavras-chave:

Empresariamento da educação, Parceiros da Educação, Políticas educacionais, Estado

Resumo

O presente trabalho buscou analisar criticamente a Parceiros da Educação (PdE), uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) sediada em São Paulo. Trata-se de uma instituição que busca mediar parcerias celebradas entre empresários ou empresas e escolas públicas com o objetivo de implementar um programa de intervenção em diversas dimensões da escola elaborado pela PdE. A investigação aqui apresentada buscou categorizar a estrutura organizativa da OSCIP, através da análise da composição de seu Conselho Executivo, de 2009 a 2013. Baseando-se na teoria de Estado marxista, especialmente nos trabalhos de Antonio Gramsci e Nicos Poulantzas, o estudo buscou analisar criticamente as conexões internas e externas da OSCIP no Estado ampliado. Os resultados demonstraram que a PdE é uma associação dirigida por representantes bastante significativos da burguesia que atua no Brasil, especialmente do capital financeiro. Suas conexões no Estado ampliado sugerem uma ampla rede de poder envolvida na colonização da educação pública, cujos tentáculos envolvem instituições como o Todos pela Educação, partidos políticos e postos-chave no aparato de Estado.

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Biografia do Autor

  • Regis Eduardo Coelho Argüelles Costa, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói/RJ
    Doutor em Educação (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Políticas Públicas). Professor Adjunto de Ciência Política e Educação e Política da Educação no Brasil do Departamento de Fundamentos Pedagógicos da FEUFF (campus Gragoatá) – Niterói/RJ – Brasil. E-mail: rarguelles@gmail.com.

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Publicado

27-08-2021

Edição

Seção

Dossiê Temático: "Questões contemporâneas da educação no Brasil e em Portugal"

Como Citar

COSTA, Regis Eduardo Coelho Argüelles. A Parceiros da Educação e o processo de colonização da educação pública. Revista Vértices, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 773–787, 2021. DOI: 10.19180/1809-2667.v23n32021p773-787. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/15965.. Acesso em: 24 nov. 2024.