Relatório de Estágio Técnico na perspectiva dos gêneros discursivos: produção, reprodução e subversão
DOI:
https://doi.org/10.19180/1809-2667.v24n22022p511-530Palavras-chave:
Politecnia, Linguagem, Educação Profissional e Tecnológica, IFAMResumo
No campo da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), uma das manifestações da linguagem comumente vistas são os relatórios de estágio técnico, tido muitas vezes apenas como um documento de registro narrativo-descritivo. Em uma visão mais ampla, este estudo objetiva discutir a potencialidade do Relatório de Estágio Técnico como um gênero discursivo, problematizando as perspectivas formativas direcionadas a ele e a relevância delas para o desenvolvimento politécnico dos discentes. Trata-se de uma pesquisa documental cuja fonte principal foi o roteiro de elaboração do relatório de estágio adotado pelo IFAM Campus Manaus Centro. Mediante a análise interpretativa, delineou-se um diálogo com teóricos, a partir do qual verificamos que a perspectiva formativa, presente no roteiro de elaboração analisado, pouco se aproximou dos princípios formativos da politecnia. Em contrapartida, discutimos a potencialidade do referido gênero sob as dimensões Composição, Conteúdo temático e Estilo, evidenciando um instrumento capaz de subverter o espaço social no qual está inserido. Apresentamos ainda uma proposta de produto educacional alicerçado na articulação Politecnia e Gêneros Textuais.Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução: Maria Ermantina Galvão; rev. trad. Marina Appenzeller. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
CIAVATTA, M. Ensino Integrado, a Politecnia e a Educação Omnilateral: por que lutamos? Revista Trabalho & Educação, v. 23, n. 1, p. 187-205, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9303. Acesso em: 11 mar. 2020.
FRIGOTTO, G. Teoria e práxis e o antagonismo entre a formação politécnica e as relações sociais capitalistas. Revista Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 7, suplemento, p. 67-82, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1981-77462009000400004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/zQ8Gc4nzkz3y5kSfcxqdRZk/?lang=pt. Acesso em: 14 nov. 2021.
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001. v. 2: Os intelectuais; o princípio educativo; jornalismo.
IFAM. INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS. Para estagiários: Modelo Relatório Final de estágio. 2021. Portal do Instituto Federal do Amazonas. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1gXQceMz88RMrKwYeQoFL7IcdKXnp0KE3/view. Acesso em: 12 mar. 2020.
IPEA. INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Desempenho recente no mercado de trabalho e perspectivas 2021. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/cartadeconjuntura/index.php/2021/12/desempenho-recente-do-mercado-de-trabalho-e-perspectivas/#:~:text=No%20terceiro%20trimestre%20do%20ano,moderado%20(8%2C6%25). Acesso em: 14 nov. 2021.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e interpretação. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MOURA, D. H. Ensino médio integrado: subsunção aos interesses do capital ou travessia para a formação humana integral? Educ. Pesq., v. 39, n. 3, p. 705-720, set. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000300010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022013000300010&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 14 set. 2021.
PISTRAK, M. M. Fundamentos da Escola do Trabalho. Trad. Daniel Aarão Reis Filho. 3. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
RAMOS, M. N. Reforma da Educação Profissional: contradições na disputa por hegemonia no regime de acumulação flexível. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 5, n. 3, p. 545-558, nov. 2007/fev. 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S1981-77462007000300013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/wHKGs8ZFRthbvfZdzgmFCmG/abstract/?lang=pt. Acesso em: 1 jul. 2021.
SAVIANI, D. Sobre a concepção de politecnia. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 1989.
SAVIANI, D. O choque teórico da Politecnia. Trab. educ. saúde [online], v. 1, n. 1, p. 131-152, mar. 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1981-77462003000100010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1981-77462003000100010&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 25 out. 2021.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 21. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
SILVA, G. A. C. O gênero textual relatório de estágio na educação profissional técnica de nível médio: articulação de fundamentos para uma formação politécnica. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica, Manaus, 2021.
SILVA, G. A. C.; SALAZAR, D. M. Travessia: um guia para o processo orientativo de construção do relatório de estágio na EPTNM. Manaus, 2021.
WACHOWICZ, T. C. Análise linguística nos gêneros textuais. São Paulo: Saraiva, 2012.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Gilson Allefy Chaves da Silva, Deuzilene Marques Salazar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).