Sobre a importância do ensino de Geometria nos cursos de Licenciatura em Física

Autores

  • Ricardo Roberto Plaza Teixeira CEFET/SP

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20080010

Palavras-chave:

Geometria, Ensino de Física, Educação Matemática, História da Matemática

Resumo

O sentido da visão está associado a uma habilidade cognitiva importante e sua aprendizagem é fundamental na formação de qualquer cidadão. Devido a este fato é que o estudo das diferentes formas de representação gráfica passa a ser importante no processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Desta forma, um conhecimento sólido de Geometria é necessário na formação de um bom professor de Física. Este trabalho analisa a importância do ensino da Geometria na formação dos futuros professores de Física.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ricardo Roberto Plaza Teixeira, CEFET/SP
    Doutor em Física pela USP. Professor do CEFET/SP e da PUC/SP. E-mail: rrpteixeira@bol.com.br.

Referências

ALLENDOERFER, C. B. The dilemma in Geometry. Mathematics Teacher, v. 62, 1969.

ALMOULOUD, S. et al. A Geometria no ensino fundamental: reflexões sobre uma experiência de formação envolvendo professores e alunos. Revista Brasileira de Educação, v. 24. Rio de Janeiro, 2007.

ATIYAH, M. What is Geometry? The Mathematical Gazette, v. 66, n. 437, 1982.

BALOMENOS, R. H.; FERRINI-MUNDY, J; DICK, T. Geometria: prontidão para o cálculo. In: LINDQUIST, M. M.; SHULTE, A. P. Aprendendo e ensinando geometria. São Paulo: Atual, 1994.

BARBOSA, R. M. Descobrindo a Geometria fractal para a sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

BOYER, C. C. História da Matemática. São Paulo: Edgard Blücher, 1974.

BRIGHENTI, M. J. L. Representações gráficas. Bauru, SP: EDUSC, 2003.

COURANT, R.; ROBBINS, H. O que é Geometria. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2000.

CRESCENTI, E. P. Os professores de Matemática e a Geometria: opiniões sobre a área e seu ensino. 2005. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de São Carlos. São Paulo, 2005.

DREYFUS, T.; HADAS, N. Euclides deve permanecer – e até ser ensinado. In: LINDQUIST, M. M. Aprendendo e ensinando Geometria. São Paulo: Atual, 1994.

EVES, H. Tópicos de história da Matemática em sala de aula – Geometria. São Paulo: Atual, 1992.

EVES, H. Introdução à história da Matemática. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2004.

FAINGUELERNT, E. K. Educação Matemática – Representação e construção em geometria. Porto Alegre: Artmed, 1999.

FARRELL, M. A. Geometria para professores da escola secundária. In: LINDQUIST, M. M.; SHULTE, A. P. Aprendendo e ensinando Geometria. São Paulo: Atual, 1994.

FONSECA, M. C. F. R. et al. O ensino de Geometria na Escola Fundamental – Três questões para a formação do professor dos ciclos iniciais. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

FREUDENTHAL, H. Mathematics as na educational task. Dordrecht: D. Reidel Publishing Co., 1973.

GALILEI, G. Il Saggiatore. Milão: Feltrinelli Editore, 1965.

GARDNER, H. A nova ciência da mente. São Paulo: Edusp, 2003.

INTERNATIONAL COMMISSION ON MATHEMATICS INSTRUCTION - ICMI. Perspectives on teaching of geometry for the 21st century. Education Studies in mathematics, v. 28, 1995.

LORENZATO, S. Por que não ensinar Geometria? Educação Matemática em Revista – Sociedade Brasileira de Educação Matemática, ano III, n. 4, 1995.

MANRIQUE, A. L. Processo de formação de professores em Geometria: mudanças em concepções e práticas. 2003. Tese (doutorado) - PUC-SP, São Paulo, 2003.

MLODINOW, L. A janela de Euclides. São Paulo: Geração Editorial, 2004.

NACARATO, A. M.; PASSOS, C. L. B. A Geometria nas séries iniciais. São Carlos, SP: EdUFSCar, 2003.

NEWTON, I. Principia. São Paulo: Nova Stella: Edusp, 1990.

ORGANIZATION FOR ECONOMIC COOPERATION AND DEVELOPMENT - OECD. New thinking in school mathematics. Paris: OECD, 1960.

PAVANELLO, R. M. O abandono do ensino da geometria: uma visão histórica. 1989. Dissertação (Mestrado) – Unicamp, Campinas, SP, 1989.

PEREZ, G. A realidade sobre o ensino de Geometria no 1º e 2º graus no Estado de São Paulo. Educação Matemática em Revista – Sociedade Brasileira de Educação Matemática, ano III, n. 4, 1995.

REZENDE, E. Q. F.; RODRIGUES, C. I. Cabri-Géometre & a geometria plana. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2005.

ROBERTS, S. King of Infinite Space: donald Coxeter, the Man Who Saved Geometry. Walker & Company, 2006.

SCHENBERG, M. Pensando a Física. São Paulo: Landy, 2001.

TEIXEIRA, R. R. P.; PANTALÉO JR, M.; TAKEUCHI, M. Perfil dos alunos ingressantes no curso de Licenciatura em física do CEFET/SP. Revista Sinergia, v. 6, n. 1, 2005.

USISKIN, Z. Resolvendo os dilemas permanentes da Geometria escolar. In: LINDQUIST, M. M.; SHULTE, A. P. Aprendendo e ensinando Geometria. São Paulo: Atual, 1994.

VEBLEN, O. The modern approach to elementary Geometry. Rice Institute Pamphlet, v. 21, 1934.

WHEELER, D. Imagem e pensamento Geométrico. COMTES RENDUS DE LA 33e RENCONTRE INTERNATIONALE. Pallanza: CIEAEM, 1981.

Publicado

05-04-2023

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

TEIXEIRA, Ricardo Roberto Plaza. Sobre a importância do ensino de Geometria nos cursos de Licenciatura em Física. Revista Vértices, [S. l.], v. 10, n. 1/3, p. 107–116, 2023. DOI: 10.5935/1809-2667.20080010. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20080010.. Acesso em: 23 nov. 2024.