O uso de mídias na formação dos professores do Curso Normal: alternativas pela interação verbal
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.20120003Palavras-chave:
Formação de professores, Interação verbal, Teorias midiáticasResumo
Este trabalho, cujo enfoque está em Bakhtin (1999 e 2003) e Mercado (2002), objetiva oferecer aos alunos do Curso Normal uma reflexão acerca do uso de mídias através da interação verbal professor-alunos. A pesquisa teve origem na análise do currículo do curso, quando se observou a ausência de uma disciplina e/ou conteúdos que versem sobre o uso das mídias e das novas tecnologias. O problema persiste porque essa modalidade forma professores que estarão lecionando a crianças no Ensino Fundamental nos moldes tradicionais de uma educação jesuítica. Sendo assim, oferecemos um estudo que visualize o uso das tecnologias e mídias na sala de aula.Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1999.
BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, texto e discurso: por um interacionismo sociodiscursivo. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2007.
BRONCKART, Jean-Paul. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2008.
MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. (Org.). Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió, Al: EDUFAL, 2002.
MORAIS, Maria Cândida. Informática educativa no Brasil: uma história vivida, algumas lições aprendidas. São Paulo: PUC, 1997.
MORAIS, Lúcia de Fátima Barbosa. LIRA, Rosangela Souza de Albuquerque. A capacitação de professores em escolas públicas participantes do Proinfo-AL. In: MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. (Org.). Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió, Al: EDUFAL, 2002.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 2. ed. Campinas-SP: Papirus, 2007.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 8. ed. Petropólis-RJ: Vozes, 2007.
VIGOTSKI, L.S. Teoria e método em psicologia. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
VIGOTSKI, L.S.. A formação social da mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).