Processos cognitivos nas entrelinhas da linguagem: complementaridade ou interdependência?
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.20120029Palavras-chave:
Processos cognitivos, Linguagem, Globalização dos saberesResumo
Desvendar como se processa a linguagem e compreender os mecanismos cognitivos inseridos na mesma desafia-nos a melhor compreender o funcionamento do cérebro. O presente artigo objetiva repensar se há possibilidade de ocorrer processos cognitivos sem a linguagem ou se há possibilidade de linguagem sem que se estabeleçam processos interativos humanos. Na verdade, como esta interação acontece: complementaridade ou interdependência? Ou complementaridade em interdependência. Pretende-se, pois, no contexto da globalização dos saberes enfatizar a diversidade de ideias, controvérsias e interseções que contemplam a relação do cérebro com a linguagem humana.Downloads
Referências
DASCAL, M.; KATRIEL, T. Digressions: a study in conversational coherence. Poetics and the theory of literature, v.4, 1979.
HOUAISS, A.; VILLAR, M. Houaiss da língua portuguesa. Elaborado no Instituto Antônio Houaiss de Léxico e Grafia e Banco de Dados da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
LEVY, P. A inteligência coletiva. São Paulo: Edições Loyola, 1998.
LURIA, A. R. Pensamento e Linguagem: as últimas conferências de Luria. Porto Alegre:Artmed, 1986.
MATURANA, H.; VARELA, F. A árvore do conhecimento: as bases biológicas do conhecimento humano. São Paulo: Ed. Palas Atena, 2001.
MORATO, E. Linguagem e cognição: as reflexões de L. S. Vygotsky sobre a ação reguladora da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2.ed. São Paulo, Cortez, 2000.
PIAGET, J. Da lógica da criança à lógica do adolescente. São Paulo: Pioneira, 1976.
POZO, J. Teorias da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1998.
RODRIGUES, C.; TOMITCH, et al. Linguagem e cérebro humano: contribuições multidisciplinares. Porto Alegre: Artmed, 2004.
SENDRA, A. Embornal: de ensaios literários para leituras a granel. Campos dos Goytacazes: Academia Campista de Letras, 2010.
UNESCO. Política de mudança e desenvolvimento no ensino superior. Rio de Janeiro: Garamond, 1999.
VARELA, F. A árvore do conhecimento – as bases biológicas do conhecimento humano. Campinas/RJ: Ed. Psy, 1995.
VYGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).