Representações do exercício docente em cursos livres de idiomas: reflexões acerca de relações dicotômicas no ensino de língua inglesa
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.20130004Palavras-chave:
Exercício docente, Formação de professor de língua estrangeira, Cursos livres de idiomas, Ensino de língua inglesa, Formação acadêmica e continuadaResumo
Este artigo faz uma descrição de duas das principais representações docentes presentes em cursos livres de idiomas, quais sejam: professores de inglês licenciados e não licenciados. A partir dessas relações dicotômicas, busca-se fomentar uma reflexão acerca do quão importante papel desempenha um professor licenciado no processo ensino-aprendizagem de língua estrangeira e a relevância da formação acadêmica e continuada para o pleno exercício docente do professor de línguas.Downloads
Referências
ABDALLA, M. F. B. O senso prático de ser e estar na profissão. São Paulo: Cortez, 2006.
ALMEIDA FILHO, J. C. P. Tendências na formação continuada do professor de língua estrangeira. Apliemge - Ensino e Pesquisa, Publicação da Associação dos Professores de Língua Inglesa do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, n. 1, p.29-41, 1997.
ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões Comunicativas no ensino de línguas. 6ª ed. Campinas: Pontes, 2010.
ALMEIDA FILHO, J. C. P. (Org.) O professor de língua estrangeira em formação. 3ª ed. Campinas: Pontes, 2009.
CELANI, M. A. A. Ensino de línguas estrangeiras: ocupação ou profissão? In: LEFFA, V. J. (Org.), O professor de línguas estrangeiras: construindo a profissão. 2ª ed. Pelotas: EDUCAT, 2008.
FÉLIX, A. Crenças de duas professoras de uma escola pública sobre o processo de aprender língua estrangeira. In: ALMEIDA FILHO, J. C. P. de. (Org.). O professor de língua estrangeira em formação. 3ª ed. Campinas: Pontes, 2009.
FERNÁNDEZ, I. G. M. E. As transformações no mundo do trabalho e as implicações para a formação de professores de línguas. In: GIL, G.; VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. (Orgs.). Educação de professores de línguas: os desafios do formador. Campinas: Pontes, 2008.
GIMENEZ, T. Tornando-se professores de inglês: experiências de formação inicial em um curso de letras. In: VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. (Org.). Prática de ensino de língua estrangeira: experiências e reflexões. Campinas, SP: Pontes Editores, ArteLíngua, 2004.
LEFFA, V. J. Aspectos políticos da formação do professor de línguas estrangeiras. In: LEFFA, V. J. (Org.). O professor de línguas estrangeiras: construindo a profissão. 2ª ed. Pelotas: EDUCAT, 2008.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
PAIVA, V. L. M. O. A identidade do professor de inglês. APLIEMGE: ensino e pesquisa, Uberlândia: APLIEMGE/FAPEMIG, n.1, p.9-17, 1997.
RICHARDS, J. C.; FARRELL, S. C. Practice teaching: a reflective approach. New York: Cambridge University Press, 2011.
SCHMITZ, J. R. Ensino/aprendizagem das quatro habilidades linguísticas na escola pública: uma meta alcançável? In: LIMA, D. C. (Org). Ensino e aprendizagem de língua inglesa: conversas com especialistas. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
SCHÜLTZ, R. Como Escolher um Programa de Inglês. In: English Made in Brazil. Disponível em: <http://www.sk.com.br/sk-como.html>. Acesso em: 26 out.2006. Acesso em 26 dez. 2011.
SCHÜLTZ, R. Como abrir uma escola de inglês? In: English made in Brazil. Disponível em: http://www.sk.com.br/sk-abrir.html. Atualizado em: 8 ago. 2011. Acesso em: 26 dez. 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).