Disputa entre falo e fala em A hora da estrela, de Clarice Lispector
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.20130031Palavras-chave:
História, Corpo, Gênero, Literatura brasileiraResumo
A dominação de gênero está nas formas do cotidiano. Em meio às nossas atividades mais triviais, a situação privilegiada do homem aparece como algo natural, desde o salário inferior concedido à mulher por trabalho igual a regras morais severas abrigadas atrás de “doces” normas que dizem o que convém ou não a uma “dama” ou a uma “moça de bem.” Este artigo pretende observar de que modo o corpo feminino está frequentemente associado a visões de imperfeição e subalternidade sociais, partindo da análise sobre a escolha da voz narrativa do livro A hora da estrela (1977), da escritora Clarice Lispector.Downloads
Referências
ALMEIDA, Suely S., SAFFIOTI, Heleieth I. B. Violência de gênero: poder e impotência. Rio de Janeiro: Revinter, 1995.
BADINTER, Elisabeth. Um amor conquistado: o mito do amor materno. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
BAKHTHIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da linguagem. São Paulo. Hucitec, 1997.
BORDO, Susan R. O corpo e a reprodução da feminidade: uma apropriação feminista de Foucault. In: JAGGAR, Alison; BORDO, Susan. Gênero, corpo, conhecimento. Rio de Janeiro: Rosa dos tempos, s/d.
BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.
DALCASTAGNÈ, Regina. A personagem do romance brasileiro contemporâneo (1990-2004). Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, n. 26, 2005.
LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
MANNARELLI, Maria Emma. Medicina, sociedade e corpo feminino: Lima, 1900-1930. In: Costa, Albertina de Oliveira (Org.). Direitos tardios: saúde, sexualidade e reprodução na América Latina. São Paulo: Fundação Carlos Chagas: Editora 34, 1997.
PORTER, Roy. História do corpo. In: BURKE, Peter (Org.) A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Ed. da UNESP, 1992.
RANKE-HEINEMANN, Uta. Eunucos pelo reino de Deus: mulheres, sexualidade e Igreja católica. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1996.
SCOTT, Joan. História das mulheres. In: BURKE, Peter (Org.) A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Ed. da UNESP, 1992.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).