Percepções de professores acerca do currículo integrado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)
DOI:
https://doi.org/10.19180/1809-2667.v24n22022p541-555Palavras-chave:
Docência, Educação profissional, Currículo integrado, Prática pedagógicaResumo
Esta pesquisa teve sua origem em estudos empreendidos em duas dissertações de mestrado. Seu objetivo foi identificar a percepção de professores sobre o currículo integrado no contexto do IFRN, mediante cinco categorias de análise, quais sejam: a) concepção de PI nas dissertações analisadas; b) relação entre PI e EMI; c) interdisciplinaridade; d) relação entre PI e formação humana; e e) Desafios ou limitações no desenvolvimento do PI. A pesquisa teve como base os seguintes questionamentos: como os atores envolvidos concebem o PI? quais os contributos do PI para a materialização do Currículo Integrado no IFRN e quais desafios no contexto do PI precisam ser superados? A metodologia utilizada teve abordagem qualitativa, apoiada na revisão bibliográfica, por abranger a literatura já tornada pública relativamente à produção das dissertações. Na composição teórica, operamos com o suporte proposto por autores como Imbernón (2011), Pena (2011), Silva (2014), Fazenda (2014), Henrique e Nascimento (2015), Pacheco (2015), Santos e Souza (2021), entre outros. Os resultados encontrados apontaram que as duas dissertações analisadas permitem uma reflexão acerca das práticas do currículo integrado. As limitações apresentadas nesses estudos sugerem possibilidade de mudanças nas práticas de ensino-aprendizagem de modo a fortalecer a interdisciplinaridade e formar um sujeito que pense e atue para além do mercado de trabalho.Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
CIAVATTA, M. A interdisciplinaridade e a formação integrada: exercício teórico ou realidade possível? In: CIAVATTA, M. O trabalho docente e os caminhos do conhecimento: A historicidade da educação profissional. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.
FAZENDA, I. C. Interdisciplinaridade: qual o sentido. São Paulo: Paulus, 2003.
FAZENDA, I. C. Interdisciplinaridade: um projeto em prática. 7. ed. São Paulo: Loyola, 2014.
FAZENDA, I. C. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro. São Paulo: Cortez, 2011.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 37. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FRIGOTTO, G. Concepções e mudanças no mundo do trabalho e no Ensino Médio. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (org.). Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
HENRIQUE, A. L. S; NASCIMENTO, J. M. Sobre práticas integradoras: um estudo de ações pedagógicas na educação básica. HOLOS, Natal, v. 4, 2015 31, p. 63-73, jul. 2015. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2015.3188. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3188. Acesso em: 23 ago. 2022.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e incerteza. São Paulo: Editora Cortez, 2011.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Projeto político-pedagógico do IFRN: uma construção coletiva, Documento Base. Natal-RN: IFRN, 2012a.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Organização Didática do IFRN. Natal-RN: IFRN, 2012b.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Projeto pedagógico do curso técnico de nível médio em Informática na forma integrada presencial. Natal, IFRN, 2012c.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Projeto pedagógico do projeto pedagógico do curso técnico de nível médio em edificações na forma Integrada, presencial. Natal, IFRN, 2012d.
LEITE, M. C. S. N. C. O projeto integrador no ensino médio integrado: intervenção pedagógica para docentes na educação profissional e tecnológica. 2022. 82 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, 2022.
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. Goiânia: Editora Alternativa, 2004.
MANRIQUE, A. L. Processo de Formação de Professores em Geometria: mudanças em concepção e práticas. 2003. Tese (Doutorado em Psicologia da Educação) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.
MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.
MONTEIRO, C. Mudam-se Concepções, Mudam-se Práticas. In: BROWN, M. et al. (org.). Educação Matemática. Portugal: Instituto de Inovação Educacional, 1992. p. 241-247. (Coleção Temas de Investigação).
PACHECO, E. Fundamentos Político-Pedagógicos dos Institutos Federais: diretrizes para uma educação profissional e tecnológica transformadora. Natal: Editora IFRN, 2015.
PENA, G. A. C. Formação docente e aprendizagem da docência: um olhar sobre a educação profissional. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 2, n. 1, p. 106, jan./jun. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6491. Acesso em: 23 ago. 2022.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. Docência no ensino superior. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2008. p. 11-17.
SANTOS, L. A. S. Projetos integradores no IFRN: reflexões sobre os documentos norteadores e o contexto da prática no Campus Mossoró. 2018. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Semi-Árido, 2018. Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1644. Acesso em: 28 fev. 2020.
SANTOS, L. A. S.; SOUZA, F. C. S. Projetos integradores: contributos à práxis pedagógica na educação profissional. Curitiba: Brazil Publishing, 2021.
SILVA, A. L. Currículo Integrado. Florianópolis: Publicações do IFSC, 2014.
YIN, R. K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso Editora, 2016. (Coleção Métodos de Pesquisa).
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Luiz Antonio da Silva dos Santos , Maria da Conceição Souza do Nascimento Carlos Leite , Francisco das Chagas Silva Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).