Produção Teórica de Lodo Utilizando o Coagulante Sulfato de Alumínio nos Decantadores da Estação de Tratamento de Água do Funil em Ouro Preto/MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v22n12020p100-110

Palavras-chave:

Resíduos, Estação de Tratamento de Água, Lodo, Quantificação

Resumo

Objetivou-se neste estudo estimar a produção de lodo nos decantadores da Estação de Tratamento de Água (ETA) Funil, localizada em Ouro  Preto  –  MG, visando fornecer subsídios para atender a legislação vigente, referente ao dimensionamento de Unidades de Tratamento de Resíduos (UTR). Para a estimativa da produção de lodo na forma de sólidos totais e sólidos voláteis, foram aplicadas equações empíricas encontradas na literatura, utilizando-se como parâmetros de entrada os dados da ETA Funil, cedidos pelo Serviço Municipal de Água e Esgoto (SEMAE). Dentre as equações utilizadas, as propostas por Franco (2009) apresentaram maior proximidade do modelo adequado para a ETA Funil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elton Santos Franco, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) Campus do Mucuri, Teófilo Otoni/MG
    Doutor em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor/Pesquisador no Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia (ICET) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) Campus do Mucuri – Teófilo Otoni/MG – Brasil. E-mail: elton.santos@ufvjm.edu.br.
  • Izabel Cristina Marques, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) Campus do Mucuri, Teófilo Otoni/MG
    Mestre em Ciência Florestal pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus JK. Professora/ Pesquisadora no Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia (ICET) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) Campus do Mucuri – Teófilo Otoni/MG – Brasil. E-mail: izabel.marques@ufvjm.edu.br.
  • Júlia Araújo Camargo, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) Campus do Mucuri, Teófilo Otoni/MG
    Bacharela em Ciência e Tecnologia; Bacharelanda em Engenharia Civil pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) Campus do Mucuri – Teófilo Otoni/ MG – Brasil. E-mail: camarggo.julia@gmail.com.
  • Rafael Alvarenga Almeida, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Teófilo Otoni/MG
    Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professor/Pesquisador no Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia (ICET) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) – Teófilo Otoni/MG – Brasil. E-mail: rafalmeida_2005@hotmail.com.
  • Daniel Brasil Ferreira Pinto, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Teófilo Otoni/MG
    Doutor em Engenharia de Água e Solo pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Professor/Pesquisador no Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia (ICET) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) – Teófilo Otoni/MG – Brasil. E-mail: danielbrasilufvjm@gmail.com.
  • Adriana Alves Ferreira, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), João Monlevade/MG
    Engenheira Ambiental pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – João Monlevade/MG – Brasil. E-mail: dryalves_88@yahoo.com.br.
  • Letícia Leal Seifert, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro/RJ
    Bacharela em Relações Internacionais e discente em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) – Rio de Janeiro/RJ – Brasil. E-mail: leleseifert@gmail.com.
  • Ana Flávia de Assis Ferreira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) Campus do Mucuri, Teófilo Otoni/MG
    Bacharela em Ciência e Tecnologia; Engenheira Civil pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) Campus do Mucuri – Teófilo Otoni/MG – Brasil. E-mail:anaflavia.assisf@gmail.com.  

Publicado

13-05-2020

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Produção Teórica de Lodo Utilizando o Coagulante Sulfato de Alumínio nos Decantadores da Estação de Tratamento de Água do Funil em Ouro Preto/MG. Revista Vértices, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 100–110, 2020. DOI: 10.19180/1809-2667.v22n12020p100-110. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/12136.. Acesso em: 28 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)