Projetos de Intervenção em uma formação continuada: percepções e reflexões pedagógicas de Gestores escolares da Zona da Mata Mineira, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.19180/1809-2667.v22n12020p4-17Palavras-chave:
Formação Continuada de Gestores, Projeto de Intervenção, Políticas EducacionaisResumo
Neste artigo, objetiva-se identificar e analisar as percepções e as reflexões pedagógicas dos Projetos de Intervenção em uma formação continuada realizados por Gestores Escolares da Zona da Mata Mineira, Brasil. Para responder aos questionamentos da pesquisa, adota-se como perspectiva metodológica a abordagem qualitativa, utilizando a revisão de literatura e, como procedimento, a análise de documentos. Os resultados indicaram que os desafios escolares são muitos e, por mais que as escolas estejam presentes em contextos diferenciados, a abordagem de situações-problema pelos gestores é sempre muito semelhante. Com base na literatura específica e nos dados obtidos, conclui-se que os temas trabalhados extrapolam as competências e possibilidades de solução imediata no âmbito escolar.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Valdirene Eliane Bailon de Souza, Rita Márcia Andrade Vaz de Mello
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).