Evasão Escolar e os Indicadores da Rede Federal de Educação Profissional no Brasil entre 2003 e 2015

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v23n22021p437-460

Palavras-chave:

Evasão Escolar, Ensino Médio Técnico, Indicadores, Educação Profissional, Políticas Públicas

Resumo

O artigo discute o contexto de produção de dados quantitativos sobre evasão escolar na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, no Brasil, com especial atenção para o ensino médio técnico, entre 2003 e 2015. Por meio de análise documental e entrevistas a gestores, são apresentadas as ações do governo federal ao tratarem da formulação de indicadores que quantifiquem a evasão escolar. Especial atenção é dada às mudanças nas bases de dados, nas formas de cálculos e na estrutura e cultura institucional necessárias para se medir a evasão escolar. As escolhas institucionais do governo federal para lidar com a evasão escolar revelam a complexidade do problema e os limites e possibilidades das políticas públicas implementadas. Explicita-se um Estado regulador e avaliador, distante dos modos de combate à evasão.

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Biografia do Autor

  • Denise Bianca Maduro Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG
    Doutora em Educação pelo Doutorado Latino-americano em Educação (UFMG). Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Belo Horizonte/MG – Brasil. E-mail: denisebianca@ufmg.br.
  • Remi Castioni, Universidade de Brasília (UnB), Brasília/DF
    Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor-pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação (acadêmico e profissional) na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) – Brasília/DF – Brasil. E-mail: remi@unb.br.
  • Rogfel Thompson Martínez, Universidade de Brasília (UnB), Brasília/DF
    Doutorando em Mecatrônica no Programa de Pós-Graduação em Sistemas Mecatrônicos (PPMEC) do Departamento de Engenharia Mecânica (ENM) da Faculdade de Tecnologia (FT) da Universidade de Brasília (UnB) – Brasília/DF – Brasil. E-mail: rogfel@gmail.com.

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Publicado

01-06-2021

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

MADURO SILVA, Denise Bianca; CASTIONI, Remi; THOMPSON MARTÍNEZ, Rogfel. Evasão Escolar e os Indicadores da Rede Federal de Educação Profissional no Brasil entre 2003 e 2015. Revista Vértices, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 437–460, 2021. DOI: 10.19180/1809-2667.v23n22021p437-460. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/15936.. Acesso em: 4 dez. 2024.