A prática de exercícios respiratórios no ambiente de ensino da Educação Profissional e Tecnológica: uma proposta para a qualidade de vida com técnicas do yoga nos cursos técnicos do Instituto Federal Fluminense

Autores

  • Sabrina Bonzi da Conceição Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), Campos dos Goytacazes/RJ https://orcid.org/0000-0003-3857-3632
  • José Augusto Ferreira da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), Macaé/RJ https://orcid.org/0000-0002-1719-4740

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v24n32022p833-846

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Práticas Respiratórias, Yoga na Educação, Qualidade de Vida, Estresse nos Ambientes de Ensino

Resumo

O estresse é um fator que influencia a qualidade de vida das pessoas e que, em sua condição crônica, acarreta diversas desordens físicas e emocionais nos indivíduos de diferentes faixas etárias. Algumas pesquisas têm apontado evidências de índices de estresse nos ambientes de ensino e as suas consequências para a comunidade educacional. Determinadas práticas respiratórias do yoga têm sido reportadas na literatura evidenciando seus desencadeamentos fisiológicos no controle do estresse, contribuindo para uma melhor qualidade de vida. Com a presente pesquisa buscou-se avaliar o potencial da inserção da prática de exercícios respiratórios do yoga como recurso educacional nos ambientes de ensino da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a fim de contribuir para uma melhoria da qualidade de vida. Para tanto, foi desenvolvido um guia contendo uma sequência didática para uma prática respiratória, chamada Respiração Completa do Yoga, com controle dos tempos inspiratório e expiratório, a qual foi aplicada e avaliada pela comunidade educacional do Instituto Federal Fluminense. Os resultados mostraram-se positivos pela comunidade, concordantes com o potencial do guia didático como recurso viável de inserção aos ambientes de ensino da EPT.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sabrina Bonzi da Conceição, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), Campos dos Goytacazes/RJ
    Assistente em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil.  E-mail: sabrina.bonzi@gmail.com.
  • José Augusto Ferreira da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), Macaé/RJ
    Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) – Macaé/RJ – Brasil. E-mail:jaferreirasilva@gmail.com.

Referências

BAPTISTA, M. R.; DANTAS, E. H. M. Yoga no controle de stress. Fitness & Performance Journal, v. 1, n. 1, p. 12-20, 2002.

BERNARDI, L. A. et al. Slow breathing reduces chemoreflex response to hypoxia and hypercapnia and increases baroreflex sensitivity. J Hypertens, v. 19, n. 12, p. 2221-2229, 2001. DOI: https://doi.org/10.1097/00004872-200112000-00016. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/11725167/. Acesso em: 20 out. 2022.

BROWN, R. P.; GERBARG, P. L. Sudarshan Kriya Yogic breathing in the treatment of stress, anxiety, and depression: Part I - Neurophysiologic Model. Journal of Alternative and Complementary Medicine, v. 11, n. 1, p. 189-201, Feb. 2005. DOI: https://doi.org/10.1089/acm.2005.11.189. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15750381/. Acesso em: 20 out. 2022.

BROWN, R. P.; GERBARG, P. L. Sudarshan Kriya Yogic breathing in the treatment of stress, anxiety, and depression: Part II - Clinical applications and guidelines. Journal of Alternative and Complementary Medicine, v. 11, n. 4, p. 711-717, Aug. 2005. DOI: https://doi.org/10.1089/acm.2005.11.711. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16131297/. Acesso em: 20 out. 2022.

BROWN, R. P.; GERBARG, P. L. Yoga Breathing, Meditation, and Longevity. Annals of the New York Academy of Sciences, v. 11721, n. 1, p. 54-62, Aug. 2009.

BROWN, R. P.; GERBARG, P. L.; MUENCH, F. Breathing Practices for Treatment of Psychiatric and Stress-Related Medical Conditions. Psychiatric Clinics of North America, v. 36, n. 1, p. 121-140, Mar. 2013. DOI: https://doi.org/10.1016/j.psc.2013.01.001. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23538082/. Acesso em: 20 out. 2022.

CAMARGO, V. C. V. Estresse, depressão e suporte familiar em estudantes de educação profissionalizante. 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2011. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/97509/camargo_vcv_me_bauru.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 4 jul. 2019.

CAPPO, B. M.; HOLMES, D. S. The utility of prolonged respiratory exhalation for reducing physiological and a psychological arousal in non-threatening and threatening situations. Journal of Psychosomatic Research, v. 28, n. 4, p. 265-273, 1984. DOI: https://doi.org/10.1016/0022-3999(84)90048-5. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/6481661/. Acesso em: 20 out. 2022.

CARLOTTO, M. S. A síndrome de burnout e o trabalho docente. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 7, n. 1, p. 21-29, 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-73722002000100005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/hfg8JKJTYFpgCNgqLHS3ppm/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 out. 2022.

CONBOY, L. A. et al. Qualitative evaluation of a high school yoga program: feasibility and perceived benefits. Explore, v. 9, n. 3, May/Jun. 2013. DOI: https://doi.org/10.1016/j.explore.2013.02.001. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23643372/. Acesso em: 20 out. 2022.

CRUZ, R. M.; SCHERER, C. G.; PEIXOTO, C. N. Estresse ocupacional e cargas de trabalho. In: ALCHIERI, J. C.; CRUZ, R. M. (org.). Estresse: conceitos, métodos, medidas e possibilidades de intervenção. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004.

DIEST, I. V. et al. Inhalation/Exhalation ratio modulates the effects of slow breathing on heart rate variability and relaxation. Appl Psychophysiol Biofeedback, v. 39, n. 3-4, p. 171-180; 2014. DOI: https://doi.org/10.1007/s10484-014-9253-x. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25156003/. Acesso em: 20 out. 2022.

EVERS, W. J. G.; TOMIC, W.; BROUWERS, A. Burnout among teachers: Students’ and teachers perceptions compared. School Psychology International, v. 25, n. 2, p. 131-148, 2004. DOI: https://doi.org/10.1177/0143034304043670. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0143034304043670. Acesso em: 20 out. 2022.

FRIGOTTO, G. Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio. Salvador, BA: Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia (Ceteb), 2008. Disponível em: www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2008-2/Educacao-MII/2SF/2-Frigotto2008.pdf. Acesso em: 10 jun. 2019.

FRIGOTTO, G. Trabalho como princípio educativo. In: CALDART, R. et al. (org.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.

GOMES, A. R. et al. Stress ocupacional no ensino: um estudo com professores dos 3º ciclo e ensino secundário. Psicol. Soc., Florianópolis, v. 22, n. 3, p. 587-597, dez. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-71822010000300019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/kxV99JNhfsPCzyDHtx8YFyC/?lang=pt. Acesso em: 20 out. 2019.

GRAZZIANO, E. S. et al. Resistência ao estresse e depressão em estudantes de cursos técnicos em enfermagem. Rev. enferm UFPE on line, Recife, v. 9, Supl. 2, p. 837-43, fev. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/viewFile/10407/11180. Acesso em: 10 jul. 2019.

GULMINI, L. C. et al. Estudos sobre o Yoga. São Paulo: CEOUSP, 2003. 160 p.

HARRIS, A. et al. Promoting Stress Management and Wellbeing in Educators: Feasibility and Efficacy of a School-Based Yoga and Mindfulness Intervention. Mindfulness, v. 7, n. 1, p. 143-154, 2016. DOI: https://psycnet.apa.org/doi/10.1007/s12671-015-0451-2. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s12671-015-0451-2. Acesso em: 20 out. 2022.

HUGHES, R. E. Deciding to leave but staying: Teacher burnout, precursors and turnover. International Journal of Human Resource Management, v. 12, p. 288-298, 2001. DOI: https://psycnet.apa.org/doi/10.1080/09585190010015097. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/713769610. Acesso em: 20 out. 2022.

IFF. Instituto Federal Fluminense. Relatório de Pesquisa Institucional sobre Qualidade de Vida no Trabalho na Perspectiva dos Servidores do IFFluminense. Campos dos Goytacazes, 2019.

JERATH, R. et al. Physiology of long pranayamic breathing: Neural respiratory elements may provide a mechanism that explains how slow deep breathing shifts the autonomic nervous system. Medical Hypotheses, v. 67, n. 3, p. 566-571, 2006. DOI: https://doi.org/10.1016/j.mehy.2006.02.042. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16624497/. Acesso em: 20 out. 2022.

JOSEPH, C. N. Slow Breathing Improves Arterial Baroreflex Sensitivity and Decreases Blood Pressure in Essential Hypertension. Hypertension, v. 46, n. 4, p. 714-718, 2005. DOI: https://doi.org/10.1161/01.hyp.0000179581.68566.7d. Disponível em: https://www.ahajournals.org/doi/10.1161/01.HYP.0000179581.68566.7d. Acesso em: 20 out. 2022.

KHALSA, S. B. S.; BUTZER, B. Yoga in school settings: a research review. Annals of the New York Academy of Sciences, v. 1373, n. 1, p. 45-55, Jun. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1111/nyas.13025. Acesso em: 20 out. 2022.

KRISTENSEN, C. H. et al. Análise da frequência e do impacto de eventos estressores em uma amostra de adolescentes. Interação, v. 8, n. 1, p. 45-55, 2004. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/psi.v8i1.3238. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/psicologia/article/view/3238. Acesso em: 20 out. 2022.

KUVALAYANANDA, S. Pranayama. São Paulo: Phorte, 2008. 312 p.

KYRIACOU, C. Teacher stress and burnout: An international review. Educational Research, v. 29, 146-152, 1987. DOI: https://doi.org/10.1080/0013188870290207. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/0013188870290207. Acesso em: 20 out. 2022.

LATORRE, A. La investigación-acción: Conocer y cambiar la práctica educativa. 4. ed. Barcelona: graó-general, 2007.

LOPES, S. V.; SILVA, M. C. Estresse ocupacional e fatores associados em servidores públicos de uma universidade federal do sul do Brasil. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 23, n. 11, p. 3869-3880, nov. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-812320182311.28682015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/qGMVYspNVbZVgBWtcckFrZG/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 out. 2022.

MINAYO, M. C. S.; HARTZ, Z. M. A.; BUSS, P. M. Qualidade de vida e saúde: um debate necessário. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 7-18, 2000. Supl. 1. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232000000100002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/MGNbP3WcnM3p8KKmLSZVddn/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 out. 2022.

MITROI, C. G. Análise do Impacto da Prática Yoga na Autoestima, Autoconceito, Bem-estar Psicológico e Satisfação com a Vida nos Adolescentes em Ambiente Escolar. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia da Educação) – Universidade da Madeira, Portugal, 2017.

NOBLE, D. J. Slow breathing can be operantly conditioned in the rat and may reduce sensitivity to experimental stressors. Frontiers in human neuroscience, v. 8, Oct. 2017. DOI: https://doi.org/10.3389/fphys.2017.00854. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fphys.2017.00854/full. Acesso em: 20 out. 2022.

OIT. Organização Internacional do Trabalho. Psychosocial factors at work: recognition and control. Report of the Joint ILO/WHO Committee on Occupational Health. Ninth Session. Geneva: International Labour Organization, 1984.

OLIVEIRA, R. R. et al. Qualidade de vida no trabalho (QVT): um estudo com professores dos Institutos Federais. Holos, ano 32, v. 6, 2015. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2015.1726. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1726. Acesso em: 10 out. 2019.

OMS. Organização Mundial da Saúde. The world health organization quality of life assessment (WHOQOL): position paper from the world health organization the WHOQOL group. Social Science e Medicine, v. 41, n. 10, p. 1403-1409, nov. 1995. DOI: https://doi.org/10.1016/0277-9536(95)00112-K. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/027795369500112K. Acesso em: 20 out. 2022.

OPAS/OMS. Estresse no ambiente de trabalho cobra preço alto de indivíduos, empregadores e sociedade. 2016. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5087:estresse-noambiente-de-trabalho-cobra-preco-alto-de-individuos-empregadores-e-sociedade&Itemid=839 Acesso em: 10 jul. 2019.

PEREIRA, E. F.; TEIXEIRA, C. S.; SANTOS, A. Qualidade de vida: abordagens, conceitos e avaliação. Rev. bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 241-50, abr./jun. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1807-55092012000200007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbefe/a/4jdhpVLrvjx7hwshPf8FWPC/. Acesso em: 20 out. 2022.

RAUPACH, T. et al. Slow breathing reduces sympathoexcitation in COPD. Eur Respir J, v. 32, n. 2, p. 387-392, 2008. DOI: https://doi.org/10.1183/09031936.00109607. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/18385175/. Acesso em: 20 out. 2022.

RIBEIRO, J. L. Quality of life is a primary end-point in clinical settings. Clinical Nutrition Journal, v. 23, n. 1, p. 121-130, fev. 2004. DOI: https://doi.org/10.1016/S0261-5614(03)00109-2. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0261561403001092?via%3Dihub. Acesso em: 20 out. 2022.

SADIR, M. A.; BIGNOTTO, M. M.; LIPP, M. E. N. Stress e qualidade de vida: influência de algumas variáveis pessoais. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 20, n. 45, p. 73-81, abr. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2010000100010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/ctxdtbWNVN6FFJCFfvtGKXJ/?lang=pt. Acesso em: 10 jul. 2019.

SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p. 152-165, abr. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000100012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/wBnPGNkvstzMTLYkmXdrkWP/?lang=pt#. Acesso em: 10 jul. 2019.

SHARMA, V. et al. Effect of fast and slow pranayama on perceived stress and cardiovascular parameters in young health-care students. International Journal of Yoga, v. 6, n. 2, Jul./Dec. 2013. DOI: https://doi.org/10.4103%2F0973-6131.113400. Disponível em: https://www.ijoy.org.in/article.asp?issn=0973-6131;year=2013;volume=6;issue=2;spage=104;epage=110;aulast=Sharma. Acesso em: 20 out. 2022.

TABAQUIM, M. L. M. et al. Vulnerabilidade ao stress em escolares do ensino técnico de nível médio. Bol. - Acad. Paul. Psicol., São Paulo, v. 35, n. 88, p. 197-213, jan. 2015. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-711X2015000100013&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 18 jul. 2019.

WANG, D.; HAGINS, M. Perceived Benefits of Yoga among Urban School Students: A Qualitative Analysis. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine, v. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.1155/2016/8725654. Disponível em: https://www.hindawi.com/journals/ecam/2016/8725654/. Acesso em: 20 out. 2022.

ZABALA, A.; ARNAU, L. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.

ZACCARO, A. et al. How breath-control can change your life: a systematic review on psycho-physiological correlates of slow breathing. Frontiers in human neuroscience, v. 12, set. 2018. DOI: https://doi.org/10.3389/fnhum.2018.00353. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fnhum.2018.00353/full. Acesso em: 20 out. 2022.

Publicado

25-11-2022

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

CONCEIÇÃO, Sabrina Bonzi da; SILVA, José Augusto Ferreira da. A prática de exercícios respiratórios no ambiente de ensino da Educação Profissional e Tecnológica: uma proposta para a qualidade de vida com técnicas do yoga nos cursos técnicos do Instituto Federal Fluminense. Revista Vértices, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 833–846, 2022. DOI: 10.19180/1809-2667.v24n32022p833-846. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/16278.. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)