Desistência dos estudantes no ensino técnico de nível médio: a experiência do Campus Macaé do Instituto Federal Fluminense

Autores

  • Nadia Batista Corrêa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), Macaé/RJ https://orcid.org/0000-0003-0367-3473
  • Juliana Marinho dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), Macaé/RJ
  • Elvis Moura dos Santos Barreto
  • Victória Heringer de Souza

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v25n12023.16323

Palavras-chave:

educação profissional, evasão escolar, Ensino Médio Integrado

Resumo

Este artigo pretende apresentar resultados de pesquisa realizada no Campus Macaé do Instituto Federal Fluminense, na qual foram coletadas informações de estudantes que não concluíram o ensino técnico na instituição. A partir de referências que problematizam a desigualdade social e educacional, que consideram essas problemáticas enquanto processos inter-relacionados, foi elaborado questionário de pesquisa enviado para estudantes em condição de evasão, transferência, trancamento ou cancelamento de matrícula, com objetivo de conhecer a realidade deles e a(s) causa(s) para a saída precoce do curso. A apresentação e a análise dos principais motivos indicados por eles para a desistência são o objeto central deste texto.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Nadia Batista Corrêa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), Macaé/RJ
    Doutoranda em Educação na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) Campus Macaé/RJ – Brasil. E-mail: nbcorrea@gmail.com.
  • Juliana Marinho dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), Macaé/RJ
    Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Assistente em Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) Campus Macaé/RJ – Brasil. E-mail: jumarinhosantos@gmail.com.
  • Elvis Moura dos Santos Barreto
    Técnico em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) Campus Macaé. Licenciando em Geografia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Brasil. E-mail: elvismoura2011@gmail.com.
  • Victória Heringer de Souza
    Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) Campus Macaé. Estudante do curso de Fonoaudiologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Brasil. E-mail: vuctoriaheringer@gmail.com.

Referências

BOURDIEU, P. O poder simbólico. Bertrand Brasil: Rio de Janeiro, 1989.

BOURDIEU, P. Os três estados do capital cultural. In: NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A. (org.). Escritos de Educação. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2015. p. 79-88.

CARDOSO, M. L. Sobre as relações sociais capitalistas. In: LIMA, J. C. F.; NEVES, L. M. W. (org.). Fundamentos da educação escolar do Brasil contemporâneo. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2006. p. 25-68. Disponível em: https://books.scielo.org/id/j5cv4/pdf/lima-9788575416129-03.pdf. Acesso em: 1 mar. 2023.

CORDEIRO, R. C. S. Uma investigação à luz de Bourdieu, de razões que levam adultos a estudar inglês. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, EDUCERE, 10., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, SIRSSE, 1., nov. 2011, Curitiba, PR. Anais […]. Curitiba, PR: PUC PR, 2011. p. 7079–7091.

CUNHA, M. A. O conceito “capital cultural” em Pierre Bourdieu e a herança etnográfica. Perspectiva, Florianópolis, v. 25, n. 2, p. 503-524, jul./dez. 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/1820. Acesso em: 29 mar. 2023.

FERREIRA, J. N. G.; SANTOS, V. M. Evasão Escolar no Instituto Federal de Sergipe: o caso do campus Propriá. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL “EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE”, 10., set. 2016, São Cristóvão, SE. Anais […]. Aracajú, SE: Universidade Federal de Sergipe, v. 10, n. 1, set. 2016. p. 1-10. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/8983/5/Evasao_escolar_no_instituto_federal_de_sergipe_o_caso_do_campus_propria.pdf. Acesso em: 2 mar. 2023.

FRIGOTTO, G. Juventude, trabalho e educação: o presente e o futuro interditado em suspenso. In: TIRIBA, L.; CIAVATTA, M. (org.). Trabalho e Educação de Jovens e Adultos. Brasília: Liber Livro e Editora UFF, 2011.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Educação – 2019. Brasília, DF, 2019. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101736_informativo.pdf. Acesso em: 2 mar. 2023.

NOGUEIRA, C. M.; NOGUEIRA, M. A. A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Educação & sociedade, v. 23, n. 78, p.15-36, abr. 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000200003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/wVTm9chcTXY5y7mFRqRJX7m/abstract/?lang=pt. Acesso em: 29 mar. 2023.

OLIVEIRA, N. G.; SANTANA, M. S.; OLIVEIRA, E. L. G. Por uma educação para além da reprodução: contributo do pensamento de Pierre Bourdieu. Revista Olhares Sociais, Cruz das Almas, BA, v. 03, n. 02, p. 103-115, 2014.

RAMOS NETO, J. O. A evasão escolar nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma análise dos planos estratégicos de permanência e êxito. Educação em Revista, Marília, SP, v. 20, n. 2, p. 7-24, 2019. DOI: https://doi.org/10.36311/2236-5192.2019.v20n2.02.p7. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/8999. Acesso em: 2 mar. 2023.

SAIS, E. F.; VIEIRA, F. M. A evasão escolar nos cursos técnicos subsequentes de Eletrotécnica e Edificações do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC – Campus de Criciúma/SC. Criar Educação, Criciúma, SC, v. 5, n. 2, 2016. DOI: https://doi.org/10.18616/ce.v5i2.2806. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2806. Acesso em: 2 mar. 2023.

SILVA, G. O. V. Capital cultural, classe e gênero em Bourdieu. Informare, Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Porto Alegre, RS, v. 1, n. 2, p. 24-36, jul./dez. 1995.

TIRADENTES, A. R. Violência simbólica no contexto escolar: discriminação, inclusão e o direito à educação. Revista Eletrônica do Curso de Direito – PUC Minas Serro, Serro, MG, n. 12, ago./dez. 2015. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/DireitoSerro/article/view/10903. Acesso em: 2 mar. 2023.

VALLE, I. R. A obra do sociólogo Pierre Bourdieu: uma irradiação incontestável. Educação e pesquisa, São Paulo, v. 33, n. 1, p. 117-134, jan./abr. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022007000100008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/KSKsCBvy8s9kyZwvJPTnVkS/abstract/?lang=pt. Acesso em: 2 mar. 2023.

VARGAS, H. M.; PAULA, M. F. C. A inclusão do estudante-trabalhador e do trabalhador-estudante na educação superior: desafio público a ser enfrentado. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, v. 18, n. 2, p. 459-485, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772013000200012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/VmmLwb3h8zbnsKVnJRJKqDz/?lang=pt. Acesso em: 2 mar. 2023.

ZANIN, A. J. D. P. C. Abandono e permanência escolar na educação profissional e tecnológica: olhares de trabalhadores da educação do Instituto Federal de Santa Catarina. 2019. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/handle/1/4665. Acesso em: 2 mar. 2023.

Publicado

04-04-2023

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

CORRÊA, Nadia Batista; SANTOS, Juliana Marinho dos; BARRETO, Elvis Moura dos Santos; SOUZA, Victória Heringer de. Desistência dos estudantes no ensino técnico de nível médio: a experiência do Campus Macaé do Instituto Federal Fluminense. Revista Vértices, [S. l.], v. 25, n. 1, p. e25116323, 2023. DOI: 10.19180/1809-2667.v25n12023.16323. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/16323.. Acesso em: 20 jun. 2024.