Desistência dos estudantes no ensino técnico de nível médio: a experiência do Campus Macaé do Instituto Federal Fluminense

Autores

  • Nadia Batista Corrêa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), Macaé/RJ https://orcid.org/0000-0003-0367-3473
  • Juliana Marinho dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), Macaé/RJ
  • Elvis Moura dos Santos Barreto
  • Victória Heringer de Souza

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v25n12023.16323

Palavras-chave:

educação profissional, evasão escolar, Ensino Médio Integrado

Resumo

Este artigo pretende apresentar resultados de pesquisa realizada no Campus Macaé do Instituto Federal Fluminense, na qual foram coletadas informações de estudantes que não concluíram o ensino técnico na instituição. A partir de referências que problematizam a desigualdade social e educacional, que consideram essas problemáticas enquanto processos inter-relacionados, foi elaborado questionário de pesquisa enviado para estudantes em condição de evasão, transferência, trancamento ou cancelamento de matrícula, com objetivo de conhecer a realidade deles e a(s) causa(s) para a saída precoce do curso. A apresentação e a análise dos principais motivos indicados por eles para a desistência são o objeto central deste texto.

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Biografia do Autor

  • Nadia Batista Corrêa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), Macaé/RJ
    Doutoranda em Educação na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) Campus Macaé/RJ – Brasil. E-mail: nbcorrea@gmail.com.
  • Juliana Marinho dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), Macaé/RJ
    Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Assistente em Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) Campus Macaé/RJ – Brasil. E-mail: jumarinhosantos@gmail.com.
  • Elvis Moura dos Santos Barreto
    Técnico em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) Campus Macaé. Licenciando em Geografia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Brasil. E-mail: elvismoura2011@gmail.com.
  • Victória Heringer de Souza
    Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) Campus Macaé. Estudante do curso de Fonoaudiologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Brasil. E-mail: vuctoriaheringer@gmail.com.

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Publicado

04-04-2023

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

CORRÊA, Nadia Batista; SANTOS, Juliana Marinho dos; BARRETO, Elvis Moura dos Santos; SOUZA, Victória Heringer de. Desistência dos estudantes no ensino técnico de nível médio: a experiência do Campus Macaé do Instituto Federal Fluminense. Revista Vértices, [S. l.], v. 25, n. 1, p. e25116323, 2023. DOI: 10.19180/1809-2667.v25n12023.16323. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/16323.. Acesso em: 4 dez. 2024.