A Educação Profissional na Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Norte: da Lei nº 5.692/1971 ao Programa Brasil Profissionalizado

Autores

  • José Moisés Nunes da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Natal/RN https://orcid.org/0000-0002-2799-6835
  • Suerda Maria Nogueira do Nascimento https://orcid.org/0000-0003-0415-8836
  • José Flavio de Freitas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Natal/RN

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v24n22022p295-315

Palavras-chave:

Educação profissional, Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Norte, Programa Brasil Profissionalizado

Resumo

O texto apresenta uma reflexão acerca da educação profissional na Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Norte. O objetivo é analisar a oferta dessa modalidade de educação desde a Lei n.º 5.692/1971 até o Programa Brasil Profissionalizado (PBP), a fim de situar o desenvolvimento da educação profissional na referida Rede. Metodologicamente, a pesquisa é qualitativa, sustentada por uma pesquisa bibliográfica (autores que discutem a temática) e documental (leis, decretos, resoluções, relatórios etc.), tendo a dialética como fio condutor de análise. Historicizou-se a oferta da educação profissional à luz da Lei n.º 5.692/1971 e da Lei n.º 9.394/1996 na Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Norte, identificando as suas especificidades, e discutiu-se a contribuição do PBP como indutor da expansão de matrículas na educação profissional na referida Rede. Os resultados apontam que desde a década de 1970 as ações estaduais nesse campo epistêmico foram tímidas; que o PBP foi decisivo na retomada e expansão da educação profissional na Rede; e que o Governo do Estado vem efetivando ações direcionadas à efetivação de uma política estadual de educação profissional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Moisés Nunes da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Natal/RN
    Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor de Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT) do quadro permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)  e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) - Natal/RN - Brasil. E-mail: jmns2008@hotmail.com
  • Suerda Maria Nogueira do Nascimento
    Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Natal/RN - Brasil. E-mail: suerda.mnascimento@gmail.com.
  • José Flavio de Freitas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Natal/RN
    Licenciado e Bacharel em Química. Professor de Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Natal/RN - Brasil. E-mail: flaviofreitas2903@gmail.com.  

Referências

ALMEIDA. M. D. O ensino de 2º grau no Rio Grande do Norte: democratização ou estagnação? Rev. Educação em Questão, Natal, v. 2, n. 2, p. 50-62, 1989. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/11527. Acesso em: 29 jul. 2022.

BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1961. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L4024.htm. Acesso em: 10 ago. 2020.

BRASIL. Lei n. 5.692, de 11 de agosto de 1971. Reforma do ensino de 1º e 2º graus. Brasília, 1971. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5692.htm. Acesso em: 10 ago. 2020.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 20 jan. 2021.

BRASIL. Decreto nº 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o § 2 º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1997. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D2208.htm. Acesso em: 14 fev. 2020.

BRASIL. Decreto 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os Arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Brasília, 2004. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Decreto/D5154.htm. Acesso em: 14 fev. 2020.

BRASIL. Decreto nº 6.302, de 12 de dezembro de 2007. Institui o Programa Brasil Profissionalizado. Ministério da Educação. Brasília, DF, 2007. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6302.htm. Acesso em: 14 fev. 2020.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Bookman, Artmed, 2006.

FELIPE, J. L. A.; CARVALHO, E. A. de. Atlas Escolar do Rio Grande do Norte: espaço geo-histórico e cultural. João Pessoa: Grafset, 2004.

FRIGOTTO, G. Formação Profissional no 2.º Grau: em busca do horizonte da educação politécnica. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 4, n. 4, p. 435-445, out./dez. 1988. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-311X1988000400012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/XPgPfsD5v7xSn8fZ9qBt6ys/?lang=pt. Acesso em: 29 jul. 2022.

GERMANO, J. W. Estado militar e educação no Brasil (1964-1985). 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

KOSIK, K. Dialética do concreto. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1976. 229 p.

KUENZER, A. Z. Ensino médio e profissional: as políticas do Estado neoliberal. São Paulo: Cortez, 1997.

KUENZER, A. Z. Ensino médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

MEDEIROS, D. V. et al. O ensino de 2º grau no Rio Grande do Norte: caracterização e perspectivas. Rev. Educação em Questão, Natal, v. 1, n. 2, p. 171-174, 1988. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/11915. Acesso em: 29 jul. 2022.

PACHECO, E. M. Os Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Natal, RN: Editora do IFRN, 2010.

RAMOS, M. N. A educação profissional pela pedagogia das competências e a superfície dos documentos oficiais. Educ. Soc., Campinas, v. 23, n. 80, p. 401-422, 2002. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302002008000020.

RAMOS, M. N. Educação profissional: história e legislação. Curitiba: IFPR, 2011.

RIO GRANDE DO NORTE. Conselho Estadual de Educação. Resolução nº 02/2002-CEE/RN, de 19 de julho de 2002. Fixa normas complementares para implementação da Educação Profissional em Nível Técnico no Sistema Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte. Natal, 2002a.

RIO GRANDE DO NORTE. Governo do Estado. Decreto n.º 16.592, de 18 de dezembro de 2002. Cria o Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire, em Natal. Natal, 2002b.

RIO GRANDE DO NORTE. Conselho Estadual de Educação. Resolução n.º 01/2015-CEE/CEB/RN, de 11 de fevereiro de 2015. Estabelece normas para a educação profissional técnica de nível médio e qualificação profissional, inclusive formação inicial e continuada para o Sistema Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte. Natal, 2015.

SILVA, J. M. N. Concepções de formação profissional técnica de nível médio adotadas pelo IFRN: especificidades e (des)continuidades. 2014. 196 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Educação, Natal, 2014. Disponível em: http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1814. Acesso em: 28 jul. 2022.

Publicado

16-09-2022

Edição

Seção

Dossiê Temático: “A pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica: temas, abordagens e fontes”

Como Citar

SILVA, José Moisés Nunes da; NASCIMENTO, Suerda Maria Nogueira do; FREITAS, José Flavio de. A Educação Profissional na Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Norte: da Lei nº 5.692/1971 ao Programa Brasil Profissionalizado. Revista Vértices, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 295–315, 2022. DOI: 10.19180/1809-2667.v24n22022p295-315. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/16988.. Acesso em: 22 nov. 2024.