“Projeto Educar para Ficar”: ações que legitimam políticas afirmativas no âmbito da Rede Federal de Ensino
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.20100022Palavras-chave:
Transtornos de aprendizagem, Inclusão, Rede Federal de EnsinoResumo
Este artigo focaliza um dos aspectos de extrema importância no universo escolar - os transtornos da aprendizagem - e os esforços que o Instituto Federal Fluminense vem empreendendo com a finalidade de propiciar a inclusão efetiva dos alunos portadores desses transtornos no contexto da aprendizagem real. Dentre essas iniciativas, o “Projeto Educar para Ficar”, foco deste trabalho, além de proporcionar tratamento no aspecto orgânico, emocional/relacional e cognitivo, com excelentes resultados, busca informar e sensibilizar os profissionais educadores da instituição, quanto à necessidade de identificar, apoiar e encaminhar os alunos para um atendimento especializado.Downloads
Referências
BOSSA, N. A. Fracasso escolar: um olhar psicopedagógico Porto Alegre: Artmed, 2002. 174 p. BBE.
BOSSA, N. A. Dificuldades de aprendizagem: o que são? Como tratá-las?. Porto Alegre: Artmed, 2000.
BRAZOROTTO, J. S. Dificuldades de aprendizagem. São Carlos, 2001. Texto apostilado, 2001
CALABRESI; COSTA. Alunos com dificuldades de aprendizagem atendidos no projeto educação especial: atividades de extensão, pesquisa e ensino. Disponível em: <http://www.prac.ufpb.br/anais/Icbeu_anais/anais/educacao/projetoeducacao>. Acesso em: 15 nov. 2008.
COOL et al. Desenvolvimento psicológico e educação: necessidades educativas especiais e aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. v.3.
FERNANDEZ. A. A Inteligência aprisionada. Porto Alegre: Artmed, 1991
GOMES, M.L. Do lugar ao não lugar: a re-invenção do conhecimento. 2002. Dissertação (Mestrado em Cognição e linguagem) - UENF, Campos dos Goytacazes, 2002.
PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. Trad. Maria A.M. D’Amorim; Paulo S.L. Silva. Rio de Janeiro: Forense, 1967.
PAÍN, S. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem.Trad. Ana Maria Neto Machado. Porto Alegre: Artmed, 1985
PAÍN, S. A função da ignorância. Porto Alegre: Artmed, 1999.
SANTOS, L. C.; MARTURANO, E. M. Crianças com dificuldade de aprendizagem: um estudo de seguimento. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v.12, n.2, p.377-394, 1999.
TEIXEIRA, G. Transtornos comportamentais na infância e na adolescência. Rio de Janeiro: Ed. Rubio, 2006.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).