“Projeto Educar para Ficar”: ações que legitimam políticas afirmativas no âmbito da Rede Federal de Ensino

Autores

  • Cristina Barreto Tavares IF Fluminense
  • Maria Lúcia Moreira Gomes IF Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20100022

Palavras-chave:

Transtornos de aprendizagem, Inclusão, Rede Federal de Ensino

Resumo

Este artigo focaliza um dos aspectos de extrema importância no universo escolar - os transtornos da aprendizagem - e os esforços que o Instituto Federal Fluminense vem empreendendo com a finalidade de propiciar a inclusão efetiva dos alunos portadores desses transtornos no contexto da aprendizagem real. Dentre essas iniciativas, o “Projeto Educar para Ficar”, foco deste trabalho, além de proporcionar tratamento no aspecto orgânico, emocional/relacional e cognitivo, com excelentes resultados, busca informar e sensibilizar os profissionais educadores da instituição, quanto à necessidade de identificar, apoiar e encaminhar os alunos para um atendimento especializado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cristina Barreto Tavares, IF Fluminense
    Assistente Social do IF Fluminense campus Campos Centro, terapeuta familiar, pós-graduanda em Psicopedagogia e Pedagogia Empresarial e uma das coordenadoras do “Projeto Educar para Ficar”.
  • Maria Lúcia Moreira Gomes, IF Fluminense
    Técnica em Assuntos Educacionais do IF Fluminense campus Campos Centro, professora universitária, mestra em Cognição e Linguagem, Especialista em Língua Portuguesa, Educação a Distância, pós-graduanda em Psicopedagogia e Pedagogia Empresarial e uma das coordenadoras do “Projeto Educar para Ficar”.

Referências

BOSSA, N. A. Fracasso escolar: um olhar psicopedagógico Porto Alegre: Artmed, 2002. 174 p. BBE.

BOSSA, N. A. Dificuldades de aprendizagem: o que são? Como tratá-las?. Porto Alegre: Artmed, 2000.

BRAZOROTTO, J. S. Dificuldades de aprendizagem. São Carlos, 2001. Texto apostilado, 2001

CALABRESI; COSTA. Alunos com dificuldades de aprendizagem atendidos no projeto educação especial: atividades de extensão, pesquisa e ensino. Disponível em: <http://www.prac.ufpb.br/anais/Icbeu_anais/anais/educacao/projetoeducacao>. Acesso em: 15 nov. 2008.

COOL et al. Desenvolvimento psicológico e educação: necessidades educativas especiais e aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. v.3.

FERNANDEZ. A. A Inteligência aprisionada. Porto Alegre: Artmed, 1991

GOMES, M.L. Do lugar ao não lugar: a re-invenção do conhecimento. 2002. Dissertação (Mestrado em Cognição e linguagem) - UENF, Campos dos Goytacazes, 2002.

PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. Trad. Maria A.M. D’Amorim; Paulo S.L. Silva. Rio de Janeiro: Forense, 1967.

PAÍN, S. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem.Trad. Ana Maria Neto Machado. Porto Alegre: Artmed, 1985

PAÍN, S. A função da ignorância. Porto Alegre: Artmed, 1999.

SANTOS, L. C.; MARTURANO, E. M. Crianças com dificuldade de aprendizagem: um estudo de seguimento. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v.12, n.2, p.377-394, 1999.

TEIXEIRA, G. Transtornos comportamentais na infância e na adolescência. Rio de Janeiro: Ed. Rubio, 2006.

Downloads

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

TAVARES, Cristina Barreto; GOMES, Maria Lúcia Moreira. “Projeto Educar para Ficar”: ações que legitimam políticas afirmativas no âmbito da Rede Federal de Ensino. Revista Vértices, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 71–90, 2010. DOI: 10.5935/1809-2667.20100022. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20100022.. Acesso em: 21 nov. 2024.