A reconfiguração do aprender diante da nova ordem mundial
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.20070002Palavras-chave:
Inovação tecnológica, Sociedade do conhecimento, Educação a distânciaResumo
A profunda transformação que sofre a sociedade, motivada por uma revolução de ordem ecnológica, é um processo irreversível que exige nova postura na obtenção de informações e na construção do conhecimento. A manipulação não linear de informações, o uso de redes de comunicação e dos recursos multimídias possibilitam a aquisição do conhecimento, assim como o desenvolvimento de diferentes modos de representação e de interpretação da realidade, despertando possibilidades, desvendando o imaginário, afrontando o tempo, recriando o espaço.Downloads
Referências
ANTUNES, Celso. Como transformar informações em conhecimento. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
AUGÉ, Marc. Não-lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. São Paulo: Papirus, 1994.
BAUDRILLARD, Jean. A troca impossível. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.
BAUDRILLARD, Jean. Da sedução. Campinas, SP: São Paulo: Papirus, 1991.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 1998.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro: Editora 34, 1990.
LÉVY, P. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.
LÉVY, P. O que é o virtual?. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.
NEGROPONTE, Nicholas. A vida digital. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
PARENTE, A. O virtual e o hipertextual. Rio de Janeiro: Pazulin, 1999.
PERRIAULT, J. La communication du savoir à distance. Paris: L’Harmattan, 1996.
RAMAL, Andréa Cecília. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.
WIENER, N. Cibernética e sociedade: o uso humano dos seres humanos. São Paulo: Cultrix, 1954.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).