Um Percurso Musical: dos lundus à sonoridade buarqueana

Autores

  • Arlete Parrilha Sendra UENF
  • Luciana Ferreira Tavares Rede Estadual de Ensino

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20110015

Palavras-chave:

Música Popular Brasileira, Chico Buarque, Composições Melódicas

Resumo

Este artigo aborda a trajetória histórico-social da Música Popular Brasileira – MPB – até a entrada, em cena, de Chico Buarque de Hollanda. A relevância do tema se impõe por ser um resgate dos diversos momentos musicais e do que esses momentos trazem de brasilidade. Suas composições melódicas são marcadas ora por recursos estéticos de base erudita – voltados para uma leitura verticalizada de sua obra no que tange à sua disposição poética e ao seu desenho melódico, ora os de base popular – voltados para um diálogo com o povo, trazendo à tona uma polifonia rítmica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Arlete Parrilha Sendra, UENF
    Pós-doutora em semiótica, Doutora em Literatura de Língua Portuguesa, mestre em Literatura Brasileira e graduada em letras clássicas (português, latim e grego). Atualmente, é docente e pesquisadora da UENF e membro da Academia Campista de Letras.
  • Luciana Ferreira Tavares, Rede Estadual de Ensino
    Mestranda do Curso de Cognição e Linguagem (UENF), Pós-graduada em Administração Pública: Gestão Patrimonial e Diagnóstico de Instalações Escolares e graduada em letras (português e literatura de língua portuguesa). Professora da Rede Estadual de Ensino e do Curso Pró-Cefet

Referências

ANDRADE, Mario de. Modinhas imperiais. São Paulo: Editora Martins, 1964.

BABO, Lamartine. História do Brasil. Disponível em: <http://letras.terra.com.br/lamartine-babo>. Acesso em: 4 abr. 2011.

BATISTA, Wilson. Biografia. Disponível em: http://www.letras.com.br/biografia/wilson-batista. Acesso em: 29 mar. 2011.

BATISTA, Wilson. Chico Brito. Disponível em: http://www. letras.com.br/wilson-batista/chico-brito. Acesso em: 29 mar. 2011.

BAUMAN, Zygmunt. Identidade. Trad. de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

CAMPOS, Augusto de. Balanço da bossa e outras bossas. São Paulo: Perspectiva, 2008.

CARLOS JOBIM, Antonio. Matita Perê. Disponível em: <http://letras.terra.com.br/tom-jobim>. Acesso em: 29 mar. 2011.

ECO, Umberto. Apocalípticos e integrado. Trad. de Pérola Carvalho. São Paulo: Perspectiva, 2008.

FERNANDES, Rinaldo de. (Org). Chico Buarque do Brasil: textos sobre as canções, o teatro e a ficção de um artista brasileiro. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método: Traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Trad. de Flávio Paulo Meurer. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.

GALVÃO, Walnice Nogueira. Saco de gatos: ensaios críticos. São Paulo: Duas Cidades, 1976.

GILBERTO, João. Chega de Saudade. Disponível em: <http://letras.terra.com.br/joao-gilberto>. Acesso em: 4 abr. 2011.

GONZAGA, Chiquinha. Ô Abre Alas. Disponível em: <http://www.letras.com.br/chiquinha- gonzaga/o - abre-alas>. Acesso em: 27 mar. 2011.

GUÉRIOS, Paulo Renato. Heitor Villa-Lobos e o ambiente artístico parisiense: convertendo-se em um músico brasileiro. Revista Mana [online], Rio de Janeiro, v.9, n.1, p. 81-108, 2003.

HOLANDA, Sergio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

HOMEM, Wagner. História de Canções. São Paulo: Leya, 2009.

MARTINS, Herivelto. Ave Maria no Morro. Disponível em: <http://letras.terra.com.br/herivelto-martins>. Acesso em: 29 mar. 2011.

MORAES, Vinicius de. Antologia Poética. Rio de Janeiro: A Noite, 1960.

MOURA, Roberto. Tia Ciata e a Pequena África no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1983.

NESTROVSKI, Arthur. (Org). Lendo Música: 10 ensaios sobre 10 canções. São Paulo: Publifolha, 2007.

PERRONE, Charles A. Letras e letras da MPB. Rio de Janeiro: ELO, 1988.

ROCHA VIANA, Alfredo da. Carinhoso. Disponível em: <http://letras.terra.com.br/pixinguinha>. Acesso em: 4 abr. 2011.

ROSA, Noel. Conversa de Botequim. Disponível em: <http://www.paixaoeromance.com/conversabotequim.htm>. Acesso em: 4 abr. 2011.

SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal. São Paulo: Iluminuras, 2005.

SANTOS, Ernesto dos. Pelo Telefone. Disponível em: <http://letras.terra.com.br/donga>. Acesso em: 1 abr. 2011.

SENDRA, Arlete Parrilha. Embornal – de ensaios literários para leituras a granel. Campos dos Goytacazes: Academia Campista de Letras, 2010.

SEVERIANO, Jairo. Uma história da música popular brasileira: das origens à modernidade. São Paulo: Ed. 34, 2008.

SILVA, Anazildo Vasconcelos da. Quem canta comigo: representações do social na poesia de Chico Buarque. Rio de Janeiro: Garamond, 2010.

SODRÉ, Muniz. Samba, o dono no corpo. Rio de Janeiro: Mauad, 1998.

SOUZA, Tárik de. O Som Nosso de Cada Dia. Porto Alegre: L&PM, 1983.

SOUZA, Tárik de. Melodias elaboradas em meio à folia carnavalesca. Disponível em: <http://cliquemusic.uol.com.br/materias/ver/marcharancho>. Acesso em: 29 mar. 2011.

SOUZA, Tárik de. O Som do Pasquim: grandes entrevistas com os astros da música popular brasileira. Rio de Janeiro: Codecri, 1976.

TATIT, Luiz. O Século da Canção. Cotia: Ateliê Editorial, 2004.

TATIT, Luiz. O Cancionista. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 2002.

TINHORÃO, José Ramos. História Social da Música Popular Brasileira. São Paulo: Ed. 34, 1998.

TINHORÃO, José Ramos. Os Sons dos Negros no Brasil. São Paulo: Art Editora, 1988.

WISNIK, José Miguel. O som e o sentido. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

Downloads

Publicado

26-10-2011

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

SENDRA, Arlete Parrilha; TAVARES, Luciana Ferreira. Um Percurso Musical: dos lundus à sonoridade buarqueana. Revista Vértices, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 79–100, 2011. DOI: 10.5935/1809-2667.20110015. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20110015.. Acesso em: 22 nov. 2024.