A mercadoria design: o telos estético do empresariado brasileiro

Autores/as

  • Marcos Antonio Esquef Maciel

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20120023

Palabras clave:

Design. Mercadoria. Formação profissional.

Resumen

Este artigo é fruto de uma organização com base em um livro do autor, com uma síntese de suas ideias centrais, em que se buscou compreender as relações sociais de produção do Design no Brasil. Refletimos sobre tais aspectos, considerando as premissas analíticas do método materialista histórico e dialético. Tais questões buscam ampliar o interesse público a fim de consolidar o debate em torno do tema que ora se expõe. Ademais, estão presentes análises relativas à subordinação do caráter do trabalho de Design, contradições, e possíveis digressões desta área sob os interesses estratégicos da classe dominante na sua formação.

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Biografía del autor/a

  • Marcos Antonio Esquef Maciel
    Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Professor do Instituto Federal Fluminense - Campos dosGoytacazes/RJ - Brasil

Publicado

26-10-2012

Número

Sección

Artículos Originales

Cómo citar

MACIEL, Marcos Antonio Esquef. A mercadoria design: o telos estético do empresariado brasileiro. Revista Vértices, [S. l.], v. 14, n. 1 Especial, p. 231–262, 2012. DOI: 10.5935/1809-2667.20120023. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20120023.. Acesso em: 22 jul. 2024.