Educação a Distância: Aprendizagem Facilitada pelo Computador
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.20120030Palavras-chave:
EaD, Internet, Tecnologia, Ambiente virtualResumo
O avanço da internet e o aparecimento de novas tecnologias educacionais, como os dispositivos móveis, entre outros, ultrapassaram as fronteiras da sala de aula, permitindo o surgimento de ambientes virtuais direcionados a serviços públicos de ensino, o aumento da interatividade e, consequentemente, o acesso do aluno à Educação a Distância (EaD). O objetivo deste artigo é discutir o avanço do uso das redes tecnológicas, por meio do computador e/ou dos dispositivos móveis aplicados nas instituições. Como resultado encontra-se a transmissão de informações no ambiente virtual, de enorme valia para o processo de ensino-aprendizagem.Downloads
Referências
ALAVA, Séraphin (Org.). Ciberespaço e formações abertas: rumo a novas práticas educacionais?. Porto Alegre: Artmed, 2002.
ARETIO, Lorenzo Garcia. Educación a distancia hoy. Madrid: UNED, 1994.
BEHAR, Patrícia Alejandra. Modelos pedagógicos em educação à distância. Porto Alegre: ArtMed, 2009.
BOLZANI, Caio Augustus Morais. Residências Inteligentes. São Paulo: Ed Livraria Física, 2004.
BORNIA, Antonio Cesar et al. Custos na educação a distância da UFSC: um estudo referente ao curso de graduação em Ciências Contábeis. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA. 8., 2008. Disponível em: <http://www.aedb.br/seget/artigos08/49_Custos%20na%20educacao%20a%20distancia%20da%20UFSC_Seget.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2011.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96.
COELHO, Marly de Oliveira; MIRANDA, Alair dos Anjos. Ensino/aprendizagem:uma análise da prática docente. Disponível em: <http://www.dialogica.ufam.edu.br/PDF/no2/ensinoaprendizagem_marly.pdf> Acesso em: 10 out. 2011.
CUNHA, P. C.; NEVES, A. M.; PINTO; R. C. O Projeto Virtus e a Construção de Ambientes Virtuais de Estudo Cooperativo. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2000.
DEMO, Pedro. Habilidades do Século XXI. Boletim Técnico - SENAC, Rio de Janeiro, v. 34, n.2, maio/ago. 2008.
LUCENA, Carlos; FUKS, Hugo. A educação na era da internet. Rio de Janeiro: Clube do Futuro, 2000.
LUCENA, Marisa. Um modelo de escola aberta na Internet: kidlink no Brasil. Rio de Janeiro: Brasport, 1997.
MAIA, Marta de Campos; MEIRELLES, Fernando de Souza. Tecnologia de Informação e Comunicação aplicada à Educação. 2009. TIC aplicada à Educação. In: ACORNREDECOM Conference, 3., Set 04-05rd 2009, Mexico City. Proceedings…
MAIA, M. Educação a Distância. Revista GV-Executivo, v.6, n. 5, set./out. 2007.
MATTA, Alfredo Eurico Rodrigues. Comunidades em rede de computadores: abordagem para a Educação a Distância - EAD acessível a todos. Revista eletrônica da Abed, 30 abr. 2003. Disponível em: <http://www.abed.org.br/revistacientifica/revista_pdf_doc/2003_comunidades_rede_computadores_alfredo_matta.pdf>. Acesso em: 24 abr. 2010.
MOORE, M. G.; KEARSLEY, G. Distance Education: A systems view. Boston: Wadsworth Publishing Company, 1996.
MORAN, José Manuel. A Educação que desejamos. Campinas / SP: Papirus Editora. 2007.
NISKIER, Arnaldo. Educação à distância: a tecnologia da esperança; políticas e estratégias a implantação de um sistema nacional de educação aberta e a distância. São Paulo: Loyola, 1999.
PALLOFF, Rena M.; PRATT, K. O Aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on line. Porto Alegre: Artmed, 2004.
RNP, Rede Nacional de Ensino e Pesquisas. Novidades sobre a Educação a Distância (EaD). Publicado em: 30/02/2002. Disponível em: <http://www.rnp.br/noticias/imprensa/2002/not-imp-021030.html> Acesso em: 15 abr. 2010.
SANCHO, Juana M. Para uma tecnologia educacional. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
SARLO, Lino da Silva. Virtual Private Network. São Paulo: Novatec, 2003.
SILVA, Marcos (Org.). Educação On-line: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Loyola, 2003.
SILVA, M. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2000.
SILVA, Daniel da; FRANCO, Carla E. de Castro; AVELINO, Diogo Florenzano. Aplicação da tecnologia de acesso remoto no Ensino à distância. Disponível em: <http://www.aedb.br/seget/artigos06/342_Artigo_SeGET_EAD.pdf> Acesso em: 19 set. 2011.
SOARES, Luiz Fernado et al. Redes de computadores: Das LANs, MANs e WANs às redes ATM. Rio de Janeiro: Ed Campus, 1995.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).