Dispositivos móveis: um facilitador no processo ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.19180/1809-2667.v18n216-09Palavras-chave:
Dispositivos móveis, Ensino-aprendizagem, Novas Tecnologias, Educação a Distância (EaD)Resumo
Este estudo propõe o uso da tecnologia dos dispositivos móveis como ferramenta para interação entre aluno-aluno, aluno-professor e professor-professor no processo ensino-aprendizagem de forma a viabilizar uma aprendizagem mais efetiva, além de reproduzir e apresentar análises estatísticas já feitas que visam facilitar o entendimento de quais circunstâncias favorecem o processo de ensino-aprendizagem a partir da utilização de dispositivos móveis. Pode-se perceber que a tecnologia não garante a construção de conhecimento, pois o uso desta ferramenta de forma inadequada implicará em barreiras e dificuldades relacionadas ao desenvolvimento de uma aprendizagem efetiva. A soma da versatilidade de aplicação e adaptabilidade às diversas atividades, propicia a Educação a Distância (EaD), a promoção da integração curricular, a quebra de barreiras entre as disciplinas e entre as diversas culturas, enriquecendo a formação dos alunos e contribuindo para elevar o nível cultural e tecnológico dos educandos. Como resultado, apoiado nos dados estatísticos, pode-se observar que este método tem apresentado uma interação entre os participantes.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Suélly Lima Santos, Nilson Sérgio Peres Stahl, Marco Antonio G. T. da Silva, Leonardo Carneiro Sardinha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).