Rede Nacional de Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada – Rede CERTIFIC

Autores

  • Luiz Augusto Caldas Pereira Instituto Federal Fluminense
  • Sônia da Costa Universidade Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20120056

Palavras-chave:

.

Resumo

.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiz Augusto Caldas Pereira, Instituto Federal Fluminense
    Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Faculdade de Filosofia de Campos (1986), graduação em Licenciatura em Disciplinas Técnicas pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (1987) e mestrado em Planejamento e Gestão de Cidades pela Universidade Cândido Mendes (2003). Foi Diretor de Políticas da SETEC/MEC do Ministério da Educação. É professor da Educação Básica Técnica e Tecnológica e Reitor na gestão 2012/2015 do Instituto Federal Fluminense – Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. E-mail: lcaldas@iff.edu.br.
  • Sônia da Costa, Universidade Santa Maria
    Doutora em Educação pela UFRGS. Professora da Universidade Santa Maria. Cedida ao Ministério de Ciência e Tecnologia - Brasil.

Referências

AYRES, Bruno R.C. Os centros de voluntários brasileiros vistos como uma rede organizacional baseada no fluxo de informações. Revista de Ciência da Informação, v.2, n.1, fev. 2001.

BRASIL. MEC. LDB passo a passo. 3ª edição atualizada até 31 ago. 2009.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

ESTEBAN, M. T.(Org.). Escola, Currículo e avaliação. São Paulo: Cortez, 2003. (Série Cultura Memória e currículo; v. 5).

ESTEBAN, M. T. (Org.). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

FERNANDES, D. Avaliação das Aprendizagens: Desafios às Teorias, Práticas e Políticas. Lisboa: Texto Editora, 2005.

GADOTTI, M. Educação e poder: Introdução à Pedagogia do conflito. São Paulo: Cortez, 1984.

GARCIA, C. Marcelo. La Formación inicial y Permanente de los Educadores. Conselo Escolar Del Estado. Los educadores em la sociedad Del siglo XXI. Madri: Ministério de Educación, Cultura y Deporte, 2002. p. 161-194.

GAZETA do Povo. Escolha pela ascensão profissional. Disponível em: www.gazetadopovo.com.br/ensino/conteudo. Acesso em: 14 out. 2009.

GOMES, S. Tessituras Docentes da Avaliação Formativa. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, 2003.

JORBA, J.; SANMARTI, N. A Função Pedagógica da Avaliação. In: JORBA, J.; SANMARTI, N. Avaliação como Apoio à Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2003.

LUCKESI, C. Avaliação da Aprendizagem Escolar. São Paulo: Cortez, 2002.

MATUI, J. Construtivismo: Teoria Construtivista Sócio-histórica Aplicada ao Ensino. São Paulo: Moderna, 1995.

OLIVIERI, L. A importância histórico-social das Redes. Rede de Informações para o Terceiro Setor, jan. 2003.

ONOFRI, M. Conhecimento prático: Autoeficácia e qualidade de ensino. Um estudo multi caso em professores de educação física. Dissertação (Doutorado em Ciências da Educação) - Faculdade de Motricidade Humana/Universidade Técnica de Lisboa, 2000. v. 1.

PERRENOUD, P. Avaliação: da Excelência à Regulação das Aprendizagens, Entre Duas Lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.

SILVA, M. C. A Avaliação Formativa e Somativa: um Estudo Comparativo de seus efeitos no Rendimento Escolar na Retenção das Aprendizagens e na Atitude do Aluno. Porto Alegre: Dissertação de Mestrado de Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1979.

SILVA, E. A. Avaliação Formativa por meio da tutoria por alunos: Efeitos no desempenho Cognitivo e no Nível de Satisfação dos Aprendizes. Brasília: Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Brasília, 2006.

VASCONCELLOS, C. S. Avaliação Concepção Dialética-Libertadora do Processo de Avaliação Escolar. São Paulo: Cadernos Pedagógicos do Libertad, 2000. v.3.

VIANNA, H. M. Avaliação educacional: Teoria, Planejamento, Modelos. São Paulo: IBRASA, 2000.

VILLASBOAS, B. M. Portifólio, Avaliação e Trabalho pedagógico.

Downloads

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

PEREIRA, Luiz Augusto Caldas; COSTA, Sônia da. Rede Nacional de Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada – Rede CERTIFIC. Revista Vértices, [S. l.], v. 14, n. 2 Especial, p. 239–257, 2012. DOI: 10.5935/1809-2667.20120056. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20120056.. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)