Rede Nacional de Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada – Rede CERTIFIC
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.20120056Palavras-chave:
.Resumo
.Downloads
Referências
AYRES, Bruno R.C. Os centros de voluntários brasileiros vistos como uma rede organizacional baseada no fluxo de informações. Revista de Ciência da Informação, v.2, n.1, fev. 2001.
BRASIL. MEC. LDB passo a passo. 3ª edição atualizada até 31 ago. 2009.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
ESTEBAN, M. T.(Org.). Escola, Currículo e avaliação. São Paulo: Cortez, 2003. (Série Cultura Memória e currículo; v. 5).
ESTEBAN, M. T. (Org.). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
FERNANDES, D. Avaliação das Aprendizagens: Desafios às Teorias, Práticas e Políticas. Lisboa: Texto Editora, 2005.
GADOTTI, M. Educação e poder: Introdução à Pedagogia do conflito. São Paulo: Cortez, 1984.
GARCIA, C. Marcelo. La Formación inicial y Permanente de los Educadores. Conselo Escolar Del Estado. Los educadores em la sociedad Del siglo XXI. Madri: Ministério de Educación, Cultura y Deporte, 2002. p. 161-194.
GAZETA do Povo. Escolha pela ascensão profissional. Disponível em: www.gazetadopovo.com.br/ensino/conteudo. Acesso em: 14 out. 2009.
GOMES, S. Tessituras Docentes da Avaliação Formativa. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, 2003.
JORBA, J.; SANMARTI, N. A Função Pedagógica da Avaliação. In: JORBA, J.; SANMARTI, N. Avaliação como Apoio à Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2003.
LUCKESI, C. Avaliação da Aprendizagem Escolar. São Paulo: Cortez, 2002.
MATUI, J. Construtivismo: Teoria Construtivista Sócio-histórica Aplicada ao Ensino. São Paulo: Moderna, 1995.
OLIVIERI, L. A importância histórico-social das Redes. Rede de Informações para o Terceiro Setor, jan. 2003.
ONOFRI, M. Conhecimento prático: Autoeficácia e qualidade de ensino. Um estudo multi caso em professores de educação física. Dissertação (Doutorado em Ciências da Educação) - Faculdade de Motricidade Humana/Universidade Técnica de Lisboa, 2000. v. 1.
PERRENOUD, P. Avaliação: da Excelência à Regulação das Aprendizagens, Entre Duas Lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
SILVA, M. C. A Avaliação Formativa e Somativa: um Estudo Comparativo de seus efeitos no Rendimento Escolar na Retenção das Aprendizagens e na Atitude do Aluno. Porto Alegre: Dissertação de Mestrado de Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1979.
SILVA, E. A. Avaliação Formativa por meio da tutoria por alunos: Efeitos no desempenho Cognitivo e no Nível de Satisfação dos Aprendizes. Brasília: Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Brasília, 2006.
VASCONCELLOS, C. S. Avaliação Concepção Dialética-Libertadora do Processo de Avaliação Escolar. São Paulo: Cadernos Pedagógicos do Libertad, 2000. v.3.
VIANNA, H. M. Avaliação educacional: Teoria, Planejamento, Modelos. São Paulo: IBRASA, 2000.
VILLASBOAS, B. M. Portifólio, Avaliação e Trabalho pedagógico.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).