Por que o Brasil precisa das cotas? Uma análise do ingresso de estudantes cotistas na Universidade Estadual do Norte Fluminense/UENF
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.20140025Palavras-chave:
Educação. Cotas. Políticas públicas. Universidade.Resumo
Neste artigo são apresentados os resultados de um estudo sobre o sistema de cotas na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). As cotas na UENF abarcam os seguintes beneficiários após a comprovação de carência: estudantes de escola pública, negros, indígenas, deficientes e filhos de policiais militares mortos ou incapacitados em serviço. O estudo centrou-se na análise comparativa dos vestibulares de 2008 e 2009. Foi analisada a relação entre a oferta e a demanda de vagas e também as notas de aprovação. A análise revelou que há uma demanda maior por cotas nos cursos em que a relação candidato/vaga é maior e que em muitos cursos as cotas são desnecessárias para a aprovação.Downloads
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