Análise das ações da robótica educacional no âmbito da educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.19180/1809-2667.v25n32023.21140Palavras-chave:
robótica educacional, educação ambiental, interdisciplinaridadeResumo
A Educação Ambiental deve ser promovida de maneira interdisciplinar e transversal que, ao ser viabilizada por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), proporciona ainda aos educandos o pensamento crítico e o estímulo na busca por soluções de problemas no ambiente em que estão inseridos. Nesse sentido, o presente estudo consiste na realização de um levantamento e análise das ações da robótica educacional na promoção da educação ambiental. A partir de trabalhos publicados entre 2010 e 2020, identificaram-se todas as ações que de alguma forma colaboraram com a promoção da interdisciplinaridade e com a conscientização ambiental, sintetizando as ações positivas a fim de disseminá-las e propondo possíveis alternativas em ações adversas. Os resultados demonstram que o uso da robótica educacional na promoção da educação ambiental representa o avanço do ensino formal, além de proporcionar aos educandos pensamentos críticos e portar-se de maneira consciente sobre questões ambientais, sociais, entre outras. Ademais, visa se aproximar do ensino transversal e interdisciplinar proposto pela Política Nacional da Educação Ambiental.Downloads
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