Análise das ações da robótica educacional no âmbito da educação ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v25n32023.21140

Palavras-chave:

robótica educacional, educação ambiental, interdisciplinaridade

Resumo

A Educação Ambiental deve ser promovida de maneira interdisciplinar e transversal que, ao ser viabilizada por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), proporciona ainda aos educandos o pensamento crítico e o estímulo na busca por soluções de problemas no ambiente em que estão inseridos. Nesse sentido, o presente estudo consiste na realização de um levantamento e análise das ações da robótica educacional na promoção da educação ambiental. A partir de trabalhos publicados entre 2010 e 2020, identificaram-se todas as ações que de alguma forma colaboraram com a promoção da interdisciplinaridade e com a conscientização ambiental, sintetizando as ações positivas a fim de disseminá-las e propondo possíveis alternativas em ações adversas. Os resultados demonstram que o uso da robótica educacional na promoção da educação ambiental representa o avanço do ensino formal, além de proporcionar aos educandos pensamentos críticos e portar-se de maneira consciente sobre questões ambientais, sociais, entre outras. Ademais, visa se aproximar do ensino transversal e interdisciplinar proposto pela Política Nacional da Educação Ambiental.

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Biografia do Autor

  • Amanda de Souza Eiras
    Bacharelanda em Engenharia Ambiental no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) Campus Campos Guarus – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: amanda.eiras@gsuite.iff.edu.br.
  • Rayssa Vieira Rios Sardinha Rangel
    Bacharelanda em Engenharia Ambiental no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) Campus Campos Guarus – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: rayssavieirarios1@gmail.com.
  • Rogerio de Avellar Campos Cordeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), Campos dos Goytacazes/RJ
    Mestre em Engenharia de Produção (UENF). Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) Campus Campos Guarus – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: ravellar@gmail.com.

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Publicado

25-01-2024

Edição

Seção

Artigos de revisão

Como Citar

EIRAS, Amanda de Souza; RANGEL, Rayssa Vieira Rios Sardinha; CORDEIRO, Rogerio de Avellar Campos. Análise das ações da robótica educacional no âmbito da educação ambiental. Revista Vértices, [S. l.], v. 25, n. 3, p. e25321140, 2024. DOI: 10.19180/1809-2667.v25n32023.21140. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/21140.. Acesso em: 4 dez. 2024.