A importância da liderança na gestão escolar: um estudo no Campus Avançado de Maricá do Instituto Federal Fluminense
DOI:
https://doi.org/10.19180/1809-2667.v26n12024.21930Palavras-chave:
liderança, gestão escolar, educação profissional e tecnológicaResumo
Este trabalho é proveniente da dissertação apresentada ao programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do IFFluminense. O objetivo foi analisar qual era a percepção, dos servidores gestores do Campus Avançado Maricá do IFFluminense, a respeito do tema liderança na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A população estudada foi de 09 (nove) servidores e a pesquisa ocorreu no segundo semestre de 2023. A metodologia do estudo desenvolveu-se por meio de uma pesquisa bibliográfica, descritiva, de natureza qualitativa. Também foi realizada uma pesquisa de campo, tendo como instrumento de coleta de dados, um questionário impresso, contendo questões estruturadas e semiestruturadas. Na análise das respostas semiestruturadas do questionário, utilizou-se a análise de conteúdo. Os resultados apontaram que os gestores, que participaram do estudo, entendem a liderança como uma atitude, uma habilidade ou uma capacidade. Foi possível identificar com base nas respostas dos participantes alguns fatores importantes: contribuições da liderança para a melhoria da gestão escolar e contribuições da associação entre liderança e gestão escolar para melhoria do ensino na EPT.Downloads
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