A importância da liderança na gestão escolar: um estudo no Campus Avançado de Maricá do Instituto Federal Fluminense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v26n12024.21930

Palavras-chave:

liderança, gestão escolar, educação profissional e tecnológica

Resumo

Este trabalho é proveniente da dissertação apresentada ao programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do IFFluminense. O objetivo foi analisar qual era a percepção, dos servidores gestores do Campus Avançado Maricá do IFFluminense, a respeito do tema liderança na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A população estudada foi de 09 (nove) servidores e a pesquisa ocorreu no segundo semestre de 2023. A metodologia do estudo desenvolveu-se por meio de uma pesquisa bibliográfica, descritiva, de natureza qualitativa. Também foi realizada uma pesquisa de campo, tendo como instrumento de coleta de dados, um questionário impresso, contendo questões estruturadas e semiestruturadas. Na análise das respostas semiestruturadas do questionário, utilizou-se a análise de conteúdo. Os resultados apontaram que os gestores, que participaram do estudo, entendem a liderança como uma atitude, uma habilidade ou uma capacidade. Foi possível identificar com base nas respostas dos participantes alguns fatores importantes: contribuições da liderança para a melhoria da gestão escolar e contribuições da associação entre liderança e gestão escolar para melhoria do ensino na EPT.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Antônio Carlos da Silva, Instituto Federal Fluminense
    Administrador no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Avançado Maricá. Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Instituto Federal Fluminense – Brasil. E-mail: acscederj@gmail.com.  
  • Severino Joaquim Correia Neto, Instituto Federal Fluminense
    Doutor em Ciências da Educação. Professor do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Instituto Federal Fluminense Campus Macaé/RJ – Brasil. E-mail: profnetoseverino@gmail.com.

Referências

ARAÚJO, M. C. M. Gestão escolar. Curitiba: IESDE, 2009.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reta e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

BENTO, A.; RIBEIRO, M. I. A liderança escolar a três dimensões: diretores, professores e alunos. Bragança: Ideias em prática, 2013. Disponível em: https://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/9560. Acesso em: 27 set. 2023.

BERNARDY, T. A. S.; SOCREPPA, A.; SILVA, E. Estilos de liderança predominante nos coordenadores de curso de uma instituição de educação superior. Revista Húmus, v. 6, n. 18, 2016. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/6326. Acesso em: 24 nov. 2023.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 24 nov. 2023.

BRASIL. Lei nº 12.677, de 25 de junho de 2012. Dispõe sobre a criação de cargos efetivos, cargos de direção e funções gratificadas no âmbito do Ministério da Educação, destinados às instituições federais de ensino e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12677.htm. Acesso em: 24 nov. 2023.

CALVOSA, M. V. D.; FERREIRA, M. Liderança: Representações sociais e modelos mentais dos séculos XX e XXI. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), v. 29, p. 224-260, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-2311.377.125771. Disponível em: https://www.scielo.br/j/read/a/RPZQkSQWxpbs7VnR65ZbvxF/?lang=pt. Acesso em: 17 jun. 2024.

CHIAVENATO, I. Administração geral e pública. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9. ed. Barueri/SP: Manole, 2014.

COSTA, J. A.; CASTANHEIRA, P. A liderança na gestão das escolas: contributos de análise organizacional. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE, v. 31, n. 1, p. 13-44, 2015. DOI: https://doi.org/10.21573/vol31n12015.58912. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/58912. Acesso em: 24 nov. 2023.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE. Portaria nº 2, de 6 de janeiro de 2021. Disponível em: http://cdd.iff.edu.br/documentos/portarias/reitoria/gabinete/2021/janeiro/portaria-1. Acesso em: 24 nov. 2023.

INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE. Portaria nº 804, de 24 de agosto de 2023. Disponível em: https://cdd.iff.edu.br/documentos/portarias/reitoria/gabinete/2023/agosto/portaria-92. Acesso em: 24 nov. 2023.

LIBÂNEO, J. C. Práticas de organização e gestão da escola: objetivos e formas de funcionamento a serviço da aprendizagem de professores e alunos. Cascavel, PR: Secretaria Municipal de Educação de Cascavel (PR), 2015. Disponível em: http://www.cascavel.pr.gov.br/arquivos/11022015_jose_carlos_libaneo_i.pdf. Acesso em: 26 nov. 2023.

LÜCK, H. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.

LÜCK, H. Liderança em gestão escolar. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. (Cadernos de Gestão; v. IV).

MARTINS, D. L. C. C. Desenvolvimento gerencial e liderança. Indaial: UNIASSELVI, 2015. E-book. Disponível em: https://www.uniasselvi.com.br/extranet/layout/request/trilha/materiais/livro/livro.php?codigo=21563. Acesso em: 24 nov. 2023.

MINAYO, M. C. S. Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa: consensos e controvérsias. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v. 5, n. 7, p. 1-12, 2017. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/82. Acesso em: 24 nov. 2023.

OLIVEIRA, I. C.; VASQUES-MENEZES, I. Revisão de literatura: o conceito de gestão escolar. Cadernos de pesquisa, v. 48, n. 169, p. 876-900, 2018. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/cp/v48n169/1980-5314-cp-48-169-876.pdf. Acesso em: 17 jun. 2024.

QUINTANILHA, L. F. Atitudes de liderança entre professores. International Journal of Education and Health, v. 3, n. 1, p. 30-35, 2019. DOI: https://doi.org/10.17267/2594-7907ijhe.v3i1.2432. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/educacao/article/view/2432. Acesso em: 24 nov. 2023.

SANTOS, A. P. ; PRSYBYCIEM, M. M.; BONEZ, J. Desafios na gestão escolar: liderança em discussão. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 11, n. 00, p. e020040, 2020. DOI: https://doi.org/10.22294/eduperppgeufv.v11i00.9238. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/9238. Acesso em: 24 nov. 2023.

SILVA, J. G. Liderança ética e servidora: experiência concreta aplicada nos Institutos Federais Brasileiros. Florianópolis: Publicação do IFSC, 2014. 95 p.: il. E-book. Disponível em: https://www.ifsc.edu.br/documents/30701/523474/Lideran%C3%A7a+%C3%89tica+e+Servi dora+WEB.pdf/03507ceb-33be-6c70-7f7d-295915c14907. Acesso em: 24 nov. 2023.

ZANLORENÇO, M. K.; SCHNEKENBERG, M. Liderança e motivação na gestão escolar: o trabalho articulador dos diretores das escolas municipais. Revista Eletrônica Lato Sensu, v. 3, n. 1, p. 1-25, 2008. Disponível em: https://colegioalceuwamosy.weebly.com/uploads/1/2/5/6/12565068/liderana_e_motivao_na_gesto_escolar.pdf. Acesso em: 26 nov. 2023.

Downloads

Publicado

08-07-2024

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

SILVA, Antônio Carlos; CORREIA NETO, Severino Joaquim. A importância da liderança na gestão escolar: um estudo no Campus Avançado de Maricá do Instituto Federal Fluminense. Revista Vértices, [S. l.], v. 26, n. 1, p. e26121930, 2024. DOI: 10.19180/1809-2667.v26n12024.21930. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/21930.. Acesso em: 3 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)