Gestão educacional: a implantação do Comitê de Heteroidentificação no IFFluminense para a efetivação das cotas raciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v26n22024.22053

Palavras-chave:

ações afirmativas, ensino, EPT, negro, políticas públicas

Resumo

O Brasil possui uma dívida histórica com os povos originários e com os negros. O racismo estrutural que impera no país alarga a discrepância na escolaridade de pretos e pardos e gera um alto índice de vulnerabilidade social devido à falta de oportunidades ao grupo. Portanto, a instituição de políticas afirmativas é de grande importância no ensino público. O presente trabalho descreve a implantação do comitê de heteroidentificação do IFFluminense e questiona o fato de a ferramenta de fiscalização ser utilizada apenas nos processos seletivos de pós-graduação. A metodologia utilizada na pesquisa é de base qualitativa com análise documental em diferentes escalas. O ensino básico e técnico de qualidade ainda não é garantia para a maioria dos pretos e pardos no Brasil. Lutar para efetivação das cotas raciais em todos os níveis de ensino é buscar a equidade e maior oportunidade de efetivação da cidadania.

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Biografia do Autor

  • Karina Ribeiro Soares Reis
    Especialista em Docência Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal em Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). Mestranda em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas (PPGDAP) na Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói/RJ – Brasil. E-mail: karinathaynaribeiro@gmail.com.
  • Niltom Vieira Junior, Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Belo Horizonte/MG
     Doutor pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Campus Ilha Solteira). Professor Titular do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – Belo Horizonte/MG – Brasil. E-mail: niltom.vieira@ifmg.edu.br.

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Publicado

15-01-2025

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

REIS, Karina Ribeiro Soares; VIEIRA JUNIOR, Niltom. Gestão educacional: a implantação do Comitê de Heteroidentificação no IFFluminense para a efetivação das cotas raciais. Revista Vértices, [S. l.], v. 26, n. 2, p. e26222053, 2025. DOI: 10.19180/1809-2667.v26n22024.22053. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/22053.. Acesso em: 23 jan. 2025.