Gestão educacional: a implantação do Comitê de Heteroidentificação no IFFluminense para a efetivação das cotas raciais
DOI:
https://doi.org/10.19180/1809-2667.v26n22024.22053Palavras-chave:
ações afirmativas, ensino, EPT, negro, políticas públicasResumo
O Brasil possui uma dívida histórica com os povos originários e com os negros. O racismo estrutural que impera no país alarga a discrepância na escolaridade de pretos e pardos e gera um alto índice de vulnerabilidade social devido à falta de oportunidades ao grupo. Portanto, a instituição de políticas afirmativas é de grande importância no ensino público. O presente trabalho descreve a implantação do comitê de heteroidentificação do IFFluminense e questiona o fato de a ferramenta de fiscalização ser utilizada apenas nos processos seletivos de pós-graduação. A metodologia utilizada na pesquisa é de base qualitativa com análise documental em diferentes escalas. O ensino básico e técnico de qualidade ainda não é garantia para a maioria dos pretos e pardos no Brasil. Lutar para efetivação das cotas raciais em todos os níveis de ensino é buscar a equidade e maior oportunidade de efetivação da cidadania.Downloads
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