Formação continuada para professores da Educação de Jovens e Adultos: uma análise reflexiva
DOI:
https://doi.org/10.19180/1809-2667.v27n12025.22276Palavras-chave:
EJA, PROEJA, PROEJA FIC, formação docenteResumo
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil é atravessada por inúmeras discussões no meio acadêmico, sobretudo no que se refere às reais necessidades para o atendimento das especificidades desse público, especialmente com a ampliação da modalidade para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Um dos pontos mais discutidos é a formação docente, dada a necessidade de redimensionamento das práticas e saberes, com ênfase na importância da formação continuada dos professores, tanto na formação inicial quanto no desenvolvimento profissional de seus discentes. Diante disso, este artigo analisa a importância da formação para a atuação docente nas modalidades da EJA: PROEJA e PROEJA FIC. A pesquisa utilizou o método de revisão sistemática da literatura, a partir da seleção de quatro estudos reflexivos e críticos desenvolvidos em instituições de ensino brasileiras voltadas à EJA. Conclui-se que a formação docente para a EJA, em suas diferentes modalidades, precisa ser ampliada, de modo a valorizar a prática pedagógica e promover um melhor acolhimento das especificidades dessa demanda.Downloads
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