Formação continuada para professores da Educação de Jovens e Adultos: uma análise reflexiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v27n12025.22276

Palavras-chave:

EJA, PROEJA, PROEJA FIC, formação docente

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil é atravessada por inúmeras discussões no meio acadêmico, sobretudo no que se refere às reais necessidades para o atendimento das especificidades desse público, especialmente com a ampliação da modalidade para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Um dos pontos mais discutidos é a formação docente, dada a necessidade de redimensionamento das práticas e saberes, com ênfase na importância da formação continuada dos professores, tanto na formação inicial quanto no desenvolvimento profissional de seus discentes. Diante disso, este artigo analisa a importância da formação para a atuação docente nas modalidades da EJA: PROEJA e PROEJA FIC. A pesquisa utilizou o método de revisão sistemática da literatura, a partir da seleção de quatro estudos reflexivos e críticos desenvolvidos em instituições de ensino brasileiras voltadas à EJA. Conclui-se que a formação docente para a EJA, em suas diferentes modalidades, precisa ser ampliada, de modo a valorizar a prática pedagógica e promover um melhor acolhimento das especificidades dessa demanda.

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Biografia do Autor

  • Maria de Fátima Pimentel, Rede Municipal de Educação de Muriaé/MG, Brasil
    Especialista em Psicopedagogia, em Orientação Escolar, em Inspeção Escolar, em Gestão Escolar, em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Inspetora Escolar da rede municipal de Educação de Muriaé/MG – Brasil. E-mail: fpmussolini@gmail.com. 

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Publicado

22-09-2025

Edição

Seção

Artigos de revisão

Como Citar

PIMENTEL, Maria de Fátima. Formação continuada para professores da Educação de Jovens e Adultos: uma análise reflexiva. Revista Vértices, [S. l.], v. 27, n. 1, p. e27122276, 2025. DOI: 10.19180/1809-2667.v27n12025.22276. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/22276.. Acesso em: 26 set. 2025.