Jogos digitais educacionais na EPT: um enfoque nas abordagens pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v26n22024.23383

Palavras-chave:

jogos digitais educacionais, teorias de aprendizagem, elementos da mecânica de jogos, educação profissional e tecnológica

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar os jogos digitais utilizados em práticas pedagógicas de professores do curso do Departamento de Computação (DECOM) do CEFET-MG, com o intuito de verificar se esses jogos podem ser classificados como educacionais. Os principais autores que fizeram parte do referencial teórico acerca de games e design de jogos foram: Man (2021), Schell (2011), Boller (2013) e Reeve (2012). Sobre games e  aprendizagem: Ang, Auni e Zaphiris (2008), Fardo (2013) e Prensky (2012). Sobre as abordagens pedagógicas: Lima (2018),  Leão (2021) e Siemens (2004). Sobre a Educação Profissional e Tecnológica: Dallabona e Fariniuk  (2016). Metodologicamente, a pesquisa foi qualitativa e do tipo descritiva. O procedimento técnico foi uma experimentação nos jogos digitais (Robocode, Flexbox Froggy e Gridgarden). Concluiu-se que esses jogos podem ser classificados como educacionais, pois possuem elementos da mecânica dos jogos e os princípios de uma ou mais abordagens pedagógicas.

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Biografia do Autor

  • Dalva de Souza Minoda
    Mestre em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-MG) – Belo Horizonte/MG – Brasil. E-mail: dalvasbarbosa@gmail.com.
  • Márcia Gorett Ribeiro Grossi, Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-MG), Belo Horizonte/MG
    Doutora em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora titular do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-MG) – Belo Horizonte/MG – Brasil. E-mail: marciagrossi@terra.com.br.

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Publicado

17-01-2025

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

MINODA, Dalva Souza; GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro. Jogos digitais educacionais na EPT: um enfoque nas abordagens pedagógicas. Revista Vértices, [S. l.], v. 26, n. 2, p. e26223383, 2025. DOI: 10.19180/1809-2667.v26n22024.23383. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/23383.. Acesso em: 23 jan. 2025.