Neurociência e aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual: um estudo de caso

Autores

  • Márcia Gorett Ribeiro Grossi Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Belo Horizonte/MG

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v20n12018p120-134

Palavras-chave:

Neurociências, Pessoas com deficiência intelectual, Processo de ensino e aprendizagem

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar se os princípios da neurociência têm sido aplicados no processo de ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual. Optou-se pela pesquisa de natureza qualitativa, descritiva e a exploratória e, como procedimento técnico, escolheu-se o estudo de caso. Dentre os resultados encontrados, foi possível concluir que, embora na instituição estudada a maioria dos professores que participaram da pesquisa não tinha o conhecimento formal sobre a neurociência, eles seguiam os critérios da neurociência apresentados neste estudo, principalmente porque mostraram ser conscientes das limitações e potencialidades dos alunos e utilizam estratégias diferentes para motivá-los e estimulá-los.

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Biografia do Autor

  • Márcia Gorett Ribeiro Grossi, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Belo Horizonte/MG
    Doutora em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Titular do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do CEFET/MG – Brasil. E-mail: marciagrossi@terra.com.br.    

Publicado

27-04-2018

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Neurociência e aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual: um estudo de caso. Revista Vértices, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 120–134, 2018. DOI: 10.19180/1809-2667.v20n12018p120-134. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/9901.. Acesso em: 28 abr. 2024.