Formação internacional de professores pesquisadores e resistência descolonizadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v27n12025.23434

Palavras-chave:

professor-pesquisador, colonizadores, descolonização, norte e sul global, formação internacional

Resumo

Na formação internacional de curta duração, mas principalmente na pós-graduação, de professores-pesquisadores, a abordagem e o conhecimento colonizado e/ou whitewashed se tornam desafios, assim como na publicação internacional e no reconhecimento das publicações acadêmicas brasileiras através de índices criados pelos colonizadores acadêmicos. Introduzida pelas diversas experiências de formação de curta e longa formação, na América do Norte e Europa, e como editora de revista acadêmica no Brasil, a autora reflete as experiências colonizadoras sofridas, a necessidade de resistência descolonizadora, as sanções sofridas e suas raízes, e alguns possíveis caminhos para os professores-pesquisadores brasileiros e a sociedade científica educacional brasileira.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Camila Gasparin, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Florianópolis, SC
    Mestre em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Professora do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Florianópolis, SC – Brasil. E-mail: camila.gasparin@ifsc.edu.br.

Referências

AMERICAN PHYSICAL SOCIETY. Advancing physics, together. 2024. Disponível em: https://www.aps.org/. Acesso em: 27 out. 2024.

ARBUCKLE, A.; ADEMA, J.; ORTEGA, É. Editors’ Gloss: The Problem with Monolingualism in Academic Knowledge Production. The Journal of Electronic Publishing, v. 27, n. 1, p. 33-40, 2024. DOI: https://doi.org/10.3998/jep.6258. Disponível em: https://journals.publishing.umich.edu/jep/article/id/6258. Acesso em: 17 nov. 2025.

ASSIS, L. Estados Unidos e América Latina: a divisão racializada de um continente. Curitiba: Editora Appris, 2023.

BIHARI, A.; TRIPATHI, S.; DEEPAK, A. A review on h-index and its alternative indices. Journal of Information Science [online], v. 49, n. 3, p. 624-665, 2023. DOI: https://doi.org/10.1177/01655515211014478. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/01655515211014478. Acesso em: 17 nov. 2025.

CAMPOS, L. A. M.; MARINS, J. S.; RAMOS, M. C. N.; SILVA, J. C. T., OLIVEIRA, T. M. A.; BEHAR, C. O que são estereótipos. Ciência Atual, v. 17, n. 2, p. 1-11, 2021. Disponível em: https://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/520. Acesso em: 17 nov. 2025.

CAMPOS, P. H. F.; LIMA, R. C. P. Capital simbólico, representações sociais, grupos e o campo do reconhecimento. Cadernos de Pesquisa, v. 48, n. 167, p. 100-127, 2018. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/4283. Acesso em: 17 nov. 2025.

CENTRO BRASILEIRO DE PESQUISAS FÍSICAS. Escola de Física CERN. 2024. Disponível em: https://mesonpiold.cbpf.br/renafae/escolacern/. Acesso em: 22 out. 2024.

CERN. CERN Teacher Programmes. 2024. Disponível em: https://teacher-programmes.web.cern.ch/. Acesso em: 22 out. 2024.

DATTA, R.; CHAPOLA, J. Decolonizing autoethnography. In: OKOKO, J. M.; TUNISON, S.; WALKER, K. D. (ed.). Varieties of qualitative research methods: selected contextual perspectives. New York: Springer, 2023. p. 121-126. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-031-04394-9_20. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-031-04394-9_20. Acesso em: 17 nov. 2025.

EDUCATION TESTING SERVICES. TOEFL. 2024. Disponível em: https://www.ets.org/toefl.html. Acesso em: 27 out. 2024.

FREIRE, P. Pedagogy of the opressed. Tradução M. B. Ramos. 30th anniversary ed. New York, NY: The Continuum International Publishing Group, 2005.

FREIRE FILHO, J. Mídia, Estereótipo e Representação das Minorias. ECO-PÓS, v. 7, n. 2, p. 45-71, 2004. Disponível em: https://revistaecopos.eco.ufrj.br/eco_pos/article/view/1120. Acesso em: 17 nov. 2025.

FRERES, H. A. A educação e a ideologia da empregabilidade: formando para o (des)emprego. 2008. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, 2008. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3042. Acesso em: 27 ago. 2025.

GABRIEL, J. Whitewash: racialized politics and the media. New York: Routledge, 1998.

GARBE, S. An autoethnography of and in solidarity: Post- and decolonial critique and autoethnographic positioning analysis. Qualitative Inquiry, v. 30, n. 8-9, p. 695-704, 2024.

GASPARIN, C. A internacionalização como caminho acadêmico e os usos dos termos “extension” e “outreach”. Caminho Aberto: revista de extensão do IFSC, v. 17, p. 1-11, 2023. DOI: https://doi.org/10.35700/2359-0599.2023.17.3563. Disponível em: https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/caminhoaberto/article/view/3563. Acesso em: 18 nov. 2025.

GASPARIN, C.; VERÍSSIMO, D.; LOPES, J. A escola de física do CERN: preparação e perspectivas. In: MARAVIESKI, S. P. (org.). Pesquisa em ensino de física 2. Ponta Grossa: Atena Editora, 2019. p. 1-7. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/432688/1/E-book-Pesquisa-em-Ensino-de-Física-2.pdf. Acesso em: 18 nov. 2025.

HIGGINS, M.; MAHY, B.; AGHASALEH, R.; ENDERLE, P. Patchworking Response-ability in Science and Technology Education. Reconceptualizing Educational Research Methodology, v. 10, n. 2-3, p. 356-383, 2019. DOI: https://doi.org/10.7577/rerm.3683. Disponível em: https://journals.oslomet.no/index.php/rerm/article/view/3683. Acesso em: 17 nov. 2025.

ICTP-SAIFR. International Centre for Theoretical Physics: South American Institute for Fundamental Research. 2024. Disponível em: https://www.ictp-saifr.org/. Acesso em: 27 out. 2024.

IELTS. International English Language Testing System. 2024. Disponível em: https://ielts.org/. Acesso em: 27 out. 2024.

IGNÁCIO, N. A. O controle das mídias pelo Norte Global como reforço da colonialidade. 2023. 27 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Relações Internacionais) ‒ Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37142. Acesso em: 27 ago. 2025.

IOP. Institute of Physics. 2024. Disponível em: https://www.iop.org/. Acesso em: 27 out. 2024.

KHELIFA, R.; MAHDJOUB H.; BAALOUDJ A.; CHAIB, S. Language of citation and publishing performance of graduate students in French-speaking countries with different economic and linguistic advantages. FACETS, v. 7, p. 71-81, 2022. DOI: https://doi.org/10.1139/facets-2021-0073. Disponível em: https://www.facetsjournal.com/doi/10.1139/facets-2021-0073. Acesso em: 17 nov. 2025.

KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 2013. (Debates).

LOBACHEV, S. Top languages in global information production. Partnership: The Canadian Journal of Library and Information Practice and Research, v. 3, n. 2, p. 1-12, 2008. DOI: https://doi.org/10.21083/partnership.v3i2.826. Disponível em: https://journal.lib.uoguelph.ca/index.php/perj/article/view/826. Acesso em: 17 nov. 2025.

MASSAGLI, S. R. A falsa representação da identidade brasileira na construção do personagem Zé Carioca da Disney. Literartes, v. 1, n. 8, 2018. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2018.139877. Disponível em: https://revistas.usp.br/literartes/article/view/139877. Acesso em: 17 nov. 2025.

MIGNOLO, W. D. Colonialidade: O lado mais escuro da modernidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 32, n. 94, e329402, 2017. DOI: https://doi.org/10.17666/329402/2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/nKwQNPrx5Zr3yrMjh7tCZVk/abstract. Acesso em: 17 nov. 2025.

MIGNOLO, W. D. Coloniality of power and de-colonial thinking. Cultural Studies, v. 21, n. 2-3, p. 155-167, 2007. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/09502380601162498. Acesso em: 17 nov. 2025.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portal Carolina Bori. Revalidação/reconhecimento de diplomas estrangeiros. 2024. Disponível em: https://carolinabori.mec.gov.br/. Acesso em: 22 out. 2024.

MONDAL, H.; DEEPAK, K. K.; GUPTA, M.; KUMAR, R. The h-Index: Understanding its predictors, significance, and criticism. The h-Index: understanding its predictors, significance, and criticism. Journal of Family Medicine and Primary Care, v. 12, n. 11, p. 2531-2537, Nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.4103/jfmpc.jfmpc_1613_23. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/38186773. Acesso em: 17 nov. 2025.

MONTGOMERY, S. Of towers, walls, and fields: perspectives on language in science. Science, v. 303, n. 5662, p. 1333-1335, 2004. DOI: https://doi.org/10.1126/science.1095204. Disponível em: https://www.science.org/doi/10.1126/science.1095204. Acesso em: 17 nov. 2025.

MORI, R. H. A construção do estereótipo positivo do estudante nipo-brasileiro. 2022. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Cultura Japonesa) ‒ Departamento de Letras Orientais, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2022. DOI: https://doi.org/10.11606/D.8.2022.tde-28022023-185124. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8157/tde-28022023-185124. Acesso em: 17 nov. 2025.

NARST. National Association for Research in Science Teaching. 2024. Disponível em: https://narst.org/. Acesso em: 27 out. 2024.

NEGRO DRAMA. [Intérprete]: Racionais MC’S. São Paulo, 2002. Disponível em: https://music.youtube.com/watch?v=u4lcUooNNLY&si=ZDqMF_j4NroLaRV. Acesso em: 22 out. 2024.

OURIQUES, N. O colapso do figurino francês: crítica às ciências sociais no Brasil. Florianópolis, SC: Editora Insular, 2021.

PEREIRA, L. M. O.; SILVA, D. R. G.; SILVA, H. A.; BARROS, L. G. C.; NUNES FILHO, J. D. Impacto da Síndrome do Impostor no âmbito acadêmico e profissional. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 24, n. 3, p. 1-10, 2024. DOI: https://doi.org/10.25248/reas.e15278.2024. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/15278/8511. Acesso em: 17 nov. 2025.

PERIMETER INSTITUTE. Einstein Plus. 2024. Disponível em: https://perimeterinstitute.ca/einsteinplus. Acesso em: 27 out. 2024.

QUENTAL, P. A. A latinidade do conceito de América Latina. GEOgraphia, v. 14, n. 27, p. 46-75, 2013. DOI: https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2012.v14i27.a13634. Disponível em: https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/13634. Acesso em: 17 nov. 2025.

RIBEIRO, D. O que é lugar de fala?. Belo Horizonte: Letramento, 2019. 112 p. (Feminismos Plurais).

RYAN, P. Don't insist on English!. TED Talk. Dubai, 2010. Disponível em: https://www.ted.com/talks/patricia_ryan_don_t_insist_on_english?subtitle=en&lng=pt-br. Acesso em: 22 out. 2024.

SCHMIDT, N. The Privilege to Select: Global Research System, European Academic Library Collections, and Decolonisation. 2020. Tese (Doutorado em Arte e Ciências Culturais) – Faculdade de Humanidades e Teologia, Lund University, Lund, 2020. Disponível em: https://portal.research.lu.se/en/publications/the-privilege-to-select-global-research-system-european-academic-. Acesso em: 22 out. 2024.

SHANGAI RANKING. 2025 Academic Ranking of World Universities. 2025. Disponível em: https://www.shanghairanking.com/rankings/arwu/2025. Acesso em: 28 ago. 2025.

SILVA, C. M. "É falar com as mãos e comer com o coração": O trabalho discursivo do estereótipo italiano na indústria alimentícia brasileira. Ágora, v. 23, n. 1, p. 154-170, 2021. DOI: https://doi.org/10.17058/agora.v23i1.15957. Disponível em: https://seer.unisc.br/index.php/agora/article/view/15957. Acesso em: 17 nov. 2025.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA. Sociedade Brasileira de Física. 2024. Disponível em: https://www.sbfisica.org.br/v1/sbf/. Acesso em: 27 out. 2024.

STOCKEMER, D.; WIGGINTON, M. J. Publishing in English or another language: An inclusive study of scholar’s language publication preferences in the natural, social and interdisciplinary sciences. Scientometrics, v. 118, n. 2, p. 645-652, 2019. DOI: https://doi.org/10.1007/s11192-018-2987-0. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11192-018-2987-0. Acesso em: 17 nov. 2025.

SUPPO, H. Intelectuais e artistas nas estratégias francesas de" propaganda cultural" no Brasil (1940-1944). Revista de História, n. 133, p. 75-88, 1995. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.v0i133p75-88. Disponível em: https://revistas.usp.br/revhistoria/article/view/18770. Acesso em: 17 nov. 2025.

TIMES HIGHER EDUCATION. World University Rankings 2025. 2025. Disponível em: https://www.timeshighereducation.com/world-university-rankings/2025/world-ranking. Acesso em: 17 nov. 2025.

UNIVERSITY OF WATERLOO. Quantum for educators. 2024. Disponível em: https://uwaterloo.ca/institute-for-quantum-computing/outreach-and-workshops/quantum-educators. Acesso em: 22 out. 2024.

U.S. NEWS. Best Global Universities in Brazil. 2025. Disponível em: https://www.usnews.com/education/best-global-universities/brazil. Acesso em: 27 ago. 2025.

VILHENA JR, W. M. O ensino superior brasileiro e as influências dos modelos internacionais. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, v. 17, n. 2, p. 92-109, 2024. DOI: https://doi.org/10.24979/ambiente.v17i2.1323. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1323. Acesso em: 17 nov. 2025.

WORLD EDUCATION SERVICES. Credential Evaluations. 2024. Disponível em: www.wes.org. Acesso em: 27 out. 2024.

Downloads

Publicado

26-11-2025

Edição

Seção

Dossiê Temático: REVISITANDO A INTERNACIONALIZAÇÃO: discussões e desafios sobre políticas de internacionalização na educação

Como Citar

GASPARIN, Camila. Formação internacional de professores pesquisadores e resistência descolonizadora. Revista Vértices, [S. l.], v. 27, n. 1, p. e27123434, 2025. DOI: 10.19180/1809-2667.v27n12025.23434. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/23434.. Acesso em: 7 dez. 2025.