Divulgação científica e ensino de ciências por podcasts: o caso do IFFcast
DOI:
https://doi.org/10.19180/1809-2667.v27n12025.23436Palavras-chave:
TDIC, ciências naturais, popularização da ciênciaResumo
A popularização do conhecimento científico é uma importante ferramenta capaz de dotar cidadãos de habilidades que permitem a análise e avaliação de situações inerentes às tomadas de decisões diante de questões políticas, sociais, científicas, ambientais, entre outras. Nesse contexto, nasce o programa de podcasts IFFcast com o objetivo de democratizar os saberes que muitas vezes ficam restritos à comunidade acadêmica, combater as fake news na ciência, pseudociências e realizar a divulgação científica. O IFFcast publicou 99 episódios inéditos e originais desde 2019 nas principais plataformas de streaming do gênero. Logo, o presente artigo objetivou traçar um perfil de ouvintes a partir das métricas estatísticas oferecidas pela plataforma Anchor, que é responsável pela distribuição dos episódios, mapeando principalmente a faixa etária, preferência das temáticas e diversidade de gênero dos ouvintes alcançados. Os resultados mostram que existe uma equiparidade no alcance de homens e mulheres apesar do público majoritário desse formato ser masculino. A faixa etária mais representativa está no grupo composto por pessoas entre 28 e 34 anos. Embora a divulgação dos novos episódios do IFFcast conte com diferentes estratégias e mídias sociais, 55% dos compartilhamentos se dão através da rede social Whatsapp. Por fim, evidencia-se que os podcasts são formatos digitais exitosos para a Divulgação Científica, apresentando uma presença consolidada nas plataformas de streaming do gênero embora ainda seja necessário superar inúmeros obstáculos epistemológicos.Downloads
Referências
ABPOD. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PodcastERS. PodPesquisa, 2018. 2018. Disponível em: https://abpod.org/podpesquisa. Acesso em: 2 set. 2025.
ABPOD. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PodcastERS. PodPesquisa, 2019-2020. 2020. Disponível em: https://abpod.org/podpesquisa. Acesso em: 2 set. 2025.
ANDERSON, J. ICT Transforming Education: a regional guide. Bangkok: UNESCO, 2010.
BOTTENTUIT JUNIOR, J. B; COUTINHO, C. P. Podcast em Educação: um contributo para o estado da arte. In: CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA, 9., 2007. BARCA, A.; PERALBO, M.; PORTO, A.; DUARTE DA SILVA, B.; ALMEIDA, L. (org.) v. 1. p. 837-846, 2007.
BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.; COUTINHO, C. P. Recomendações para produção de Podcasts e vantagens na utilização em ambientes virtuais de aprendizagem. Revista Prisma.com, n. 6, p. 125-140, 2008. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/3217. Acesso em: 13 ago. 2025.
BUENO, W. C. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & informação, v. 15, n. 1 esp, p. 1-12, 2010. DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15n1espp1. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/6585. Acesso em: 18 ago. 2025.
CARVALHO, A. S. Podcast como ferramenta de divulgação científica: um estudo de casos comparados. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) – Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, UFRGS, Porto Alegre, Porto Alegre, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/237895. Acesso em: 18 ago. 2025.
CARVALHO, K. M. A.; SALDANHA, G. S. O som que o documento tem: o Podcast da web 2.0 ao princípio monográfico. Brazilian Journal of Information Science, v. 12, n. 1, 2018. DOI: https://doi.org/10.36311/1981-1640.2018.v12n1.04.p36. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/6807. Acesso em: 18 ago. 2025.
CORADINI, N. H. K.; BORGES, A. F.; DUTRA, C. E. M. Tecnologia educacional Podcast na Educação Profissional e Tecnológica. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, Mossoró, v. 6, n. 16, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1617. Acesso em: 18 ago. 2025.
DANTAS, L. F. S.; DECCACHE-MAIA, E. O retorno da era do áudio: analisando os podcasts de divulgação científica. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 13, n. 4, p. 1-25, 2022. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3730. Acesso em: 18 ago. 2025.
DANTAS-QUEIROZ, M. V.; WENTZEL, L. C. P.; QUEIROZ, L. L. Science communication podcasting in Brazil: the potential and challenges depicted by two podcasts. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 90, n. 2, p. 1891-1901, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0001-3765201820170431. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aabc/a/5H5N4NnbzJCnqhvqRcDzYSM. Acesso em: 18 ago. 2025.
DIAS, T. L. S. N. Investigação de obstáculos epistemológicos em podcast de divulgação científica. 2023. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Universidade de Brasília, Brasília, 2023. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/36526. Acesso em: 2 set. 2025.
EISENHARDT, K. Building theories from case study research. Academy of Management Review, Ada, Ohio, v. 14, n. 4, p. 532-550, 1989. DOI: https://doi.org/10.2307/258557. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/258557. Acesso em: 18 ago. 2025.
ESCOBAR, H. Divulgação Científica: faça agora ou cale-se para sempre. ComCiência, Campinas, SP, BCCL/ UNICAMP, 2018. Disponível em: https://www.comciencia.br/divulgacao-cientifica-faca-agora-ou-cale-se-para-sempre. Acesso em: 18 ago. 2025.
FAÇANHA, A. A. B.; ALVES, F. C. Popularização das ciências e jornalismo científico: possibilidades de alfabetização científica. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 13, n. 26, p. 41-55, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v13i26.4283. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/4283/0. Acesso em: 18 ago. 2025.
FIGUEIRA, A. C. P.; BEVILAQUA, D. V. Podcasts de divulgação científica: levantamento exploratório dos formatos de programas brasileiros. Reciis – Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 120-138, jan./mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.29397/reciis.v16i1.2427. Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/2427. Acesso em: 18 ago. 2025.
GOMES, S. F.; PENNA, J. C. B. O.; ARROIO, A. Fake news científicas: percepção, persuasão e letramento. Ciência & Educação (Bauru), v. 26, p. e20018, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320200018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/bW5YKH7YdQ5yZwkJY5LjTts. Acesso em: 18 ago. 2025.
GONÇALVES, C. C.; BARBOSA, R. R. Busca de informação durante a pandemia de Covid-19. Ciência da Informação em Revista, Maceió, v. 11, p. e16622, 2024. DOI: https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e16622. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/16622. Acesso em: 18 ago. 2025.
GOUVÊA, L. H. M. (org.). Argumentação pela emoção: um caminho para persuadir. Rio de Janeiro: UFRJ, 2017.
GOUVEIA, G. A Divulgação da Ciência, da Técnica e Cidadania e a Sala de Aula. In: SANTOS, M. G.; CUNHA, M. B. (org.). Divulgação Científica na Sala de Aula: Perspectivas e Possibilidades. 1.ed. Ijuí: Ed. Ijuí, 2015.
HACK, A.; LIMA, A. P. Influência digital ou representatividade? Uma análise feminista sobre o ingresso de mulheres na mídia podcast. Brazilian Creative Industries Journal, v. 3, n. 1, p. 168-191, 2023. DOI: https://doi.org/10.25112/bcij.v3i1.3207. Disponível em: https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/braziliancreativeindustries/article/view/3207. Acesso em: 18 ago. 2025.
HACK, A.; LIMA, A. P. Militância Podcaster Feminista: Um Exercício Etnográfico. Revista Eco-Pós, v. 25, n. 3, p. 340-360, 2022. DOI: https://doi.org/10.29146/eco-ps.v25i3.27951. Disponível em: https://revistaecopos.eco.ufrj.br/eco_pos/article/view/27951. Acesso em: 18 ago. 2025.
KANODE, C. F. Dumbing it down: mass media and science literacy in the USA. 2015. Thesis (Master of Fine Arts) ‒ College of Arts & Architecture, Montana State University, Bozeman, 2015. Disponível em: https://scholarworks.montana.edu/handle/1/9442. Acesso em: 25 mar. 2024.
KEMP, S. DataReportal: Digital 2023 Deep-Dive: Online Audio Captures More of Our Attention. 2023. Disponível em: https://datareportal.com/reports/digital-2023-deep-dive-online-audio-captures-more-of-our-attention. Acesso em: 2 set. 2025.
LIMA, G. S.; GIORDAN, M. Propósitos da divulgação científica no planejamento de ensino. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 19, p. e2932, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172017190122. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/gN7tSz7fzR8nKvby65zQQ6v/?format=html&lang=pt. Acesso em: 2 set. 2025.
MARCELINO, G. G. M.; NOGUEIRA JUNIOR, R. G.; TAVARES, L. F. N. S.-S.; BALADY, V. Novas perspectivas para a publicidade na era dos streamings: um estudo de caso sobre o Spotify. ECCOM: Educação, Cultura e Comunicação, v. 11, n. 22, p. 213-224, 2020.
MARTIN, G. F. S.; VILAS BOAS, A. C.; ARRUDA, S. M.; PASSOS, M. M. Podcasts e o interesse pelas ciências. Investigações em Ensino de Ciências, v. 25, n. 1, p. 77-98, 2020. DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n1p77. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/1482. Acesso em: 18 ago. 2025.
MASSARANI, L.; MOREIRA, I. C. Science communication in Brazil: A historical review and considerations about the current situation. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 88, n. 3, p. 1577-1595, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/0001-3765201620150338. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aabc/a/nSpmh5yjJkNRmbhgRkvKFTB. Acesso em: 18 ago. 2025.
MEDRÁN, A. No reino da pós-verdade, a irrelevância é o castigo. UNO, São Paulo, n. 27, p. 33-35, 2017.
MENDES, L. B. Contribuições da linguagem radiofônica em Podcast e divulgação científica: O caso programa “Oxigênio”. 2019. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2019.
MENDONÇA, M. G. G.; NOGUEIRA JUNIOR, R. G.; TAVARES, L. F. N. S. S.; BALADY, V. Novas perspectivas para a publicidade na era dos streamings: um estudo de caso sobre o Spotify. ECCOM: Educação, Cultura e Comunicação, v. 11, n. 22, p. 213-224, 2020.
MOURA, A; CARVALHO, A. A. A. Podcast: Potencialidades na Educação. Revista Prisma.com, n. 3, p. 88-110, 2006. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/2112. Acesso em: 18 ago. 2025.
ORLIKOWSKI, W. J.; BAROUDI, J. J. Studying information technology in organizations: Research approaches and assumptions. Information Systems Research, Providence, v. 2, n. 1, p.1-28, Mar. 1991. DOI: https://doi.org/10.1287/isre.2.1.1. Disponível em: https://pubsonline.informs.org/doi/10.1287/isre.2.1.1. Acesso em: 18 ago. 2025.
PENNYCOOK, G.; McPHETRES, J.; ZHANG, Y.; LU, J. G.; RAND, D. G. Fighting COVID-19 misinformation on social media: Experimental evidence for a scalable accuracy nudge intervention. PsyArXiv, (preprints), 1-24, 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/0956797620939054. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0956797620939054. Acesso em: 18 ago. 2025.
POLIAKOFF, E.; WEBB, T. L. What factors predict scientists’ intentions to participate in public engagement of science activities? Science Communication, v. 29, n. 2, p. 242-263, 2007. DOI: https://doi.org/10.1177/1075547007308009. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1075547007308009. Acesso em: 18 ago. 2025.
PRIMO; A. F. T. Para além da emissão sonora: as interações no Podcasting. Intertexto, Porto Alegre, v. 2, n. 13, p. 1-23, 2005. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/4210. Acesso em: 18 ago. 2025.
SAGAN, C. The demon-haunted world: Science as a candle in the dark. New York: Random House, 1996.
SANTOS, W. L. P. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista brasileira de educação, v. 12, n. 36, p. 474-492, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000300007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/C58ZMt5JwnNGr5dMkrDDPTN/?format=html&lang=pt. Acesso: 2 set. 2025.
SASSERON, L. H. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Ensino Pesquisa Educação em Ciências, v. 17(esp), p. 49-67, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-2117201517s04. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/K556Lc5V7Lnh8QcckBTTMcq/. Acesso em: 24 mar. 2024.
SOARES, A. B.; BARIN, C. S. Podcast: potencialidades e desafios na prática educativa. Revista Tecnologias na Educação, v. 8, n. 14, 2016. Disponível em: https://tecedu.pro.br/ano8-numerovol14/. Acesso em: 24 mar. 2024.
SOUSA, M. A.; NOGUEIRA, S. S. Q. Manchetes Sensacionalistas no Jornalismo Científico: os Perigos da Divulgação de Informações Inverídicas. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 12., 10 a 12 de Junho 2010, Campina Grande, PB. Anais […]. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2010.
TAKAHASHI, B.; TANDOC JUNIOR, E. C. Media sources, credibility, and perceptions of science: Learning about how people learn about science. Public Understanding of Science, v. 25, n. 6, p. 674-690, 2015. DOI: https://doi.org/10.1177/0963662515574986. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0963662515574986. Acesso em: 24 mar. 2024.
VARNER, J. Scientific Outreach: Toward Effective Public Engagement with Biological Science. BioScience, v. 64, n. 4, p. 333-340, 2014. DOI: https://doi.org/10.1093/biosci/biu021. Disponível em: https://academic.oup.com/bioscience/article-abstract/64/4/333/248218. Acesso em: 24 mar. 2024.
WERTHEIN, J. A sociedade da informação e seus desafios. Ciência da Informação, v. 29, n. 2, p. 71-77, 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-19652000000200009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/rmmLFLLbYsjPrkNrbkrK7VF/. Acesso em: 24 mar. 2024.
WILKINS, J. S. The roles, reasons, and restrictions of science blogs. Trends in Ecology & Evolution, v. 23, n. 8, p. 411-413, 2008. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tree.2008.05.004. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0169534708002000. Acesso em: 24 mar. 2024.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Mayara Felix Janio Pereira, Rafael Soares Salles, Bruno de Castro Jardim

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).