Cartas de Liberdade (1885-1888) e a Resistência: Reflexões para o Ensino de História na Educação Profissional e Tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v27n12025.23445

Palavras-chave:

educação antirracista, Cartas de Liberdade, NEABI, resistências

Resumo

O presente artigo é proveniente da pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFFluminense, cujo objetivo é promover a utilização das Cartas de Liberdade, documentos de fontes primárias, localizadas no Centro de Documentação de Carangola/MG, no Campus Bom Jesus do Itabapoana (RJ), a fim de contribuir para a promoção de uma educação antirracista. A metodologia do estudo está fundamentada em pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. Pautada em uma proposta de educação antirracista, a investigação está materializada por meio de um minicurso, estruturado em dois momentos distintos. O primeiro enfoca o contexto desde a ocupação pela Família Lannes à emancipação de Carangola destacando os fatos históricos relacionados ao povoamento da região e às relações escravistas. O segundo, por meio de uma pesquisa bibliográfica, classifica as Cartas de Liberdade, a fim de destacar os escravizados como sujeitos do processo, suas formas de resistência e as estratégias de sobrevivência. Os resultados apontam que é fundamental apresentar as questões étnico-raciais por uma outra conjuntura, que não a do europeu, mas capaz de ressaltar a riqueza cultural das sociedades africanas.

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Biografia do Autor

  • Dayane de Barros Mazotto, Governo do Estado do Rio de Janeiro
    Mestra em Educação Profissional Tecnológica (ProfEPT) - IFFluminense. Professora de História da Rede Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC RJ) - Brasil. E-mail: dayane.mazotto@gsuite.iff.edu.br.  
  • Jefferson Manhães de Azevedo, Instituto Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes/RJ
    Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação (COPPE/UFRJ). Professor Titular no Instituto Federal Fluminense - Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. E-mail: jeffersonmazevedo@gmail.com.
  • Karina Hernandes Neves, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana/RJ
    Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Docente no Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus/RJ - Brasil. E-mail: karina.neves@gsuite.iff.edu.br.

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Publicado

05-09-2025

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

MAZOTTO, Dayane Barros; AZEVEDO, Jefferson Manhães; NEVES, Karina Hernandes. Cartas de Liberdade (1885-1888) e a Resistência: Reflexões para o Ensino de História na Educação Profissional e Tecnológica. Revista Vértices, [S. l.], v. 27, n. 1, p. e27123445, 2025. DOI: 10.19180/1809-2667.v27n12025.23445. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/23445.. Acesso em: 10 set. 2025.