Internacionalização na Educação: o papel do Ifal na mobilidade acadêmica e seus impactos na formação dos estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v27n12025.23462

Palavras-chave:

internacionalização na educação, mobilidade acadêmica, experiências dos estudantes

Resumo

Este artigo apresenta um recorte da Dissertação de Mestrado da autora, intitulada “Percursos estudantis de mobilidade acadêmica internacional: um estudo exploratório sobre experiências dos estudantes do Instituto Federal de Alagoas”, defendida em 2021 na Universidade o Minho (Uminho) em Portugal. O trabalho teve como objetivo investigar as experiências de mobilidade acadêmica internacional de sete estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). A análise se concentrou em evidenciar os conhecimentos adquiridos e o impacto que tiveram na formação acadêmica e pessoal dos participantes, além de identificar como as experiências adquiridas no exterior foram compartilhadas dentro do Ifal, buscando entender seu efeito sobre os estudantes e a instituição como um todo, embora os benefícios possam não ter sido uniformemente percebidos por todos.

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Biografia do Autor

  • Carla Cristina Real Vieira de Andrade, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas, Satuba, AL
    Mestra em Educação pela Universidade do Minho (UMinho), Portugal. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL) Campus Satuba/AL – Brasil. E-mail: carla.vieira@ifal.edu.br.

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Publicado

15-11-2025

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

ANDRADE, Carla Cristina Real Vieira. Internacionalização na Educação: o papel do Ifal na mobilidade acadêmica e seus impactos na formação dos estudantes. Revista Vértices, [S. l.], v. 27, n. 1, p. e27123462, 2025. DOI: 10.19180/1809-2667.v27n12025.23462. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/23462.. Acesso em: 20 nov. 2025.