Internacionalização na Educação: o papel do Ifal na mobilidade acadêmica e seus impactos na formação dos estudantes
DOI:
https://doi.org/10.19180/1809-2667.v27n12025.23462Palavras-chave:
internacionalização na educação, mobilidade acadêmica, experiências dos estudantesResumo
Este artigo apresenta um recorte da Dissertação de Mestrado da autora, intitulada “Percursos estudantis de mobilidade acadêmica internacional: um estudo exploratório sobre experiências dos estudantes do Instituto Federal de Alagoas”, defendida em 2021 na Universidade o Minho (Uminho) em Portugal. O trabalho teve como objetivo investigar as experiências de mobilidade acadêmica internacional de sete estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). A análise se concentrou em evidenciar os conhecimentos adquiridos e o impacto que tiveram na formação acadêmica e pessoal dos participantes, além de identificar como as experiências adquiridas no exterior foram compartilhadas dentro do Ifal, buscando entender seu efeito sobre os estudantes e a instituição como um todo, embora os benefícios possam não ter sido uniformemente percebidos por todos.Downloads
Referências
ALTBACH, P. G. Globalisation and the university: myths and realities in an unequal world. Tertiary Education and Management, v. 10, n. 1, p. 3‑25, 2004. DOI: https://doi.org/10.1080/13583883.2004.9967114. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13583883.2004.9967114. Acesso em: 7 nov. 2025.
ANDRADE, C. C. R. V. Percursos estudantis de mobilidade acadêmica internacional: um estudo exploratório sobre experiências dos estudantes do Instituto Federal de Alagoas. 2021. 207 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação, Área de Especialização em Sociologia da Educação e Políticas Educativas) ‒ Universidade do Minho, Braga, 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/1822/76810. Acesso em: 7 nov. 2025.
ARTUÇ, E.; DOCQUIER, F.; ÖZDEN, Ç.; PARSONS, C. A global assessment of human capital mobility: the role of non-OECD destinations. Washington, DC: World Bank, Development Research Group, Trade and International Integration Team, 2014. (Policy Research Working Paper, n. 6863). Disponível em: https://openknowledge.worldbank.org/server/api/core/bitstreams/c3a81fed-d069-5a36-a34b-c01fb4c75a25/content. Acesso em: 14 ago. 2025.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 1. ed. rev. e atual. Lisboa: Edições 70, 2011.
BOURDIEU, P. Capital simbólico e classes sociais. Novos Estudos, v. 32, n. 2, p. 105-115, 2013.
BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Diário Oficial da República Federativa do Brasil: seção 1, Brasília, DF, n. 98, p. 44-46, 24 maio 2016. Disponível em: http://bit.ly/2fmnKeD. Acesso em: 14 set. 2024.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). História e missão. Brasília, 2011a. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/historia-e-missao. Acesso em: 14 set. 2024.
BRASIL. Decreto nº 7.642, de 13 de dezembro de 2011. Brasília, DF: Presidência da República, 2011b. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2011/decreto-7642-13-dezembro-2011-611999-normape.html. Acesso em: 14 set. 2024.
BRASIL. Decreto nº 9.784, de 7 de maio de 2019. Declara a revogação, para fins do disposto no art. 16 da Lei Complementar nº 95, de 26 de fevereiro de 1998, e no art. 9º do Decreto nº 9.759, de 11 de abril de 2019, de decretos normativos. Brasília, DF: Presidência da República, 2019. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2019/decreto-9784-7-maio-2019-788080-publicacaooriginal-157879-pe.html. Acesso em: 14 set. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Levantamento das ações de internacionalização e resultados do GT de políticas de internacionalização. 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/maio-2018-pdf/87481-acoes-de-internacionalizacao/file. Acesso em: 14 set. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Ministro da C&T lança o programa Ciência sem Fronteiras. CAPES, 26 jul. 2011. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/ministro-da-cat-lanca-o-programa-ciencia-sem-fronteiras. Acesso em: 14 ago. 2025.
CONSELHO NACIONAL DAS INSTITUIÇÕES DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (CONIF). Livreto comemorativo: 10 anos Institutos Federais. 2018. Disponível em: https://portal.conif.org.br/images/Docs/estudos/livreto_final_v5.pdf. Acesso em: 14 set. 2024.
DE WIT, H. Internationalization of higher education: Nine misconceptions. International Higher Education, n. 64, p. 1-6, 2011. DOI: https://doi.org/10.6017/ihe.2011.64.8556. Disponível em: https://ejournals.bc.edu/index.php/ihe/article/view/8556/8321. Acesso em: 14 set. 2024.
DE WIT, H.; HUNTER, F. Understanding internationalisation of higher education in the European context. In: EUROPEAN PARLIAMENT. Directorate-General for International Policies. Policy Department B: Structural and Cohesion Policies. Internationalisation of higher education. Brussels: European Parliament, 2015. p. 41-58. Disponível em: https://op.europa.eu/en/publication-detail/-/publication/1b743fec-8b6c-45c2-aa9e-2fdf0967757b/language-en. Acesso em: 14 set. 2024.
FREITAS, M. E. A mobilidade como novo capital simbólico nas organizações ou sejamos nômades? In: BARBOSA, L. (coord.). Cultura e diferença nas organizações: reflexões sobre nós e os outros. São Paulo: Atlas, 2009. p. 89-115.
HUDZIK, J. Comprehensive internationalization: from concept to action. Washington, D.C: NAFSA, Association of International Educators, 2011.
KNIGHT, J. Updated definition of internationalization. International Higher Education, n. 33, p. 2-3, 2003. DOI: https://doi.org/10.6017/ihe.2003.33.7391. Disponível em: https://ejournals.bc.edu/index.php/ihe/article/view/7391. Acesso em: 11 nov. 2025.
LEASK, B. Internationalizing the curriculum and all students’ learning. International Higher Education, n. 78, p. 5-6, 2014. DOI: https://doi.org/10.6017/ihe.2014.78.5798. Disponível em: https://ejournals.bc.edu/index.php/ihe/article/view/5798. Acesso em: 11 nov. 2025.
MOROSINI, M. C. Como internacionalizar a universidade: concepções e estratégias. In: MOROSINI, M. (org.). Guia para a internacionalização universitária. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2019. p. 11-27.
NIÑO-MURCIA, M. English is like the dollar: hard currency ideology and the status of English in Peru. World Englishes, v. 22, n. 2, p. 121-142, 2003. DOI: https://doi.org/10.1111/1467-971X.00283. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/1467-971X.00283. Acesso em: 14 set. 2024.
STALLIVIERI, L. Compreendendo a internacionalização da educação superior. Revista de Educação do Cogeime, v. 26, n. 50, p. 15-36, 2017a.
STALLIVIERI, L. Internacionalização da educação superior em contextos (des)favoráveis. In: CONFERÊNCIA BINACIONAL DE EDUCAÇÃO, Rivera, Uruguai, 4-6 set. 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/340634591_INTERNACIONALIZACAO_DA_EDUCACAO_SUPERIOR_EM_CONTEXTOS_DESFAVORAVEIS. Acesso em: 14 set. 2024.
STALLIVIERI, L. Internacionalização e intercâmbio: dimensões e perspectivas. Curitiba: Appris, 2017b.
WACHTER, B. An introduction: Internationalisation at home in context. Journal of Studies in International Education, v. 7, n. 1, p. 5-11, 2003. DOI: https://doi.org/10.1177/1028315302250176. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1028315302250176. Acesso em: 14 set. 2024.
YIN, R. K. Case study research and applications: design and methods. 6. ed. Thousand Oaks: SAGE Publications, 2018.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Carla Cristina Real Vieira de Andrade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).














1.png)


