Revisitando a Internacionalização da Educação Superior no Brasil: Estratégias, Desafios e Oportunidades de Desenvolvimento
DOI:
https://doi.org/10.19180/1809-2667.v27n12025.23484Palavras-chave:
internacionalização, educação, programas, desafios, estratégiasResumo
O presente artigo buscar fazer uma análise crítico-explanatória sobre a internacionalização da educação superior no Brasil, abordando algumas das estratégias e políticas implementadas. Ele examina o impacto dessas políticas, discute os entraves e repensa estratégias burocráticas de maneira a pensar aberturas que facilitem os caminhos para que a internacionalização possa de fato fazer parte da realidade dos profissionais da educação brasileira. Este trabalho se propõe ainda a esclarecer orientações de como executar os processos de solicitação de reconhecimento e validação de diplomas através da plataforma Carolina Bori. As conclusões sugerem a necessidade de aprimorar a clareza nos processos de reconhecimento e a coordenação entre CAPES, MEC e outras entidades para garantir a eficácia das políticas de internacionalização.Downloads
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