Revisitando a Internacionalização da Educação Superior no Brasil: Estratégias, Desafios e Oportunidades de Desenvolvimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v27n12025.23484

Palavras-chave:

internacionalização, educação, programas, desafios, estratégias

Resumo

O presente artigo buscar fazer uma análise crítico-explanatória sobre a internacionalização da educação superior no Brasil, abordando algumas das estratégias e políticas implementadas. Ele examina o impacto dessas políticas, discute os entraves e repensa estratégias burocráticas de maneira a pensar aberturas que facilitem os caminhos para que a internacionalização possa de fato fazer parte da realidade dos profissionais da educação brasileira. Este trabalho se propõe ainda a esclarecer orientações de como executar os processos de solicitação de reconhecimento e validação de diplomas através da plataforma Carolina Bori. As conclusões sugerem a necessidade de aprimorar a clareza nos processos de reconhecimento e a coordenação entre CAPES, MEC e outras entidades para garantir a eficácia das políticas de internacionalização.

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Biografia do Autor

  • Anna Cecília Castor, Escola Municipal de Ensino Fundamental Américo Falcão, Lucena/PB
    Pós-Graduação em Mentoring and Leadership in Schools pela Mary Immaculate College, Irlanda. Professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Américo Falcão – Lucena/PB – Brasil. E-mail: profannaartes@gmail.com.

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Publicado

14-08-2025

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

CASTOR, Anna Cecília. Revisitando a Internacionalização da Educação Superior no Brasil: Estratégias, Desafios e Oportunidades de Desenvolvimento. Revista Vértices, [S. l.], v. 27, n. 1, p. e27123484, 2025. DOI: 10.19180/1809-2667.v27n12025.23484. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/23484.. Acesso em: 16 ago. 2025.