Vivenciando a internacionalização: aprendizados e desafios em um projeto de formação de professores brasileiros na Irlanda
DOI:
https://doi.org/10.19180/1809-2667.v27n12025.23504Palavras-chave:
internacionalização, formação de professores, CAPES, Irlanda, BrasilResumo
Este trabalho discute a importância da internacionalização na educação, destacando sua presença histórica no Brasil com intercâmbios e cooperação com países europeus tomando como base a experiência do segundo grupo de professores que participou do curso de aperfeiçoamento em Liderança e Gestão Educacional ministrado pelo Mary Immaculate College na Irlanda entre 2023 e 2024. O relato desta experiência exitosa ilustra os benefícios e desafios da internacionalização tanto em seu formato presencial como remoto. O programa, direcionado a profissionais da Educação Básica, foi financiado pela CAPES e iniciado em 2019. Em cada uma de suas três edições, o programa contou com uma fase de formação e seleção online com 120 participantes e uma formação presencial de dez meses na Irlanda com os 30 selecionados. Tanto o curso como a vivência no país proporcionaram contato com práticas pedagógicas inovadoras, debates e reflexões a respeito de diferenças culturais e o desenvolvimento de habilidades na língua inglesa, flexibilidade e trabalho em equipe. A experiência presencial favoreceu uma imersão mais profunda, construção de vínculos e troca de conhecimentos, enquanto a remota ofereceu mais acessibilidade e flexibilidade. Conclui-se que ambas as formas se complementam, sendo essenciais para o desenvolvimento profissional e a formação de comunidades de prática, que fortalecem coletivamente a educação brasileira por meio de experiências internacionais enriquecedoras.Downloads
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