Vivenciando a internacionalização: aprendizados e desafios em um projeto de formação de professores brasileiros na Irlanda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v27n12025.23504

Palavras-chave:

internacionalização, formação de professores, CAPES, Irlanda, Brasil

Resumo

Este trabalho discute a importância da internacionalização na educação, destacando sua presença histórica no Brasil com intercâmbios e cooperação com países europeus tomando como base a experiência do segundo grupo de professores que participou do curso de aperfeiçoamento em Liderança e Gestão Educacional ministrado pelo Mary Immaculate College na Irlanda entre 2023 e 2024. O relato desta experiência exitosa ilustra os benefícios e desafios da internacionalização tanto em seu formato presencial como remoto. O programa, direcionado a profissionais da Educação Básica, foi financiado pela CAPES e iniciado em 2019. Em cada uma de suas três edições, o programa contou com uma fase de formação e seleção online com 120 participantes e uma formação presencial de dez meses na Irlanda com os 30 selecionados. Tanto o curso como a vivência no país proporcionaram contato com práticas pedagógicas inovadoras, debates e reflexões a respeito de diferenças culturais e o desenvolvimento de habilidades na língua inglesa, flexibilidade e trabalho em equipe. A experiência presencial favoreceu uma imersão mais profunda, construção de vínculos e troca de conhecimentos, enquanto a remota ofereceu mais acessibilidade e flexibilidade. Conclui-se que ambas as formas se complementam, sendo essenciais para o desenvolvimento profissional e a formação de comunidades de prática, que fortalecem coletivamente a educação brasileira por meio de experiências internacionais enriquecedoras.

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Biografia do Autor

  • Ana Cecilia Soja, Instituto Federal Fluminense
    Doutora em Astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP), São Paulo/SP. Professora do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana/RJ – Brasil. E-mail: ac.soja@gmail.com.
  • Poliana Quintiliano Silvesso de França, Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande/MS
    Doutora em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande/MS. Professora da Prefeitura Municipal de Campo Grande, Campo Grande/MS – Brasil. E-mail: poliana.silvesso@ufms.br.
  • Priscila Célia Giacomassi, Instituto Federal do Paraná
    Doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), Curitiba/PR – Brasil. E-mail: priscila.giacomassi@ifpr.edu.br.  

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Publicado

25-11-2025

Edição

Seção

Dossiê Temático: REVISITANDO A INTERNACIONALIZAÇÃO: discussões e desafios sobre políticas de internacionalização na educação

Como Citar

SOJA, Ana Cecilia; FRANÇA, Poliana Quintiliano Silvesso; GIACOMASSI, Priscila Célia. Vivenciando a internacionalização: aprendizados e desafios em um projeto de formação de professores brasileiros na Irlanda. Revista Vértices, [S. l.], v. 27, n. 1, p. e27123504, 2025. DOI: 10.19180/1809-2667.v27n12025.23504. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/23504.. Acesso em: 7 dez. 2025.