Políticas de Internacionalização na Educação Básica: inserções na formação continuada de professores
DOI:
https://doi.org/10.19180/1809-2667.v27n12025.23505Palavras-chave:
políticas públicas, internacionalização na formação de professores, programas de formação internacionalResumo
Este artigo discute o processo de internacionalização da educação no Brasil, com ênfase na formação de professores. Observa-se como a internacionalização, inicialmente voltada ao ensino superior, passou a incidir também sobre a educação básica, a partir de políticas públicas e programas de mobilidade acadêmica, como o Ciência sem Fronteiras, Idiomas sem Fronteiras e iniciativas desenvolvidas nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Mercosul. A discussão se fundamenta nas contribuições de Thiesen (2017, 2019), Passoni, El Kadri e Oliveira (2024), Damasceno e Bethônico (2020) e em reflexões assentadas em perspectivas decoloniais de Mignolo (2005, 2017), destacando os seus desdobramentos no período 2020-2025. A partir de intersecções com o ordenamento jurídico, a Base Nacional Comum Curricular e os programas em vigor, questionam-se os caminhos percorridos, as escolhas políticas realizadas e as formas de inserção internacional que vêm sendo priorizadas, sugerindo alternativas mais inclusivas e contextualizadas para a formação docente.Downloads
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