Políticas de Internacionalização na Educação Básica: inserções na formação continuada de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v27n12025.23505

Palavras-chave:

políticas públicas, internacionalização na formação de professores, programas de formação internacional

Resumo

Este artigo discute o processo de internacionalização da educação no Brasil, com ênfase na formação de professores. Observa-se como a internacionalização, inicialmente voltada ao ensino superior, passou a incidir também sobre a educação básica, a partir de políticas públicas e programas de mobilidade acadêmica, como o Ciência sem Fronteiras, Idiomas sem Fronteiras e iniciativas desenvolvidas nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Mercosul. A discussão se fundamenta nas contribuições de Thiesen (2017, 2019), Passoni, El Kadri e Oliveira (2024), Damasceno e Bethônico (2020) e em reflexões assentadas em perspectivas decoloniais de Mignolo (2005, 2017), destacando os seus desdobramentos no período 2020-2025. A partir de intersecções com o ordenamento jurídico, a Base Nacional Comum Curricular e os programas em vigor, questionam-se os caminhos percorridos, as escolhas políticas realizadas e as formas de inserção internacional que vêm sendo priorizadas, sugerindo alternativas mais inclusivas e contextualizadas para a formação docente.

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Biografia do Autor

  • Poliana Quintiliano Silvesso de França, Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande/MS
    Doutora em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Campos Grande, MS. Professora-formadora na Secretaria Municipal de Campo Grande, MS – Brasil. E-mail: poliana.silvesso@ufms.br.
  • Déborah Marinho de Carvalho Ortega, Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande/MS
    Mestranda em Letras pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), Campos Grande, MS. Professora-formadora na Secretaria Municipal de Campo Grande, MS – Brasil. E-mail: deborah.mco@gmail.com.
  • Thaissa Moreira Prado, Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande/MS
    Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), Campo Grande, MS. Professora-formadora na Secretaria Municipal de Campo Grande, MS – Brasil. E-mail: thaissamprado@gmail.com. 

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Publicado

03-11-2025

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

FRANÇA, Poliana Quintiliano Silvesso; ORTEGA, Déborah Marinho Carvalho; PRADO, Thaissa Moreira. Políticas de Internacionalização na Educação Básica: inserções na formação continuada de professores. Revista Vértices, [S. l.], v. 27, n. 1, p. e27123505, 2025. DOI: 10.19180/1809-2667.v27n12025.23505. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/23505.. Acesso em: 15 nov. 2025.