A Internacionalização da Educação Superior no contexto brasileiro: os desafios da construção de uma agenda nacional autônoma, decolonial e socialmente implicada
DOI:
https://doi.org/10.19180/1809-2667.v27n12025.23535Palavras-chave:
internacionalização da educação superior, equidade, agenda nacional, política públicaResumo
A Internacionalização da Educação Superior é um movimento cultural e político crescente no cenário brasileiro. Vista de modo sintético como processo, produto e mecanismo abrangente de gestão institucional (Knight, 2004; Hudzik, 2015; De Wit, 2019), ela acoberta questões de poder, competitividade, colonialidade, política, linguagem e multiculturalidade ainda pouco assimiladas e estudadas, mas que fazem diferença para que o movimento em questão consiga provocar deslocamentos sociais e institucionais positivos e emancipatórios em nossas instituições de Educação Superior (Finardi; Mendes; Silva, 2022; Santos; Chagas; Costa; Moraes-Filho, 2024; Chagas, 2024; Lourenço; Neres, 2024). Neste artigo adentraremos nessas discussões com o objetivo de problematizar a maneira como a Internacionalização da Educação Superior tem sido percebida no contexto brasileiro e, a partir desse exercício, pretendemos situar alguns desafios que precisam ser superados para caminharmos rumo à criação de uma agenda contemporânea, autônoma, decolonial e socialmente implicada para o movimento em questão, no contexto nacional. Esperamos que o as discussões propostas possam colaborar com pesquisadores da área e com a formulação de políticas públicas e institucionais de Internacionalização da Educação Superior no contexto brasileiro.Downloads
Referências
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