A História da Educação através de Imagens Fotográficas e Outras Fontes Complementares: Vários espelhos de um mesmo objeto
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.20030009Keywords:
Educação, História, Fotografia, Escola de Aprendizes ArtíficesAbstract
O presente artigo tem como objetivo discutir a rica possibilidade de se trabalhar a pesquisa histórica – em particular a educacional – com fontes que não somente as “tradicionais”. Referimo-nos às fontes alternativas, tais como: entrevistas com informantes, jornais de época, e fotografias que possam ser identificadas ao longo do processo de investigação. Consideramos que tal procedimento pode nos conduzir à uma visão de conjunto do fenômeno muito mais interessante que apenas uma fonte de dados conseguiria alcançar.Downloads
References
ARAÚJO, M. et al. A pesquisa em história. São Paulo: Ática, 1995.
AUMONT, J. A imagem. Tradução de Estela dos Santos Abreu. Campinas, SP: Papirus, 1993.
BENJAMIN, Walter. Pequena história da fotografia. Obras escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 1994.
CIAVATTA, M. O mundo do trabalho em imagens: a fotografia como fonte histórica (Rio de Janeiro, 1900-1930). Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
DEL BRENNA, G. O Rio de Janeiro de Pereira Passos. Editora Index, 1985.
FLUSSER, V. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
FRANCO, M. C. O mundo do trabalho em imagens: a fotografia como fonte histórica. In: Boletim do NEDDATE – Programa de Pós-graduação em Educação da UFF. Ano 4, nº 5 (1999). Niterói, NEDDATE, 1999. p. 21-39.
FRANCO, M. C. A escola do trabalho: história e imagens. Tese de concurso para Professor Titular de Educação e Trabalho. Faculdade de Educação – UFF: Niterói (RJ), 1993.
GINZBURG, C. O queijo e os vermes. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
KENSKI, V. M. Sobre o conceito de memória. In: A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Ivani Fazenda (Org.). Campinas (SP): Papirus, 1995. p. 137-159.
KOSSOY, B. Fotografia e história. São Paulo: Ática, 1989.
LEONARD, H. Theory and practice of visual sociology. In: Current Sociology, vol. 34, nº 3, outubro de 1986.
LISSOVSKY, M. Sob o signo do “clic”: fotografia e história em Walter Benjamin. In: Desafios da imagem. Bela Feldman-Bianco e Míriam Leite (Orgs.). Campinas (SP): Papirus, 1998. p. 21-36.
MALTA, A. Fotografias do Rio de Janeiro de ontem. Rio de Janeiro: Prefeitura do Rio de Janeiro, 1977.
MATTOS, Olgária. Memória e história em Walter Benjamin. In: O direito a memória: patrimônio histórico e cidadania. São Paulo (DPH), 1992. p. 151.
MAUAD, A. M. Através da imagem: fotografia e história – interfaces. In: Tempo. Rio de Janeiro, vol.1, nº 2. 1996. p. 73-98.
MONITOR CAMPISTA. O que se faz na Escola de Aprendizes Artífices. Campos (RJ), 13 dezembro de 1936.
NÓVOA, A. A imprensa de educação e ensino: concepção e organização do repertório português. In: BÁRBARA, Denice e BASTOS, M. Helena Câmara (org.). A imprensa periódica e a História da Educação. Educação em Revista. São Paulo: Escrituras, 1997.
NUNES, C. Preliminares. In: Anais do Seminário “Pedagogia daImagem, imagem na Pedagogia”, Niterói (RJ) UFF, Faculdade de Educação, 1996. p. 3-6.
PORTELLI. A filosofia e os fatos. In: Tempo. Rio de Janeiro, vol.1, nº 2. 1996.
SANTAELLA, L. e NÖTH, W. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 2001.
SILVA, R. A. S. Homens de “pequenas profissões”: a fotografia na construção de representações sobre o trabalho ambulante na cidade do Rio de Janeiro (1902/1930). Dissertação (Mestrado em História) UFF. Niterói (RJ), 1998.,
SIMSON, O. Som e imagem na pesquisa qualitativa em Ciências Sociais: reflexões de pesquisa. In: Anais do Seminário “Pedagogia da Imagem, imagem na Pedagogia”, Niterói (RJ) UFF, Faculdade de Educação, 1996. p. 88-101.
SOUZA, Rosa Fátima de. Fotografias escolares: uma leitura de imagens na história da escola primária. In: Educar em Revista. Curitiba: Editora da UFPR, nº 18, 2001. p. 75-101.
VIDAL, D. e CAMARGO, M. A imprensa periódica especializada e a pesquisa histórica: estudos sobre o Boletim de Educação Publica e a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília (DF), v. 73, nº 175, set/dez. 1992.
Downloads
Issue
Section
License
The authors of the manuscript submitted to Vértices, hereby represented by the corresponding author, agree to the following terms:
The authors retain the copyright and grant Vértices the right of first publication.
At the same time the work is licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International License, allowing third parties to copy and redistribute the material in any medium or format and to remix, transform, and build upon its content for any legal purpose, even commercially, provided the original work is properly cited.
Authors will not receive any material reward for the manuscript and Essentia Editora will make it available online in Open Access mode, through its own system or other databases.
Authors are authorized to enter into additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the work published in Vértices (eg, publish in institutional repository or as book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to disseminate and distribute the post-print (ie final draft post-refereeing) or publisher's version/PDF at online information sources (eg, in institutional repositories or on their personal page) at any time after the first publication of the article by Vértices.
Essentia Editora may make normative, orthographic and grammatical changes in the originals in order to maintain the standard language, with the final consent of the authors.
The content and opinions expressed in the manuscript are the sole responsibility of the author (s).